“Ship from store” é a transformação das lojas físicas em hubs (pontos centrais de coleta, estocagem, separação e distribuição) de produtos comprados pelos clientes na loja virtual da mesma marca.
Mais do que um ponto de retirada de produtos, o ship from store integra estoques de vários canais de vendas. O objetivo final disso, como se verá em seguida, é proporcionar melhor atendimento e aumentar as vendas.
Acesse e leia também o artigo “VTEX OMS”. Conheça, assim, uma poderosa ferramenta de integração de estoques e gestão de pedidos, a qual possibilita o oferecimento de uma verdadeira experiência omnichannel aos seus clientes.
COMO FUNCIONA O SHIP FROM STORE
O ship from store é um conceito que abrange a integração de estoques de diferentes canais de vendas. Com ele é possível transformar lojas físicas em pontos de distribuição de produtos (sobretudo os comprados online).
Desse modo, se você tiver lojas físicas espalhadas em diferentes regiões, então poderá utilizá-las para atender e entregar pedidos feitos na sua loja virtual.
E, neste processo, se uma loja física não tem um determinado produto, então é só realocar o mesmo da loja mais próxima. Desse jeito o seu cliente não fica a ver navios.
Ao colocar em prática este conceito, você passa a ter vários pequenos pontos de entrega e distribuição de produtos. Dessa maneira, não fica dependendo de apenas um único e grande Centro de Distribuição.
Em outras palavras, você sai de uma rede centralizada e passa a operar uma rede descentralizada de entregas.
Isso sem dúvida vai lhe dar uma ampla vantagem sobr sua concorrência, como poderá ler a seguir.
Acesse e leia também o post “5 ferramentas omnichannel”. Fique sabendo, então, como integrar sua loja virtual com suas lojas físicas, melhorar o atendimento e fazer mais vendas.
VANTAGENS DO SHIP FROM STORE
Ao implantar o ship from store na sua empresa você poderá obter benefícios como:
- Mais economia e agilidade para os seus clientes:
Os clientes começam a perceber que podem retirar o produto na loja mais próxima, o que lhes confere maior agilidade. Ademais, ao fazerem isso, eles podem se livrar de pagar o frete.
- Menos abandonos de carrinhos na loja virtual:
O frete alto demais e a demora na entrega são dois dos principais motivos do abandono de carrinho nos sites de e-commerce. Mas com o ship from store a tendência é que isso diminua.
- Mais fidelização:
Com um sistema de entrega rápido e econômico, os clientes com certeza voltarão à sua loja online para fazer mais compras. Ou seja, você aumentará a fidelização. Com isso, mais clientes se tornarão fregueses. Lembre-se, é mais fácil manter um freguês do que fazer novos clientes.
- Mais vendas nas lojas físicas:
Quando os clientes vão buscar um produto nas suas lojas físicas, eles precisam passar por inúmeras prateleiras. Isso pode, de fato, despertar mais desejos de compras.
Acesse e leia também o post “Guide shop”. Descubra, assim, um tipo de loja física que permite que os consumidores experimentem os produtos fisicamente antes de compra-los via totens online.
CONCLUSÃO
O conceito ship from store é com certeza muito importante e valioso para quem como você está tentando criar um negócio omnichannel. Com ele é possível melhorar a experiência do consumidor, aumentar as vendas e a freguesia.
Acesse e leia também o artigo “Prateleira infinita”. Descubra, desse modo, como a integração de estoque pode aumentar as possibilidades de compra dos clientes que circulam dentro das suas lojas físicas.