O que é Mercado Pago

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Avalie se vale a pena incluir esse serviço de pagamento na sua loja virtual

O que é Mercado Pago: um sistema de pagamento completo para uso em e-commerce e omnichannel
O que é Mercado Pago: um sistema de pagamento completo para uso em e-commerce e omnichannel

Se você quer saber o que é Mercado Pago veio ao lugar certo. O Mercado Pago é um combo de serviços de pagamento criado pelo Mercado Livre. Ele reúne carteira digital, sub-adquirente e gateway de pagamento. É ideal para receber dos seus clientes na sua loja virtual.

A saber, uma carteira digital é um sistema que guarda dinheiro eletrônico. Esse dinheiro, por sua vez, pode ser usado pelos seus clientes para fazer compras na sua loja online.

Já um gateway de pagamento é um sistema que conecta sites de e-commerce a vários meios de pagamento. Por exemplo, ele permite que sua loja receba online via boleto, crédito, débito, etc.

E sub-adquirente, enfim, é um sistema que intermedia pagamentos entre adquirentes (bandeiras de cartões de crédito) e os bancos.

O Mercado Pago é tudo isso em um. Se você é da mesma geração que eu, diria que o Mercado Pago é três em um como o chiclete Ploc Gigante. Piadas à parte, vejamos em seguida algumas características do recurso.

Assim que puder clique também em “O que é gateway de pagamento” e leia um post complementar.


O QUE É MERCADO PAGO: CARACTERÍSTICAS

Como dito, o Mercado Pago é um gateway de pagamento, carteira digital e sub-adquirente. Sendo assim, ele reúne funções úteis para ao menos três alas. Isto é, para os bancos. Para os consumidores. E também para você dono(a) de e-commerce.

Um(a) dono(a) de e-commerce como você pode usar esse recurso de várias formas:

Com código QR:

O sistema gera um código QR para o seu e-commerce. Seus clientes escaneiam o código por meio de um app. Aí, então, eles digitam um valor e logo depois eles te pagam com dinheiro eletrônico, crédito, débito, etc.

Com link:

O Mercado Pago gera um link para o seu negócio online. Você compartilha esse link com seu cliente nas redes sociais, por exemplo. Em seguida, seu cliente acessa o link, segue as instruções e te paga. Simples assim.

No checkout:

Você inclui o plugin do Marcado Pago na sua loja virtual. As pessoas acessam sua loja e escolhem produtos. Elas incluem produtos no carrinho. Na sequência, na hora do checkout, entra em cena o gateway de pagamento com opções como débito, crédito, boleto, etc.

Vídeo: como integrar o sistema ao seu site e-commerce

Além disso, o Mercado Pago também conta com a maquininha Point para o varejo físico. Sendo assim, se você tem lojas físicas, vale a pena experimentar.

Há quatro tipos de máquinas Point, cada qual com um preço. A Mini serve para uso com celular. A Mini Chip é para chip embutido. A Pro imprime comprovantes. E a Smart tem bateria que dura o dia todo.


TARIFAS

O Mercado Pago cobra comissões sobre cada venda que você fizer. As tarifas giram em torno de 0,99% a até 4,99%. O valor vai depender do recurso em uso e também do tempo de recebimento que você escolher.


VANTAGENS DO MERCADO PAGO

Preço das Maquininhas Point do Mercado Pago em 2020
Preço das Maquininhas Point do Mercado Pago em 2020

Para um(a) dono(a) de loja virtual como você, o Mercado Pago oferece vantagens como:

  • Pagamentos em uma conta que rende mais que a poupança;
  • Sistema de crédito online;
  • Personalização de meios de pagamento para cada canal de vendas;
  • Meios para gestão de equipes que cuidam dos pagamentos;
  • Análise de dados e status de recebimentos;
  • Maquininhas, QR Codes e links de pagamento facilitam o omnichannel;
  • Opções de escolhas de tarifas.

A cereja desse bolo é que você também poderá contar com o Cartão Mercado Pago, que pode ser usado em vários países. Com ele você pode fazer compras e saques com praticidade. Então, se os seus fornecedores estiverem em outro continente, use seu cartão para pagar!

Assim que puder clique também em “Como montar um site de vendas”. Aprenda, desse modo, como criar sua loja virtual em 10 etapas.