8 pesquisas revelam como Coronavírus impacta e-commerce

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Estudos reúnem dados do Brasil, EUA e China

Coronavírus impacta e-commerce: vendas online, sobretudo de alimentos e itens de Saúde, por enquanto estão blindadas contra a crise da Covid-19
Coronavírus impacta e-commerce: vendas online, sobretudo de alimentos e itens de Saúde, por enquanto estão blindadas contra a crise da Covid-19

Que o Coronavírus impacta o e-commerce ninguém tem mais dúvidas, porém, como? Não existe apenas uma resposta para esta pergunta, mas várias. E não há nada melhor do que recorrer às estatísticas para obter respostas mais próximas da exatidão, não é mesmo?

É por isso que resolvi selecionar algumas pesquisas sobre o tema. Os estudos que mencionarei adiante foram publicados nos últimos três meses na internet. Juntos eles expõem um pouco do cenário do comércio eletrônico no Brasil, EUA e China. Acompanhe em seguida!

Acesse e leia também o post “Plano de Contingência E-commerce”. Aprenda, dessa forma, como planejar e executar ações que lhe ajudarão a controlar a situação e manter seu negócio nos eixos durante a crise da Covid-19.


CORONAVÍRUS IMPACTA E-COMMERCE: PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020

Esta lista de pesquisas apresenta dados coletados por oito instituições sobre o cenário do e-commerce e logística. Resumi apenas aquela que considerei uma das principais informações de cada uma delas. Caso, porém, você queira acessar mais dados, basta clicar no título / link de cor verde:

01 – NZN Intelligence (março de 2020):

02 – Corebiz (fevereiro / março de 2020):

  • 330% foi o aumento das vendas online no segmento de Alimentos em março (em relação a fevereiro de 2020).

03 – ABComm (janeiro / fevereiro / março de 2020):

  • 100% (mais de) foi o crescimento das empresas de comércio eletrônico, em especial as de bens de consumo, no primeiro trimestre de 2020 em relação ao mesmo período de 2019.

04 – Compre&Confie (janeiro / fevereiro / março de 2020):

  • 26,7% foi a alta no faturamento do varejo eletrônico brasileiro pela internet no primeiro trimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado.

05 – EbitNielsen (janeiro / fevereiro / março de 2020):

  • 972% foi o salto no consumo online de produtos da categoria Despensa de Saúde no Brasil no início de março de 2020 em relação ao mesmo período de 2019.

06 – Cargo X (março 2020):

  • 10% foi o aumento no número de entregas de produtos industriais feitas por meio do marketplace de fretes Cargo X no último mês.

07 – Quantum Metric (janeiro / fevereiro de 2020):

  • 52% foi a taxa de crescimento da receita semanal no comércio eletrônico em comparação com as lojas físicas dos EUA em relação ao mesmo período de 2019.

08 – Kantar (janeiro / fevereiro de 2020):

  • 55% dos consumidores da China estão usando o e-commerce para compras neste período de surto de Covid-19.
Impactos da Covid-19 no e-commerce: cresce o número de pedidos online durante quarentena
Impactos da Covid-19 no e-commerce: cresce o número de pedidos online durante quarentena

CONCLUSÃO

Como se pode observar, os setores e-commerce de Alimentos e Saúde têm sido os grandes beneficiados pela crise da Covid-19. Todavia, algumas áreas como a de Turismo, Hotelaria e Moda, por exemplo, têm sofrido com quedas na demanda de serviços e produtos. Empresários que atuam nestes últimos ramos precisam urgentemente criar um Plano de Contingência para tentar amenizar o prejuízo e encontrar novas oportunidades.

Acesse e leia também o post “Estratégias de Marketing Digital para períodos de quarentena”. Descubra, desse modo, como divulgar seu negócio durante momentos críticos como o da pandemia de Coronavírus.