O que é ERP?

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça o conceito, as vantagens e saiba como integrar este sistema à sua loja virtual!

O que é ERP: é um software de planejamento de recursos empresariais
O que é ERP: é um software de planejamento de recursos empresariais

É muito simples entender o que é ERP. Trata-se de uma sigla inglesa para o termo Enterprise Resourse Planning, que em Português significa Planejamento de Recursos Empresarias. Com efeito, ERP é um software que serve para o fim declarado em sua própria nomenclatura.

Esta é a definição mais resumida possível. Todavia, no decorrer deste post, você poderá se aprofundar neste tema. Adiante será possível saber, por exemplo, como integrar um software como este ao seu comércio eletrônico. Enfim, continue lendo!

Acesse e leia também o artigo “ERP Marketing”. Descubra, então, como este sistema pode lhe ajudar a gerenciar e a otimizar as suas campanhas de divulgação.


O que é e para que serve ERP?

ERP é um sistema / software que serve para planejar os recursos de uma empresa. Os mais modernos contam com módulos, sendo um para cada área empresarial. Os módulos mais comuns são aqueles usados para planejar e gerenciar os recursos de setores como:

  • Call Center;
  • Compras;
  • Contabilidade;
  • Estoque;
  • Faturamento;
  • Fornecedores;
  • Jurídico;
  • Produção;
  • Projetos;
  • Recursos Humanos;
  • Vendas.

Alguns destes softwares permitem customizar os módulos e/ou retirar ou inserir módulos diferenciados, de acordo com a sua demanda.

Ademais, um ERP pode ser útil para todos os tipos de empresas, desde as de serviços, passando pelas indústrias, até as de comércio físico e também comércio eletrônico, como você poderá descobrir no próximo tópico deste post.

Acesse e leia também o artigo “ERP VTEX”. Aprenda, assim, como integrar um software de recursos com uma das melhores plataformas cloud commerce da atualidade.


O que é ERP para e-commerce?

ERPs em nuvem possibilitam gerenciar sua empresa de comércio eletrônico remotamente
ERPs em nuvem possibilitam gerenciar sua empresa de comércio eletrônico remotamente

Um ERP para e-commerce tem basicamente as mesmas funções de um ERP comum, mas com alguma personalização pontual. Vale lembrar, há plataformas de e-commerce que já vêm com este sistema integrado. Quando não é assim, então o jeito é fazer (com a ajuda de um programador) uma integração manual.

Uma vez com um ERP integrado com e-commerce você poderá, por exemplo:

  • Ter uma visão holística do seu comércio eletrônico (com dados estatísticos da loja virtual, finanças, logística, RH, etc.), o que lhe ajudará a tomar melhores decisões;
  • Automatizar tarefas como as que dizem respeito à emissão de notas fiscais, por exemplo, o que lhe permitirá economizar tempo e recursos;
  • Diminuir os erros operacionais por meio da automação de processos e consequente redução das tarefas manuais repetitivas.

E se o software estiver em nuvem, logo você poderá administrar a distância muitos dos recursos do seu comércio eletrônico.

Acesse e leia também o post “O que é cloud commerce“. Compreenda, desse modo, as vantagens de ter todo o seu e-commerce em nuvem.


Como fazer a integração?

Como dito anteriormente, caso você não tenha um sistema ERP para e-commerce integrado à sua loja virtual, então contrate um programador para realizar o serviço para você. Como o serviço é pontual, então a dica é contratar um freelancer.

Outra opção é contratar uma agência e-commerce como a e-Plus, que conta com programadores front-end e back-end treinados e especializados no setor. Os programadores da e-Plus são certificados nas plataformas VTEX, Linx e Rakuten Genesis, o que assegura um serviço perfeito.

Acesse e leia também o post “Linx Commerce”. Fique sabendo, então, como é ter uma loja virtual integrada com um ERP top desta marca.