História do e-commerce no Brasil

2 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Descubra qual foi a primeira loja virtual tupiniquim e conheça a evolução do comércio eletrônico nacional

História do e-commerce no Brasil

O Big Bang do e-commerce no mundo ocorre em 1979, quando o inventor inglês Michael Aldrich (1941-2014) usa uma linha telefônica e um televisor adaptado para criar o primeiro sistema de compras online de que se tem notícia, o qual serviria para comércios do tipo B2C e B2B.

botao-saiba-mais

No Brasil, foi o Magazine Luiza quem produziu em 1992 (dois anos após o lançamento da World Wide Web) um dos primeiros modelos de negócios de lojas eletrônicas, o qual funcionava em terminais. Com o passar do tempo, esse modelo foi otimizado até ser transformado na atual loja virtual do grupo.

Apesar dessa experiência pioneira com terminais, as lojas eletrônicas do Magazine Luiza não possuíam conexão com a internet, que só foi liberada para fins comercias no Brasil em 1995 pelo Ministério das Comunicações.

Logo, dentro do universo da internet, a primeira loja virtual oficial em território nacional foi a Brasoftware, a qual foi desenvolvida em 1996 pelo fundador e editor do blog BizRevolution, Ricardo Jordão Magalhães.

Nos anos seguintes, os pequenos, médios e grandes varejistas brasileiros começam a integrar o comércio físico com o virtual em um processo que temos chamado de Êxodo Digital.

A partir de 2001, o e-Bit passa a contabilizar a evolução do faturamento e-commerce brasileiro, a qual você poderá acompanhar (ano após ano) no seguinte artigo publicado aqui no blog da agência de Marketing Digital E-Plus:

– Apesar da crise, e-commerce crescerá 18% em 2016

O que permite esse ininterrupto, crescente e espantoso faturamento é o aumento do número de usuários de internet no país e a evolução de tecnologias como as plataformas e-commerces, que proporcionam cada vez maior escalabilidade para os negócios digitais.

Além disso, o Marketing Digital – que evolui junto com o e-commerce – oferece centenas de ferramentas e recursos que potencializam a divulgação e, ao mesmo tempo, auxiliam as lojas virtuais a atingirem públicos cada vez mais específicos para o nicho em que atuam, portanto, mais fáceis de fidelizar.

 botao-saiba-mais