5 motivos para ter uma Curadoria de Conteúdo

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Por que isso é importante para a fanpage da sua loja virtual

5 motivos para ter uma Curadoria de Conteúdo

Curadoria de Conteúdo é o nome dado à atividade de observação, separação, aproveitamento, adequação, contextualização de conteúdo criado e publicado por terceiros e sua posterior republicação nas mídias (blog, fanpage, etc.) da sua loja virtual, o que só deve ser feito mediante autorização e citação de créditos aos produtores.

Ao publicar esse tipo de conteúdo, obviamente você direcionará as pessoas aos sites e blogues de terceiros, o que pode parecer ruim, no entanto, isso lhe ajudará a aumentar sua base de fãs nas redes sociais, o que é uma vantagem.

Outro benefício de se usar uma curadoria ao invés de criar conteúdo é o fato de que o primeiro processo é mais rápido, demanda menos energia e gera bons resultados.

A seguir listo 5 motivos para você contar com uma Curadoria de Conteúdo para a fanpage do seu e-commerce:

1. Garimpar conteúdo de terceiros

O curador pesquisa as principais notícias referentes ao seu comércio eletrônico em meio a milhões de dados veiculados na web diariamente. Para fazer isso, ele usa as redes sociais, os buscadores, os softwares de RSS e de subscrição, entre outras ferramentas.

2. Adequar o conteúdo ao público-alvo

Dentre as notícias pesquisadas, o curador seleciona aquelas que mais têm em comum e/ou que abordam diretamente e positivamente o seu comércio eletrônico.

3. Contextualizar o conteúdo conforme o público-alvo

Depois de selecionar, o curador cria pequenos textos guia que vão direcionar o pensamento do leitor para um ou mais aspectos que se relacionam com os seus produtos ou loja virtual como um todo.

Em algumas oportunidades, o profissional vai criar um conteúdo complementar mais extenso (que poderá publicar no blog e depois na fanpage), no qual citará os artigos de terceiros.

4. Compartilhar conteúdo nas mídias da loja

Após garimpar, selecionar e contextualizar, o curador realiza o compartilhamento na fanpage do seu e-commerce no Facebook, Twitter, Pinterest ou outra rede social.

5. Gerenciar o conteúdo publicado

Finalmente, o curador analisa os efeitos do conteúdo publicado. Ele contabiliza os compartilhamentos, verifica o que as pessoas dizem acerca da publicação e examina a sua repercussão.

Um último passo do processo de Curadoria seria o afinamento das próximas publicações conforme os resultados obtidos no processo de gerenciamento da atividade.

Em síntese, o Curador de Conteúdo pode lhe ajudar a aumentar a sua base de fãs e a fideliza-los fazendo uso quase exclusivo de conteúdos criados por terceiros.