Já decolou. Já está no ar. E a notícia agora se espalha aos quatro ventos, “GOL lança marketplace”. É o “Aproximando Distâncias”. Trata-se de um shopping online que reúne lojas de artistas e de comunidades que dependem dos viajantes para sobreviver. Seu principal objetivo é, portanto, apoiar o setor de Turismo.
A GOL Linhas Aéreas, para quem não sabe, é uma companhia aérea brasileira com sede no Rio de Janeiro. Ela foi fundada e homologada em 2001. Com market share de 36%, a Gol é desse modo uma das principais empresas do ramo em atividade no país.
Seu marketplace nasceu sobretudo para atenuar os efeitos da pandemia de Covid-19 no Turismo brasileiro. Sem fins lucrativos para a GOL, o marketplace reúne, por enquanto, 25 artistas empreendedores escolhidos via curadoria. Saiba mais sobre isso logo em seguida!
Assim que puder clique também em “Parque das Aves lança loja virtual”. Conheça, assim, um e-commerce de Turismo que nasceu a partir de um plano de contingência.
GOL LANÇA MARKETPLACE DE TURISMO
Se eu fosse o dono de um jornal de boas notícias sem dúvida escolheria “GOL lança marketplace de Turismo” para a capa. Como dito, essa empresa aérea lançou há pouco o “Aproximando Distâncias” um shopping online que já possui mais de 20 lojas.
As primeiras lojas deste marketplace foram escolhidas por meio de um processo de curadoria. Mas outras mais poderão se juntar ao grupo. Aliás, caso queira pleitear uma vaga no projeto basta entrar na plataforma e depois clicar no botão “Quero vender”. Preencha o formulário e aguarde o contato.
As lojas virtuais disponíveis na plataforma vendem vários itens turísticos. Há produtos de cestaria, bijuteria e grafite. Há também itens de xilogravura, escultura e artesanato. Isso sem falar nas conservas, bebidas e molhos, entre outras opções.
O marketplace tem lojas do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Mas além de ajudar pequenos produtores de todo o país com as vendas, esse site e-commerce da GOL expõe suas técnicas de criação de produtos.
Cada produtor conta com uma interface de vendas dentro do marketplace. Neste espaço é possível inserir um vídeo que explica como seus produtos de Turismo são criados. Sendo assim, além de comprar, o turista também aprende a fazer.
Ao fazerem uma compra, os clientes podem optar por receber via Correios ou retirar na loja. Para pegar na loja, basta escolher a opção adequada, finalizar a compra online e imprimir o voucher (recibo). O cliente tem de seis a um ano para retirar o item no local definido.
Vale lembrar, os artistas ficam com todo o valor da venda. A GOL recebe só uma taxa de gestão do serviço, a qual é paga pelo cliente.
Tecnologia VTEX
O marketplace “Aproximando Distâncias” foi criado e é administrado com a plataforma e-commerce VTEX. Essa plataforma permite que empresários como você possam criar uma loja virtual, multi loja e/ou marketplace, entre outros tipos de sites de comércio online. Ela é ideal para pequenas, médias e/ou grandes empresas que faturam mais de R$ 70 mil mensais.
Clique, acesse e leia também estes artigos sobre Turismo:
GOL LANÇA MARKETPLACE EM CONFORMIDADE COM SUA MISSÃO
Muito já comentei aqui no blog sobre o uso da Cultura Organizacional em negócios online e offline. Isto é, sobre o quão é bacana contar com Missão, Visão e Valores. Isso, por sua vez, lhe permite atuar ao longo do tempo em conformidade com uma filosofia.
A Visão é a meta de longo prazo que uma empresa visa alcançar em termos de vendas e faturamento. Os Valores são as qualidades morais e éticas ou bons modos de agir da organização. E a Missão é o motivo pelo qual uma empresa existe.
A Missão é uma frase atemporal que guia as principais atividades de uma empresa. Essa frase pode nortear a criação de novos produtos, serviços e atividades diversas.
É exatamente isso o que faz a GOL no projeto “Aproximando Distâncias”. O marketplace está totalmente de acordo com a Missão da companhia, que é “Aproximar as pessoas com segurança e inteligência”.
Caso você queira saber também sobre a Visão, leia então o artigo “EPD Smart lança loja virtual”, onde lido com este tema. E se, porventura, quiser entender melhor do que se tratam os Valores, logo acesse e leia o post “Shiseido lança loja virtual”, onde o assunto é comentado.
Use, enfim, o Endomarketing para incutir sua cultura entre os seus funcionários, clientes, investidores, etc.
Assim que puder clique também em “Como elaborar Missão, Visão e Valores” e leia um post complementar.