Recursos de usabilidade para lojas virtuais são ferramentas que possibilitam ao consumidor fazer compras online com mais facilidade. Esses recursos potencializam o funcionamento do seu site de comércio eletrônico e dessa forma geram mais vendas.
“Compra recorrente”, por exemplo, permite que os usuários da sua loja online automatizem as compras. Já os chats e apps mensageiros melhoram o atendimento. Fique sabendo mais sobre esses itens e muitos outros logo em seguida!
Assim que puder clique também em “10 aplicativos para lojas virtuais” e leia um post complementar!
RECURSOS DE USABILIDADE PARA LOJAS VIRTUAIS
São recursos de usabilidade para lojas virtuais que podem aumentar suas vendas online:
01 – Repetir pedido:
Há consumidores que compram a mesma coisa toda semana ou todo mês. Eles entram na sua loja online, selecionam os mesmos produtos, refazem todo o processo. Mas se a sua loja tiver a função “repetir pedido” tudo fica mais fácil. Basta que eles cliquem no botão “repetir pedido anterior” e finalizem o pagamento para concluir a compra. Bem mais rápido, não é?
02 – Compra recorrente:
Melhor até do que “repetir pedido” é a “compra recorrente“. Neste caso, o consumidor pode assinar um serviço de compra e entrega recorrente de produtos. Pode ser, por exemplo, aquela compra mensal de supermercado. Desse modo, a compra e entrega são feitas automaticamente no período estipulado pelo cliente, que aqui é transformado em freguês.
03 – Favoritos:
Um botão “favoritos” opera milagres no faturamento e-commerce. Com ele, consumidores podem salvar listas de desejos, presentes, casamentos, etc., com produtos diversos. Além disso, é possível criar um sistema no qual você leva os produtos selecionados até a casa do consumidor para ele provar e assim os deixa a um clique da compra.
04 – Acessibilidade:
Inclua todos os públicos no seu e-commerce. Use tecnologias assistivas para auxiliar pessoas com deficiência e dificuldades motoras. O Magazine Luiza, por exemplo, incentiva o uso dos aplicativos eSSENTIAL Accessibility e Hand Talk. Já a loja virtual Cavenaghi, produzida pela agência e-commerce e-Plus, conta com botões para aumentar contraste e fonte, entre outros.
05 – Minha conta:
Padrão em todas as lojas virtuais, o painel “minha conta” é onde o cliente pode acompanhar, rastrear pedidos novos e anteriores. Ademais, ele também pode aqui ativar as funções “listas”, “repetir pedido” e “compra recorrente”, caso estas estejam habilitadas. Você pode incrementar esse painel com funções como “gerenciar trocas”, “garantias e proteções”, etc.
06 – Cupom de desconto:
O cupom de desconto reforça o desejo de compra. Imagine, por exemplo, aquele consumidor que está há uma semana pesquisando um produto e nessa jornada ele se depara com um cupom de desconto da sua loja virtual. Aí a vontade de comprar vai dobrar e esse consumidor provavelmente não resistirá e logo se tornará mais um cliente do seu comércio eletrônico.
07 – Chat e mensageiros:
Chatbot e chat humanizado em texto, áudio e vídeo são fundamentais em todo e-commerce. O primeiro permite responder perguntas frequentes automaticamente. O segundo viabiliza a fidelização de clientes via fornecimento de respostas mais personalizadas, entre outros benefícios. Integre então esses chats. Use também apps mensageiros em sua loja online.
08 – Perguntas frequentes:
Aproximadamente 99% dos consumidores que entram em uma loja virtual saem sem comprar. Muitos deles não obtém respostas para suas dúvidas. E você não vai acreditar, mas boa parte dessas dúvidas são comuns. Isto é, são as mesmas de outros consumidores. Todavia, ao inserir na sua loja virtual as perguntas frequentes você responde todos de uma vez e faz mais vendas.
09 – Calcular frete:
Você pode incluir uma calculadora de frete em cada página de vendas da sua loja virtual. Dessa maneira, os consumidores poderão digitar o CEP e ter acesso ao preço e prazo de entrega do produto que estão tentando comprar. Essa praticidade poupa o tempo dos consumidores que não precisam ir até a página de checkout para obter essas informações básicas.
10 – Busca e vitrine digital inteligentes:
Existem aplicativos com inteligência artificial como o SmartHint que possibilitam montar vitrines digitais personalizadas. Essa personalização é feita com base no histórico de acessos e compras de um consumidor. Na mesma linha, o app VTEX Intelligent Search é um sistema de buscas que propõe respostas conforme o gosto de cada consumidor.
MAIS RECURSOS DE USABILIDADE PARA LOJAS VIRTUAIS
Além dos recursos mencionados nos tópicos, use também os sistemas como o SmartCheckout, da VTEX, que viabiliza as compras por impulso no seu comércio eletrônico. Ah, e não se esqueça dos gateways de pagamento e dos gateways de frete, que otimizam o pagamento e a entrega. Enfim, use um bom OMS para integrar seus estoques e os seus canais de vendas físicos e online para oferecer experiência de compras unificada.
Assim que puder clique também em “Testes de usabilidade“. Conheça, assim, 5 formas de melhorar seu layout e-commerce.