Olá, olá, meus amigos e amigas leitores do blog da agência e-Plus! Hoje venho lhes apresentar mais um post da série mensal sobre e-commerce e Marketing Digital. O assunto do dia é a montagem de loja virtual de celulares e smartphones.
Nos próximos dez minutinhos você ficará sabendo como criar o seu negócio online neste ramo. Aprenda a realizar um pré-planejamento para assim ter seus primeiros insights para o projeto. Descubra como fazer um planejamento oficial e partir para a ação. Acompanhe!
PRIMEIROS INSIGHTS PARA CRIAÇÃO DE LOJA VIRTUAL DE CELULARES
Comece seu projeto de montagem de loja virtual de celulares fazendo um pré-planejamento, isto é, uma sondagem sobre fornecedores, mix de produtos e público-alvo. Inicie com uma pesquisa simples no Google por fornecedores, atacadistas e distribuidores de celulares.
Cadastre-se nos sites dos fornecedores e cote preços para 30, 50, 100 ou outra quantidade que desejar de um determinado modelo e marca de celular. Logo depois que receber as propostas você poderá ter seus primeiros insights para estabelecer o público-alvo.
Pré-defina, então, para qual classe econômica (*dados da FGV) irá vender celulares:
- Classe E: renda mensal aproximada de até R$ 1.254,00
- Classe D: renda na faixa de R$ 1.255,00 a R$ 2.004,00
- Classe C: faixa de R$ 2.005,00 a R$ 8.640,00
- Classe B: de R$ 8.641,00 a R$ 11.261,00
- Classe A: R$ 11.262,00 em diante
Uma vez estabelecida a classe econômica, defina seu mix de produtos. Em outras palavras, selecione inicialmente entre 2 e 10 modelos e marcas de celulares que tentará vender online via e-commerce para o público que escolheu.
Feito isso, calcule a média do quanto terá que investir para ter um estoque de aparelhos para revenda. Estime o seu capital inicial. Além disso, nesta etapa você poderá estimar também o seu capital de giro, entre outras coisas pertinentes. O passo seguinte é fazer um planejamento oficial.
PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DO PROJETO
O pré-requisito para criar o planejamento oficial da sua loja virtual de celulares é criar uma consciência mais apurada sobre essas quatro áreas distintas:
- Empreendedorismo: diz respeito a como montar um negócio;
- E-commerce: entenda o funcionamento do mercado de comércio eletrônico;
- Gestão: aprenda ao menos o básico sobre como administrar uma empresa;
- Marketing: descubra como divulgar seu negócio online e offline.
Como obter essa “consciência” acerca dessas quatro áreas? Simples, por meio da leitura de livros, visualizações de vídeos, audições de podcasts, estudos de artigos, participações em feiras, workshops, etc., sobre esses assuntos.
Sabendo o básico sobre essas quatro áreas já é possível iniciar seu planejamento oficial.
Planejamento de loja virtual de celulares
Inicie seu planejamento criando um Business Model Canvas. Essa ferramenta teorizada por Alexander Osterwalder no livro “Business Model Generation” (disponível em Língua Portuguesa nas melhores livrarias do Brasil) possibilita criar um quadro visual do seu negócio.
Com o Business Model Canvas você poderá estipular:
- Propostas de valor
- Segmentos de clientes
- Relacionamentos com o consumidor
- Canais de distribuição
- Fontes de receita
- Estrutura de custos
- Atividades-chave
- Recursos-chave
- Parceiros-chave
Tudo isso num único quadro.
A partir deste quadro visual do seu negócio, você poderá começar a criar um planejamento oficial por meio do documento chamado Plano de Negócios. Para tanto você poderá usar o software Plano de Negócios do Sebrae.
O Plano de Negócios é nada mais do que um guia para criação de sumário executivo, análise de mercado, plano de Marketing, plano Operacional e plano Financeiro. Se tudo estiver planejado nos mínimos detalhes, então chegou a hora de partir para a execução do projeto.
Execução do projeto de loja virtual de celulares
Todos os pingos já estão nos “Is”, então agora é hora de começar a implantação. Recomendo, para tanto, usar o método Startup Enxuta. Por meio dele você pode implantar cada parte do seu projeto gradativamente. Você testa primeiro e ser der certo você continua, expande a aplicação. Se der errado, então você otimiza antes de tentar novamente.
Acesse o nosso artigo “Startup E-commerce” e conheça um pouco mais sobre esse método. Ao adaptá-lo ao seu projeto, você poderá empregar uma tática de testes e otimizações contínuas do seu negócio, e desse modo evitar perdas e desperdícios desnecessários durante o seu desenvolvimento.
MELHOR PLATAFORMA E-COMMERCE PARA LOJA VIRTUAL DE CELULARES
Em algum momento do planejamento da sua loja virtual de celulares e smartphones você se deparará com a questão da escolha de uma plataforma e-commerce. Existem plataformas para MEIs, micro, pequenas, médias e grandes empresas.
Sendo assim, é uma boa ideia escolher um sistema tendo como base o porte empresarial da sua empresa. Uma empresa que fatura até um R$ 1 milhão por ano pode fazer uso de sistemas como o da Loja Integrada, por exemplo. Este, porém, é o limite.
Se a sua empresa tem potencial para faturar mais do que R$ 1 milhão por ano, então o negócio é optar por uma plataforma e-commerce mais parruda. A VTEX, por exemplo, é uma candidata, pois ela oferece CMS 100% editável e ótima escalabilidade, o que fundamental para o crescimento.
Seja como for, a melhor plataforma e-commerce é aquela que lhe permite trabalhar como loja virtual, marketplace, multi loja, mobile loja e outros conceitos de comércio eletrônico. Ela também possibilita integração fácil com aplicativos externos que potencializam o poder do seu negócio. Este, aliás, é o tema do próximo tópico. Continue lendo!
POTENCIALIZANDO SUA LOJA VIRTUAL DE CELULARES
Como dito, uma boa plataforma e-commerce deve permitir que você integre à sua loja virtual aplicações externas como:
- Sistema de gestão de entregas;
- Aps de feedback como Hotjar;
- Softwares analíticos como o Google Analytics;
- Aps mensageiros e chats para atendimento e assistência aos consumidores e clientes;
- Sistemas administrativos como ERPs, CRMs, WMSs, OMSs, etc.;
- Sistemas de acessibilidade como o Hand Talk;
- Apps de precificação dinâmica;
- Apps de segurança e anti fraudes como o Konduto, entre outros.
Além disso, sua loja online também precisa ser incrementada com recursos de usabilidade como a função “Repetir pedido”, função “Calcular frete”, “Compra recorrente”, “perguntas frequentes”, “busca inteligente” e “vitrine digital inteligente”, entre outros.
A lista é grande, mas felizmente isso não precisa ser implantado de uma vez. É possível desenvolver e testar cada ferramenta aos poucos, fazendo uso do já mencionado método da Startup Enxuta.
COMO DESENVOLVER UMA LOJA VIRTUAL DE CELULARES
Para desenvolver a loja virtual propriamente dita há basicamente dois caminhos. O primeiro deles é contratar uma equipe de programadores. O segundo é fechar uma parceria com uma agência e-commerce como a e-Plus, por exemplo.
As vantagens de contratar uma agência são que você não precisará pagar encargos trabalhistas, comprar computadores, adquirir softwares, entre outros custos. Basicamente, você só terá que pagar o aluguel da plataforma e os honorários da agência.
O custo inicial de criação de uma loja virtual pode variar desde R$ 1 mil (projetos para MEIs) a até mais de R$ 1 milhão (projetos para empresas de grande porte. Então, há espaço para todo mundo no e-commerce.
OMNICHANEL COM PLATAFORMA DE COMÉRCIO UNIFICADO
Depois que sua loja virtual começar a fazer sucesso online, talvez você queria ampliar sua operação com uma experiência offline. Em outras palavras, você poderá querer criar uma loja física. Se assim o fizer, não se esqueça de integrar ambos os canais de vendas, isto é, de transformar seu negócio em um negócio omnichannel.
A melhor maneira de fazer isso é por meio da chamada plataforma de comércio unificado. Esse tipo de sistema integra canais de vendas online e offline com praticidade. Isso proporciona uma experiência contínua de compras aos consumidores, que poderão pesquisar na loja virtual, experimentar na loja física, comprar na sua mobile loja e retirar na loja física ou receber o produto em casa, por exemplo. Show, não é?
DIVULGAÇÃO DA LOJA VIRTUAL DE CELULARES
Passo importantíssimo em qualquer tipo de e-commerce é a divulgação, que permite atrair novos clientes para sua loja virtual, bem como fidelizar os clientes antigos. Neste ponto, o mais comum no e-commerce é trabalhar com o Marketing Digital.
O Marketing Digital conta com múltiplas ferramentas para divulgação e fidelização, sendo os links patrocinados para e-commerce e o E-mail Marketing para e-commerce algumas das mais importantes.
Invista entre 10% e 20% do seu faturamento mensal em Marketing. Atraia visitantes para sua loja virtual, converta-os primeiramente em leads (assinantes), logo depois em clientes e finalmente em fregueses. Siga desse modo que você fará muito sucesso no comércio eletrônico com a sua loja virtual de celulares.
Acesse e leia também o nosso artigo “Loja virtual de camisetas”. Aprenda, dessa forma, a montar o seu negócio online no segmento de Moda a partir do zero.