Já pensou em usar embalagens sustentáveis para e-commerce? Essa prática pode conferir algumas vantagens não apenas para seu comércio eletrônico, mas também para o Ambiente e para a sociedade.
A título de contextualização, de acordo com matéria da National Geographic publicada em julho último, em 2040 o lixo plástico nos oceanos poderá ser o triplo do atual. O plástico comum, que leva entre 100 e 400 anos para se decompor, é um dos materiais mais utilizados em embalagens atualmente.
No oceano, o plástico fragmenta-se e passa a ter aspecto de alimento para os animais. Sua ingestão interfere no ciclo reprodutivo de variadas espécies, entre outros problemas. Em decorrência disso até os humanos, que se alimentam de muitos desses animais, podem estar cheios de microplásticos na corrente sanguínea, conforme sugere estudo da Universidade de Medicina de Viena.
É aqui que entra a importância das embalagens sustentáveis, as quais se degradam mais rapidamente após descarte. Além disso, elas podem consumir menos recursos em seus processos de fabricação, entre outras vantagens.
VANTAGENS DAS EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS PARA E-COMMERCE
Ao utilizar embalagens sustentáveis no comércio eletrônico você pode obter benefícios como:
Redução de custos
O tripé conceitual “reduzir”, “reciclar” e “reutilizar” é geralmente utilizado na produção de embalagens sustentáveis. Isso, por sua vez, muitas vezes leva a processos de fabricação com designs mais inteligentes, mais eficientes, com menos desperdícios e menos custos.
Redução do impacto ambiental
Uma cultura empresarial sustentável promove menos impacto ambiental. Essa cultura é repassada para seus processos, o que inclui a embalagem. No fim, ela gera menos poluição do ar, da terra e da água e ajuda a conscientizar os consumidores para os motivos ambientais.
Uso do Marketing de Causas
Usar embalagens sustentáveis é motivo a ser trabalhado com Marketing de Causas, que visa posicionar sua marca frente às questões relevantes na sociedade. Cabe informar, empresas que assumem postura de responsabilidade social são mais bem vistas pelos consumidores.
EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS PARA E-COMMERCE: POSSIBILIDADES
Como dito, embalagens feitas de materiais como o plástico tradicional, que levam séculos para se decomporem, têm sido um grande problema em termos ambientais. Felizmente, há alternativas que podem amenizar o impacto desse material.
O vidro, alumínio, bioplástico, papel e materiais reciclados são um bom caminho. O papel, por exemplo, degrada-se em apenas seis meses na natureza. E há muitos tipos de embalagens que podem ser feitas com este material.
É possível usar sacolas, envelopes, almofadas de ar feitas com papel. O papel fragmentado, por sua vez, pode substituir perfeitamente o plástico bolha. Isso sem falar nas caixas de papelão, que são ótimas e suficientes para embalar boa parte dos produtos.
Há soluções bastante criativas. Por exemplo, as caixas como a da Smart Karton possuem papel interno que possibilita fixar o produto no interior. Dessa maneira elimina-se o uso de enxertos de plástico e isopor, entre outros. Assim é possível reduzir os itens da embalagem, os processos de trabalho e os custos.
ONDE OBTER EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS PARA E-COMMERCE
Faça uma busca no Google ou em outro buscador de sua preferência por “distribuidor de embalagem”, “fornecedor de embalagens”, “embalagens para e-commerce” ou equivalente acompanhado da palavra “sustentável”. Você encontrará muitas empresas que poderão lhe fornecer o que você precisa. Aqui vão algumas alternativas:
- Estilo Pack (embalagens para bebidas e alimentos)
- Oeko (sacolas de bioplástico)
- Só Plast (sacos, sacolas, envelopes de plástico biodegradável)
Coloque a embalagem entre as pautas de melhoria contínua do seu comércio eletrônico. Estude novas possibilidades de empacotamento que possam ser economicamente e ecologicamente sustentáveis.
Assim que puder clique também em “Embalagem para e-commerce padronizada é importante” e leia um post complementar.