Como vender online em tempos de quarentena?

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Dicas para trabalhar no e-commerce a partir da sua casa durante epidemias e pandemias

Como vender online quando a reclusão em casa é a ordem do dia: organize os colaboradores do seu e-commerce para o trabalho em home office
Como vender online quando a reclusão em casa é a ordem do dia: organize os colaboradores do seu e-commerce para o trabalho em home office

Como vender online nestes tempos em que as populações de múltiplas cidades de quase todo o mundo estão reclusas em suas casas para evitar o alastramento do Coronavírus (Covid-19)? Bem, como a recomendação geral é não sair, o jeito então é trabalhar em modo home office.

Um e-commerce home office é um escritório de operação e administração de loja virtual instalado dentro de casa. Basicamente, basta uma sala, uma cadeira, uma mesa e um computador com conexão à internet para que esse tipo de escritório possa funcionar.

Desse modo, cada funcionário do e-commerce pode ser dispensado de comparecer à sede da sua empresa, posto que todos poderão trabalhar a partir de suas residências. Mas como conectar toda a equipe e mantê-la focada? Será que dá para continuar vendendo assim?

Descubra, em seguida, algumas tecnologias que lhe ajudarão a integrar sua equipe e manter a cooperação remotamente. Conheça plataformas e serviços que possibilitam operar sua loja virtual a partir de qualquer lugar. Obtenha dicas para organizar o teletrabalho dos seus funcionários.

Acesse e leia também o artigo “Como vender produtos na internet”. Desse modo, fique por dentro de dez maneiras de atuar no e-commerce.


COMO VENDER ONLINE: PLATAFORMAS E SERVIÇOS

Em períodos de quarentena como o que vivemos atualmente, a tendência é que as pessoas comprem mais no comércio eletrônico. De fato, nos primeiros 15 dias de março de 2020, o aumento nas vendas online foi de 40%, segundo dados da consultoria Compre e Confie.

Ao mesmo tempo em que o mercado e-commerce como um todo toma a dianteira, você empresário(a) do setor precisa agir com responsabilidade social. Assim, neste momento é necessário restringir o tráfego de pessoas nas ruas, nos transportes públicos e na sede da sua empresa. E, hoje, mais do que nunca há um jeito de fazer isso. Estou falando do teletrabalho via home office.

Neste cenário, cada indivíduo da sua equipe de comércio eletrônico pode ser realocado para trabalhar a partir de casa. Em outras palavras, instrua seus(as) gerentes e analistas de e-commerce, Marketing Digital, métricas, redes sociais, E-mail Marketing e de links patrocinados; vendedores e atendentes; programadores e criadores de conteúdo para o trabalho via home office.

É possível fazer isso porque praticamente todas as tecnologias do e-commerce estão na nuvem e podem ser gerenciadas online a distância e em tempo real por múltiplas pessoas. Plataformas de e-commerce como a VTEX e a Linx, por exemplo, funcionam assim.

VTEX Brasil: plataforma e-commerce tupiniquim funciona a partir da nuvem
VTEX Brasil: plataforma e-commerce tupiniquim funciona a partir da nuvem

Ademais, é possível conectar sua empresa a vários serviços de entrega de produtos. O mapa do e-commerce Scape Report 2020 aponta dezenas de empresas desse ramo, muitas das quais podem ser integradas diretamente à sua plataforma de e-commerce, o que automatiza e facilita as entregas de mercadorias da sua loja virtual em múltiplas regiões do Brasil.

Comunicação remota

Uma das grandes dificuldades do trabalho em home office é integrar profissionais e engajá-los em projetos específicos, os quais têm prazos para iniciar e terminar. Atualmente, porém, há softwares como o Sabesim e Trello, que permitem fazer essa gestão remota de equipes.

Esses softwares de trabalho remoto possibilitam a criação e acompanhamento de projetos, planejamento e controle de tarefas, realização de trabalhos coletivos, comunicação com a equipe, gerenciamento de funcionários e muito mais, tudo isso a distância.

Acesse o nosso artigo “5 aplicativos para conectar sua equipe e organizar o trabalho no seu e-commerce“ e conheça mais oportunidades desse tipo. Talvez, no futuro, você até queira fazer isso mais vezes, uma vez que o trabalho em home office economiza transporte, reduz o estresse, melhora a qualidade de vida dos funcionários e gera retorno, entre outras vantagens.

A tarefa de administrar e-commerce fica mais fácil quando você integra a sua equipe
A tarefa de administrar e-commerce fica mais fácil quando você integra a sua equipe

Como vender online: dê um up nas conversões

Uma vez que seus funcionários estejam preparados para trabalhar a partir de casa, você deverá fazer a engrenagem do seu e-commerce funcionar como se todos estivessem no mesmo escritório. Use, então, um bom app de comunicação (vide tópico anterior) para integrar e coordenar sua equipe.

Aproveite que as vendas online tendem a crescer durante a quarentena e aumente seu orçamento de Marketing Digital. Se você foi obrigado a fechar sua loja física, então poderá repassar o budget de divulgação desta para a online. A ideia é que ao divulgar mais, logo mais pessoas começarão a visitar suas páginas de vendas e naturalmente ocorrerão mais conversões.

No Brasil, a média é que ocorra 1 conversão a cada 100 visitantes únicos de uma determinada página de venda de um site e-commerce. Sendo assim, se quiser fazer 200 vendas em um dia, então terá que investir em Marketing Digital uma quantia capaz de gerar cerca de 20 mil visitantes únicos no período somente nesta página de vendas específica.

Lembre, enfim, que você pode melhorar a taxa de conversão de todas as páginas da sua loja virtual. O primeiro passo para fazer isso é realizar testes de usabilidade. Assim será possível descobrir porque sua taxa de conversão está baixa e criar ações para aumentá-la.

Como vender online via home office: integre colaboradores remotos, ponha a engrenagem para funcionar e não se esqueça do Marketing!
Como vender online via home office: integre colaboradores remotos, ponha a engrenagem para funcionar e não se esqueça do Marketing!

DICAS PARA TRABALHAR EM CASA

Trabalhar em casa é uma tarefa difícil para muitas pessoas por vários motivos. O espaço da residência pode ser pequeno demais, os vizinhos podem ser barulhentos, a família pode gerar distrações, etc. Mas para tudo há uma ou mais soluções.

Você poderá criar uma reunião virtual via WhatsApp ou dentro do aplicativo de trabalho remoto já mencionado e pedir que seus colaboradores listem suas dificuldades. Daí, então, todos poderão oferecer dicas uns aos outros. É uma boa ideia incluir um profissional especialista em home office nesta conversa.

Cerque as dificuldades de cada funcionário. Ajude-os com ideias para melhorias no trabalho em casa. Preocupe-se com o bem-estar deles e eles com certeza vão retribuir com uma performance acima do esperado.

Durante a quarentena forneça dicas diárias de melhoria da produtividade em home office para seus colaboradores. Eduque-os para que eles possam ter um desempenho tão bom ou até melhor do que aquele que eles têm na sede da sua empresa.

E como CEO, analise todo esse processo desde o primeiro dia. Verifique se é vantajoso investir no teletrabalho daqui em diante. Pesquise na web mais ferramentas, tecnologias e serviços sobre essa forma de trabalhar. Você poderá, por exemplo, estabelecer que seus funcionários trabalhem a partir de casa dois ou três dias por semana. Se bem organizado, isso poderá reduzir seus custos e melhorar a produtividade do seu e-commerce.

Acesse e leia também o post “Endomarketing”. Aprenda, dessa maneira, a fortalecer o seu comércio eletrônico por dentro.