Quem tiver olhos para ver, veja! ZEISS lança e-commerce de óculos VR. A nova loja virtual da empresa comercializa um único produto, o VR One Plus, que funciona apenas em smartphones com acelerômetro, giroscópio, bússola e telas com 4,7 ou 5,5 polegadas (exceções feitas ao LG G4 e ao Sony Xperia 25 Premium).
Só para situar os(as) navegantes, a ZEISS é uma multinacional alemã fabricante de sistemas ópticos e optoeletrônicos. Ela foi fundada em 1846 e tem, portanto, mais de 170 anos de história. A empresa produz desde lentes para óculos a até telescópios, passando por máquinas fotográficas e agora também por óculos VR.
Os óculos VR são dispositivos que podem ser acoplados à cabeça do usuário. Assim, eles projetam um ambiente 3D a partir de aplicativos (apps) diretamente sobre os olhos. Esse ambiente, por sua vez, é interpretado pelo cérebro como se fosse outra realidade, isto é, uma realidade virtual. Nela os usuários podem vivenciar uma experiência digital única.
Mas, enfim, não é sobre os óculos que quero comentar, mas sobre a loja virtual. Quais são suas características? Como ela funciona? E como você poderá ter uma loja virtual tão legal quanto a da ZEISS para vender os seus produtos? Confira as respostas logo em seguida.
Assim que puder clique também em “Realidade virtual no e-commerce” para ler um post complementar.
ZEISS LANÇA E-COMMERCE DE ÓCULOS VR: CONHEÇA A LOJA VIRTUAL
Como já mencionado, a nova loja online da ZEISS é dedicada ao comércio de apenas um produto, o óculos virtual VR One Plus. Trata-se, dessa maneira, de um site e-commerce simples. Seu menu é composto pelos seguintes botões:
- Sobre VR ONE: informações gerais sobre como aproveitar o aparelho;
- Como funciona: passo a passo para integrar o aparelho com o smartphone;
- Manual: área para download (em arquivo PDF) do manual do óculos, que tem 15 páginas;
- Dúvidas: seção de perguntas frequentes na loja virtual;
- Apps: aplicativos da App Store e Google Play que geram as imagens para os óculos.
Para adquirir o produto, o(a) internauta consumidor(a) só precisa navegar pela loja, analisar as informações, verificar se vale a pena e clicar no botão “Comprar”. Posteriormente, deve-se realizar um cadastro no site, escolher a forma de envio, fazer o pagamento e aguardar a entrega.
A empresa entrega em todo o Brasil. O e-commerce da ZEIS trabalha com frete dos Correios nas modalidades “Sedex” e “Encomenda simples”. Já quanto às formas de pagamento ele oferece 15 alternativas como boleto, débito e cartão de crédito, entre outras.
Completo, o site possui ala de pedidos, carrinho virtual e até um telefone 0800 para atendimento. Só não entendi o motivo dele ter também uma “lista de desejos” já que comercializa um produto apenas e aí já viu né, não tem como o consumidor criar essa “lista”.
Seja como for, tal qual a ZEISS, você também pode ter a sua própria loja virtual. Que tal criar uma loja online para o seu supermercado ou farmácia? E se for possível vender comida pela internet, será que seria uma boa ideia? Veremos no próximo tópico.
COMO MONTAR UMA LOJA VIRTUAL
Dado que as novas gerações já nasceram mergulhadas no ambiente online é imprescindível começar a realizar a transformação digital do seu negócio. Desse modo, você poderá atingir esse público mais jovem que está chegando ao mercado e crescer com eles.
Fazer a transformação digital é integrar tecnologias digitais modernas à sua empresa com a meta de otimizá-la. Uma dessas tecnologias é sem dúvida a loja virtual, que possibilita vender produtos 24 horas por dia, todos os dias do ano, em todo o Brasil e até no exterior.
Como se pode observar, ter um site e-commerce como a ZEISS é uma ótima ideia. O comércio eletrônico possibilita comercializar produtos online, mas não apenas isso. Ele permite que você aumente o seu conhecimento sobre os hábitos de consumo em diferentes regiões. Essas informações podem ser aplicadas para melhorar seu projeto e até para criar outros.
Já que mencionei “projetos”, como criar o seu? O primeiro passo é realizar toda a parte burocrática de empreendedorismo e abertura de empresa (se ainda não possuir uma). Uma vez feito isso, aí você poderá começar a pensar em desenvolver sua loja virtual efetivamente.
Para desenvolver uma loja online é necessário contar com uma plataforma e-commerce. As melhores, ao meu ver, são aquelas que possibilitam criar um layout/Design totalmente original e exclusivo. Dessa forma, a frente do seu site de comércio eletrônico terá uma aparência única ao invés de ser uma cópia barata do template de outra loja. Isso gera credibilidade. E credibilidade gera vendas. Simples assim =).
Acesse e leia também o artigo “Construção de site e-commerce”. Conheça, então, a agência e-Plus, que já desenvolveu mais de 300 lojas virtuais para empresas brasileiras e estrangeiras.