Pagamento via voz com Google Assistente entra na pauta do e-commerce

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Descubra como a compra por voz pode mudar o comércio eletrônico

Pagamento via voz com Google Assistente pode proporcionar melhor experiência de compra no comércio eletrônico
Pagamento via voz com Google Assistente pode proporcionar melhor experiência de compra no comércio eletrônico

No último mês, notícias sobre pagamento via voz com Google Assistente pipocaram aos montes na web. Isso certamente chamou a atenção de muitos(as) empreendedores(as) do e-commerce como você. Pois bem, será que este recurso tem potencial para causar uma mudança significativa no comércio eletrônico? É o que descobriremos neste artigo. Continue lendo!

  • Assim que puder clique também em “Controle por voz” para ler um post complementar.

PAGAMENTO VIA VOZ COM GOOGLE ASSISTENTE

Com novo recurso do Google Assistente, compras no e-commerce poderão ser feitas por meio do alto falante inteligente Google Nest Mini
Com novo recurso do Google Assistente, compras no e-commerce poderão ser feitas por meio do alto falante inteligente Google Nest Mini

De acordo com informações divulgadas em maio de 2020 em sites como o Tecmundo, Mundo Conectado e Windows Team, a empresa gigante das buscas começou a testar o pagamento via voz com Google Assistente.

O novo recurso permite que o aplicativo assistente realize pedidos. Além disso, ele viabiliza a confirmação do pagamento dos mesmos por meio de comandos de voz do usuário.

A princípio, a ideia é facilitar a compra via alto-falantes inteligentes como o Google Nest Mini e via smart displays, os quais não têm autenticação biométrica.

O método de pagamento com comandos de voz deve trabalhar com dados previamente registrados. Logo, a forma de pagamento e o endereço de entrega do consumidor devem ser cadastrados antes.

Assim, o usuário só tem que mencionar as “palavras mágicas” de compra para finalizar um pedido. Em muitos casos, ele sequer precisará tocar no smartphone, tablet ou outro aparelho para realizar o processo.

Mais recentemente, em junho de 2020, o portal IT Forum 365 anunciou uma parceria entre Carrefour e Google para compras por voz. Desse modo, os usuários de ambas as empresas poderão usar o assistente para comprar itens de mercado (por enquanto apenas na França).

Os consumidores poderão inclusive excluir e adicionar produtos e/ou mudar completamente um pedido utilizando apenas a voz, conforme notificou o IT Forum 365.

Resta-nos perguntar, que impactos práticas como esta provocarão no comércio eletrônico em médio e longo prazos? Confira algumas respostas em seguida!

  • Acesse e leia também o post “Pesquisa por voz”. Aprenda, assim, como otimizar o SEO e-commerce para isso.

IMPACTO DO PAGAMENTO VIA VOZ NO E-COMMERCE

Carrefour aposta no sucesso do pagamento via voz com Google Assistente no e-commerce
Carrefour aposta no sucesso do pagamento via voz com Google Assistente no e-commerce

Ainda segundo o IT Forum 365, com a parceria com o Google o Carrefour espera um grande aumento nas vendas online. A rede de supermercados pretende sair de um faturamento de 1,3 bilhão de euros (2019) para 4,2 bilhões de euros até 2022 com a ajuda das compras por voz.

  • Leia também: “Voice shopping” e descubra o impacto da compra por voz!

Vale dizer também, a Associação Brasileira de Marketing de Dados publicou o resumo de um estudo realizado pela BI Intelligence com 950 pessoas, o qual revela que 8% dos adultos dos EUA já usam alguma forma de pagamento via voz. Eles empregam sobretudo apps assistentes como o Amazon Alexa.

Neste ano de 2020, 18 milhões de consumidores vão aderir à prática, informa a pesquisa. Já em 2022, a estimativa é de que 78 milhões farão compras por voz em todo o mundo. Sabendo que isso poderá ocorrer, comece então a “mexer os seus pauzinhos” para dar aquela otimizada na sua loja virtual e adaptá-la a este conceito. #FicaADica =)