Curadoria de Conteúdo é o nome dado à atividade de observação, separação, aproveitamento, adequação, contextualização de conteúdo criado e publicado por terceiros e sua posterior republicação nas mídias (blog, fanpage, etc.) da sua loja virtual, o que só deve ser feito mediante autorização e citação de créditos aos produtores.
Ao publicar esse tipo de conteúdo, obviamente você direcionará as pessoas aos sites e blogues de terceiros, o que pode parecer ruim, no entanto, isso lhe ajudará a aumentar sua base de fãs nas redes sociais, o que é uma vantagem.
Outro benefício de se usar uma curadoria ao invés de criar conteúdo é o fato de que o primeiro processo é mais rápido, demanda menos energia e gera bons resultados.
A seguir listo 5 motivos para você contar com uma Curadoria de Conteúdo para a fanpage do seu e-commerce:
1. Garimpar conteúdo de terceiros
O curador pesquisa as principais notícias referentes ao seu comércio eletrônico em meio a milhões de dados veiculados na web diariamente. Para fazer isso, ele usa as redes sociais, os buscadores, os softwares de RSS e de subscrição, entre outras ferramentas.
2. Adequar o conteúdo ao público-alvo
Dentre as notícias pesquisadas, o curador seleciona aquelas que mais têm em comum e/ou que abordam diretamente e positivamente o seu comércio eletrônico.
3. Contextualizar o conteúdo conforme o público-alvo
Depois de selecionar, o curador cria pequenos textos guia que vão direcionar o pensamento do leitor para um ou mais aspectos que se relacionam com os seus produtos ou loja virtual como um todo.
Em algumas oportunidades, o profissional vai criar um conteúdo complementar mais extenso (que poderá publicar no blog e depois na fanpage), no qual citará os artigos de terceiros.
4. Compartilhar conteúdo nas mídias da loja
Após garimpar, selecionar e contextualizar, o curador realiza o compartilhamento na fanpage do seu e-commerce no Facebook, Twitter, Pinterest ou outra rede social.
5. Gerenciar o conteúdo publicado
Finalmente, o curador analisa os efeitos do conteúdo publicado. Ele contabiliza os compartilhamentos, verifica o que as pessoas dizem acerca da publicação e examina a sua repercussão.
Um último passo do processo de Curadoria seria o afinamento das próximas publicações conforme os resultados obtidos no processo de gerenciamento da atividade.
Em síntese, o Curador de Conteúdo pode lhe ajudar a aumentar a sua base de fãs e a fideliza-los fazendo uso quase exclusivo de conteúdos criados por terceiros.