Como escolher a plataforma e-commerce mais adequada?

2 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Parâmetros nos quais você deve pensar antes de adotar um sistema

slide-home

Em “10 fornecedores de plataforma e-commerce ” expliquei como funcionam os tipos low-end, high-end e open source, mas talvez isso não seja o suficiente para você escolher o sistema mais adequado para montar e manter sua loja virtual .

Creio que, para que um empreendedor consiga escolher a melhor plataforma e-commerce para o seu tipo de negócio, ele precisará levar em conta outros parâmetros, tais como:

– Credibilidade: descubra há quanto tempo a plataforma está no mercado e o que os atuais usuários acham dela. Observe, nas palavras deles, quais são as vantagens e desvantagens em termos de segurança, estabilidade e confiabilidade do sistema e de seus desenvolvedores.

– Suporte:não existe plataforma perfeita. Todas elas têm problemas. Mas pode ter certeza de que as que têm serviços de suporte avançados vão poupar você de muitas dores de cabeça. Portanto, verifique a existência de canais de comunicação, fóruns e apoio técnico em geral.

– Inovações: o ambiente de negócios online muda rapidamente. Inovaçõespara lojas virtuaiscomo o Smartcheckout® , por exemplo, surgem da noite para o dia e revolucionam o mercado. Então, não pare no tempo! Escolha uma plataforma que conte com um laboratório de inovação!

Escalabilidade : verifique se a plataforma e-commerce pode suportar um eventual crescimento rápido da sua loja virtual sem sobrecargas e problemas de travamentos, se ela possibilita a instalação de extensões e outras soluções para a expansão do seu negócio.

– Desempenho: analise a performance da plataforma não apenas em termos de velocidade, mas na forma como ela possibilita a aplicação de soluções de Marketing Digital, a integração com empresas parceiras e fornecedores diversos, a capacidade de conversão em vendas, etc.

Faça uma triagem. Comece com a análise de um número grande de plataformas e descarte uma a uma até chegar naquela que melhor atende às suas necessidades no momento. Como todo e qualquer bom empreendedor , corra riscos calculados.