O que é Marketing de Performance?

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Marketing de Performance gera melhores resultados de vendas e lucro para sua loja virtual
Marketing de Performance gera melhores resultados de vendas e lucro para sua loja virtual. Imagem: @rawpixel.com

No contexto do Marketing Digital, o Marketing de Performance é uma ciência prática cujos profissionais realizam testes e usam dados estatísticos para criar, divulgar, analisar e otimizar campanhas de anúncios pagos. O objetivo final é melhorar continuamente a conversão de um ou mais canais de vendas, dentre os quais o e-commerce.

O Marketing de Performance conta com ferramentas que viabilizam medir o impacto das campanhas e fazer modificações em tempo real. Desse modo, mais do que apenas divulgar, ele possibilita melhorar o desempenho dos anúncios e das páginas de vendas. Assim, ele permite gerar mais leads, clientes e fregueses do que os métodos mais tradicionais.

Confira neste artigo quais são as principais ferramentas desta ciência. Descubra como são realizados os testes e análises de resultados de campanhas. Saiba como usar o Marketing de Performance no seu e-commerce!

Acesse e leia também o post “Plataforma de automação de Marketing”. Conheça, dessa maneira, 5 recursos úteis para otimizar o desempenho do seu comércio eletrônico.


FERRAMENTAS DE MARKETING DE PERFORMANCE

As ferramentas de Marketing de Performance são conhecidas como Mídias de Performance. Elas são plataformas de anúncios pagos que geralmente funcionam por meio de leilões. Sendo assim, tudo o que você como anunciante precisa fazer é criar um anúncio e estipular um lance monetário para divulga-lo.

Daí, então, a plataforma seleciona os anúncios com melhor qualidade e maior lance e os expõe de forma privilegiada ao público que você escolheu. Isto é, se houverem mais anunciantes, a plataforma apresentará em primeiro lugar os anúncios mais qualificados dentro das regras do leilão. Capiti?

Como funciona o Google Ads? A resposta é, resumidamente, por meio de um sistema de leilão de palavras-chave.
Como funciona o Google Ads? A resposta é, resumidamente, por meio de um sistema de leilão de palavras-chave.

São, por exemplo, plataformas de mídias de performance:

  • Nos sites buscadores: Google Ads, Bing Ads, Yahoo Ads, UOL Ads, etc.;
  • Nas redes sociais: Facebook Ads, Twitter Ads, LinkedIn Ads, Instagram Ads, Youtube Ads, etc.

Para anunciar por meio destes sistemas é necessário primeiramente acessar a homepage online de cada um deles ou do sistema escolhido e realizar um cadastro. Em seguida, crie seu primeiro anúncio, divulgue-o e meça os resultados. Mas como fazer isso?


COMO MEDIR E OTIMIZAR RESULTADOS EM MÍDIAS DE PERFORMANCE?

Para medir a performance dos seus anúncios e campanhas em Mídias de Performance você deve usar as métricas. Já para otimizar os resultados é necessário fazer uso das chamadas Key Performance Indicators (KPIs). Mas o que são esses dois recursos?

Uma métrica é um parâmetro variável que permite comparar performances. São métricas conhecidas o Número de Visitantes Únicos, a Taxa de Conversão de Leads e a Taxa de Conversão de Vendas, por exemplo.

Em cada uma das métricas é possível integrar uma KPI, que nada mais é do que um número que deve ser superado ou “batido” em um determinado período de tempo. Dito de outro modo, uma KPI é uma meta.

Cada KPI é um recurso que pode ajudar seu e-commerce a ter mais sucesso no mercado
Cada KPI é um recurso que pode ajudar seu e-commerce a ter mais sucesso no mercado

Exemplo de Métrica integrada com KPI

Digamos que você tenha uma loja virtual e que uma de suas páginas de vendas recebeu 100 visitantes ontem, mas que só 1 comprou. A métrica aí é a Taxa de Conversão de Vendas que neste caso é de 1%. Sabendo disso, o passo seguinte é otimizar esse resultado. Mas de que jeito?

Simples, você cria uma KPI e tenta superá-la. A KPI descrita na frase “Fazer com que a Taxa de Conversão seja de 2% no dia de hoje”, por exemplo, aumenta em 1% o desempenho do dia anterior. Ou seja, você precisará fazer 2 vendas hoje com o mesmo número de visitantes de ontem.

Lembre-se, enfim, que cada KPI deve ser acompanhada de tarefas de otimização. As tarefas indicam o que deverá ser feito para que a otimização aconteça e os resultados melhores apareçam.

No nosso case poderíamos criar tarefas como “Melhorar a qualidade do anúncio”, “Melhorar a descrição de produto na página de vendas”, “Melhorar a usabilidade da página de vendas”, “Aumentar a quantidade de formas de pagamento”, “Reduzir o preço do frete” e por aí vai.

Outras métricas importantes

Conversão de Leads é uma das métricas mais importantes do Marketing de Performance. Imagem: @katemangostar
Conversão de Leads é uma das métricas mais importantes do Marketing de Performance. Imagem: @katemangostar

Além da Taxa de Conversão de Vendas você deve medir e otimizar também as taxas de Impressões, Cliques, Engajamentos, Conversão de Leads, Novos Clientes, Clientes Fidelizados, Ticket Médio, Visitantes Únicos, Conversão de Upselling, Conversão de Cross-selling, etc.

Integre uma KPI a cada métrica e tente batê-la. Estipule KPIs diárias, semanais, mensais e anuais, se desejar. Desse modo, você poderá controlar seu e-commerce de forma científica o tempo todo e obter melhores resultados em todos os aspectos.

Vídeo: saiba mais sobre otimização da performance digital

Como obter dados para medir, controlar e otimizar

As plataformas de Mídias de Performance contam com sistemas que contabilizam boa parte das métricas. Além disso, é possível integrar a elas os softwares analíticos como o Google Analytics, por exemplo. Você também poderá utilizar dados dos seus sistemas de OMS, ERP, CRM, entre outros.


COMO USAR O MARKETING DE PERFORMANCE NO SEU E-COMMERCE?

Agência de performance é aquela que divulga, mede e otimiza o desempenho de vendas
Agência de performance é aquela que divulga, mede e otimiza o desempenho de vendas

Há basicamente duas formas de usar o Marketing de Performance no seu e-commerce. A primeira delas é admitir um Gerente de Marketing Digital e uma equipe de auxiliares para planejar e executar o serviço usando para isso os recursos da sua empresa.

O jeito mais em conta, no entanto, é contratar uma agência de performance, que já vem com hardwares, softwares e funcionários treinados para o processo. Assim você não precisa comprar programas, pagar encargos trabalhistas, treinamentos e manutenções, etc., mas apenas o preço das campanhas e os honorários da agência. Muito mais fácil, não é mesmo?

Acesse e leia também o artigo “Agência de Performance”. Desse modo, conheça um pouco mais sobre esse tipo de empresa antes de contratar.