A empresa chinesa JD.com, também chamada de Jingdong, lançou recentemente um sistema no qual os produtos comprados no comércio eletrônico da marca são entregues diretamente nos automóveis dos clientes, segundo informa o site Startse.
Assim, as entregas podem ser feitas mais rapidamente e com mais praticidade. Isso, por sua vez, melhora a experiência de compra dos consumidores.
Importante mencionar, este serviço começou a ser desenvolvido depois que um estudo revelou que 31% de um público de 2 milhões de consumidores aceitariam receber produtos entregues dessa forma.
Pois bem, continue lendo e conheça os detalhes desse tipo de frete!
Acesse e leia também o post “Ship from store”. Descubra, desse modo, como as suas lojas físicas podem ser transformadas em pequenos centros de entrega de produtos comprados na sua loja virtual.
COMO FUNCIONA O SISTEMA DE ENTREGA NO CARRO DA JD.COM
As entregas no carro da JD.com funcionam da seguinte forma:
1 – Os consumidores interessados cadastram o carro em uma plataforma em nuvem;
2 – No cadastro, os consumidores autorizam a abertura do porta-malas pelo entregador;
3 – O funcionário entregador localiza o veículo via GPS com o auxílio da plataforma;
4 – Enfim, o entregador encontra o carro, abre o porta-malas e faz a entrega.
Antes, porém, que você pergunte, o porta-malas só pode ser aberto uma vez. Ou seja, o entregador não poderá fazer isso outras vezes em outros momentos que não aquele de uma entrega específica.
Seja como for, por enquanto este serviço está disponível apenas para automóveis da Link & Co. Todavia, a JD.com pretende expandir este modelo de entregas para carros das marcas Hiunday, Nio, Skoda e Volkswagen.
As entregas no carro não são uma novidade. Em 2018, por exemplo, a Amazon testou um serviço parecido, conforme relatado em reportagem do portal O Tempo.
Acesse e leita também o nosso artigo “Entrega com drone”. Fique sabendo, então, sobre os testes desse tipo de frete realizados pela B2W e iFood no Brasil.
ENTREGA VIA LOJA FÍSICA
A JD.com conta com um sistema de ship from store, no qual 20 mil lojas físicas localizadas em 54 cidades chinesas funcionam como centrais de entrega de produtos para clientes da marca.
Dessa maneira, esta empresa chinesa consegue fazer entregas em um prazo médio de 2 horas. Algumas entregas, porém, são realizadas em apenas 30 minutos.
A distribuição é realizada a partir de pontos físicos como:
- Lojas do Walmart (marca de quem a JD.com é parceira);
- Supermercados;
- Lojas de conveniência;
- Lojas próprias.
O sistema determina quais pontos físicos estão mais próximos do cliente e, desse modo, realoca os produtos para ou a partir de tais lugares para as mãos dos compradores.
Para os lojistas que disponibilizam suas lojas como centrais de entrega, a JD.com argumenta que dessa forma estes poderão aumentar o tráfego de consumidores em seus estabelecimentos.
Acesse e leia também o post “Como calcular o frete dos Correios”. Conheça, assim, o jeito manual e a forma automática de se fazer isso no seu e-commerce.