Um e-commerce conta com vários canais de interação com fornecedores, compradores e consumidores tais como a loja física, a loja virtual, o blog e-commerce, as fanpages, as squeeze pages, as landing pages, etc., os quais precisam ter discurso e Design padronizados/unificados.
Quando a padronização é inexistente, isto é, quando as cores, símbolos e filosofia destoam de canal para canal, o comércio eletrônico passa a enfrentar problemas como:
1- Desconfiança
O consumidor percebe páginas com cores e símbolos sem padrão como uma página falsa criada por um cibercriminoso com a intenção de lesar as pessoas, por isso se afasta e procura outras lojas virtuais, que considera de “maior segurança”, para fazer as suas compras;
2- Desleixo
Páginas sem Design unificado transmitem a sensação de descuido. Nesse caso, o consumidor pode pensar que se os donos não conseguem cuidar da própria loja será que vão conseguir entregar um pedido com qualidade?
3- Má reputação
Uma vez que os rótulos “desconfiança” e “desleixo” são “colados” ao seu comércio eletrônico, é muito difícil reverter essa impressão na mente e no coração do consumidor. É possível, porém, tal ação requer muito investimento.
A solução para evitar a falta de unificação é criar uma Cultura Organizacional, que nada mais é que a padronização do discurso e do Design de todo o negócio. Ela diz respeito a aspectos como:
– A Missão, Visão, Valores e Filosofia da empresa
– A identidade visual da organização (logotipo, símbolos, cores, etc.)
– Os procedimentos de comunicação com fornecedores, consumidores, compradores, investidores e até com os concorrentes
– A estrutura corporativa
-As políticas de devoluções, trocas, segurança, etc.
Diante desses fatores, recomendo que você desenvolva uma Cultura Organizacional que abranja a padronização de todas as interfaces do seu e-commerce. Peça auxílio para um especialista em Administração, se for necessário.