Este é o primeiro de uma série de posts mensais que publicarei aqui no blog da agência e-Plus ao longo de 2020 sobre implantação de e-commerce e divulgação com Marketing Digital de diferentes tipos de negócios online, a começar com “Loja virtual de moda feminina”.
Neste artigo, abordarei sobretudo as etapas de planejamento, legalização, desenvolvimento, divulgação e otimização. Apontarei dicas que lhe ajudarão principalmente a começar bem e alcançar progresso gradativo no e-commerce. Vem comigo!
Acesse e leia também o post “Desafios do e-commerce”. Assim, fique sabendo de cara o que é mais necessário para evoluir neste ramo!
LOJA VIRTUAL DE MODA FEMININA: DO PLANEJAMENTO AO SUCESSO
Criar uma loja virtual de moda feminina é uma excelente alternativa tanto para quem empreende sozinho quanto para quem visa fazê-lo em família. Trata-se de um tipo de negócio apaixonante, que pode ajudar não apenas a saber mais sobre moda como também a entender melhor as pessoas.
Se você já escolheu, portanto, este caminho, sugiro que cumpra as etapas em seguida para criar o seu comércio eletrônico:
01 – Planejamento:
Dê uma olhada em algumas lojas virtuais e compreenda como elas funcionam. Observe o nicho de atuação, o atendimento, as formas de entrega. Depois, pesquise um nicho dentro do setor de moda que possua concorrência menor. Comece por aí, pois será mais fácil vender.
Uma vez escolhido o nicho, parta para o planejamento. Consulte o nosso post “Plano de Negócios para e-commerce” e conheça três opções que lhe ajudarão dar o pontapé inicial no seu projeto. Ou, se preferir, use o método “Startup e-commerce” para empreender.
Seja como for, é nessa fase que você terá que escolher seus fornecedores, definir sua equipe e organizar a sua central de comando. Além disso, precisará criar um nome para loja virtual, um logotipo e desenvolver uma marca e-commerce.
Clique em “Roupas femininas para revender” e leia um post complementar. Acesse, desse modo, uma lista com 10 fornecedores para você testar.
02 – Legalização:
Passada a etapa do planejamento, comece a concentrar-se na legalização. Se você é empreendedor(a) de primeira viagem, o mais comum neste caso é abrir uma empresa do tipo E-commerce MEI, que pode faturar pouco mais de R$ 80 mil por ano (dados de 2020).
Por outro lado, se você já possui uma ou mais lojas físicas e agora pretende ingressar no comércio eletrônico, então poderá pular algumas etapas do planejamento (como criação de marca e abertura de empresa, por exemplo) e se concentrar na integração omnichannel.
Em outras palavras, é possível criar uma loja virtual de moda feminina e integrar o estoque desta com os estoques das suas lojas físicas já existentes. Para tanto, você precisará utilizar as chamadas ferramentas omnichannel.
03 – Desenvolvimento:
O desenvolvimento da loja virtual pode ser realizado de várias formas, tais como via desenvolvedor autônomo ou, o mais indicado, por meio da contratação de uma agência e-commerce. A e-Plus, por exemplo, cria layouts a partir do zero, isto é, sem copiar templates.
Uma agência e-commerce conta com uma equipe multidisciplinar com integrantes que somam conhecimentos e esforços e, desse modo, imprimem mais agilidade e qualidade ao serviço de criação de lojas online.
Ademais, nessa etapa é importante alugar uma plataforma e-commerce top de linha. Dessa maneira, quando o seu e-commerce começar a crescer, a sua loja online poderá suportar milhares de clientes ao mesmo tempo sem travar.
Para conversar via WhatsApp agora mesmo com a equipe da agência e-Plus sobre a criação da sua loja virtual de roupas femininas basta clicar no botão em seguida a partir do seu smartphone:
04 – Divulgação:
Depois de criar uma loja virtual, esta deverá ser divulgada ininterruptamente. Quando digo ininterruptamente eu estou falando de todos os dias do ano, 24 horas por dia. As vendas sobem quando há mais e diminuem quando há menos divulgação, simples assim.
No Brasil, em média a cada 1.000 visitantes de uma loja virtual apenas 10 realizam uma compra. Sendo assim, você vai precisar atrair muita gente para as páginas de vendas do seu site e-commerce se quiser realmente vender alguma peça de roupa feminina.
Hoje em dia, o jeito mais fácil de divulgar é por meio do Marketing Digital. Faça, por exemplo, campanhas de links patrocinados para e-commerce. Trabalhe também com conteúdo SEO em blog de e-commerce. Lembre-se, a maioria das empresas do setor investe cerca de 13% do faturamento em Marketing.
Clique em “Dados do e-commerce”. Conheça, então, 10 estatísticas importantes antes de começar a desenvolver sua loja virtual!
05 – Otimização:
O mundo gira, as tecnologias evoluem e você não pode ficar para trás. Então, reavalie o seu negócio a cada três ou quatro meses. Defina o que precisa ser otimizado e coloque as suas mãozinhas à obra.
Realize, por exemplo, o redesign da sua loja virtual. Instale e integre novas aplicações e tecnologias e-commerce e omnichannel. Invista em novos meios de pagamento. Ofereça também treinamentos de vendas e atendimento para as suas equipes.
Além disso, que tal aumentar o seu mix de produtos? Já que está vendendo roupas femininas, será que não seria uma boa ideia vender também algumas bolsas? Ademais, e se você comprasse as lojas físicas e online do seu maior concorrente? Verifique todas as possibilidades!
Os japoneses têm uma cultura muito focada em otimização e nós brasileiros sempre podemos aprender mais com eles neste quesito. Recomendo implantar por exemplo a filosofia Kaizen de melhoria contínua ao seu negócio. Isso lhe ajudará a entender que a otimização é como a divulgação, ou seja, ela deve ser ininterrupta.
Leia também o nosso post “Bolsas para revender”. Dessa forma, acesse uma lista com 10 fornecedores desta área.