Para que serve a precificação dinâmica no e-commerce?

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Adequação de preços mais ágil e confiável na sua loja virtual!

Para que serve a precificação dinâmica no e-commerce

Precificação dinâmica é o nome dado a ação de correção automática de preços realizada por um software integrado à plataforma e-commerce na qual uma loja virtual é estruturada e administrada.

As lojas virtuais construídas e gerenciadas via plataforma Vtex, por exemplo, podem embutir softwares de precificação dinâmica como o Precifica e o Sieve em sua API de preços.

Basicamente, os softwares de precificação atualizam os preços conforme:

– Indicadores internos

O administrador de e-commerce insere (no software) parâmetros como a margem inferior de venda e a porcentagem que um produto deve ficar mais barato em relação ao mesmo produto vendido pelos concorrentes.

– Indicadores externos

O software varre os sites concorrentes, verifica como os preços deles são estabelecidos e aplica as regras especificadas pelo administrador e-commerce nos “indicadores internos” para corrigir os próprios preços.

Como você já deve ter notado, esse sistema não é vantagem para lojas virtuais com poucos produtos, mas é muito útil para e-commerces do tipo “Cauda longa”, que contam com vários itens de marcas e modelos diferentes.

Em outras palavras, analisar e atualizar os preços de 10 ou 20 produtos a cada duas ou três horas é uma tarefa que pode ser realizada facilmente por uma pessoa. Já um catálogo com mais de 2 mil produtos, como é o caso de uma grande loja de calçados ou de livros, entre outras, a atualização dos preços é mais viável se for realizada de forma automatizada, via software de precificação dinâmica.

Ao corrigir os preços automaticamente, o software de precificação dinâmica proporciona:

– Melhor adequação: você pode vender mais ao manter seus produtos sempre dentro da margem de lucro e alguns reais abaixo dos seus concorrentes.

– Mais agilidade: uma vez que os indicadores internos tenham sido ajustados, o software de precificação faz todo o resto do trabalho de análise e ajuste sozinho, o que dispensa intervenções manuais, equipes extensas, burocracias, etc.

Sendo assim, se você pretende trabalhar com uma loja virtual do tipo “Cauda longa”, não deixe de investir em um bom software de precificação dinâmica e, é claro, em uma plataforma e-commerce que permita tal integração.