Ebit: como é esse sistema de reputação de lojas virtuais

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Saiba como aumentar a credibilidade do seu site e-commerce

Medalhas da Ebit voltadas para classificar a reputação de sites de e-commerce
Medalhas da Ebit voltadas para classificar a reputação de sites de e-commerce

Ebit é uma plataforma bilateral de reputação e certificação de sites de e-commerce.

Ela é bilateral porque, por um lado, permite que os consumidores se sintam mais confiantes para fazer uma compra em uma loja online.

Por outro, ela possibilita que lojas virtuais como a sua zelem por sua boa reputação e, desse modo, consigam realizar mais vendas pela internet.

Mas como isso é possível?

É o que responderemos adiante.

Neste artigo você conhecerá sobretudo os detalhes do funcionamento do sistema Ebit, entre outras coisas.

Então, continue lendo para saber mais sobre:

  • História da Ebit
  • Como é o sistema de reputação da Ebit
    • Medalha de Avaliação
    • Medalha de Bronze
    • Medalha de Prata
    • Medalha de Ouro
    • Medalha de Diamante
  • Como a Ebit coleta as avaliações de consumidores
  • Como obter a certificação Ebit para sua loja virtual
  • Vantagens de obter a certificação Ebit
    • Mais credibilidade
    • Mais feedback dos consumidores
  • Como conquistar uma ótima reputação via Ebit

Vem tranquilo(a)!

Acesse e leia também o post “Importância da boa reputação no e-commerce“. Descubra, então, como atrair e influenciar pessoas por meio da sua autoridade.


HISTÓRIA DA EBIT

A Ebit foi fundada no ano 2000 pelos empreendedores Alexandre Camilo, André Sapoznik, Benjamin Quadros e Luiz Otávio com o apoio dos investidores Brazil Warrant e Accor.

Logo atual
Logo atual

A ideia do grupo era fazer com que os clientes avaliassem as lojas online para dessa maneira aumentar a confiança dos demais consumidores e assim fazê-los irem às compras também.

Logo, no primeiro semestre daquele ano, os empreendedores lançaram a primeira versão do site da empresa com o sistema Ebit, o qual tinha apenas 15 lojas virtuais conveniadas.

Todavia, duas dessas lojas eram o Ponto Frio e a Americanas.

Não demorou, porém, para que mais 200 sites de e-commerce se integrassem ao sistema.

Dois anos mais tarde, contudo, os quatro sócios deixaram a Ebit nas mãos de um novo diretor, o Pedro Guasti.

Daí, então, entre 2003 e 2005, o faturamento cresceu 50% ao ano.

A esta altura, o sistema contava com 700 lojas conveniadas.

Buscapé e Nielsen

Em 2008, a Buscapé Company comprou da Ebit a unidade de negócio que gera dados sobre o comércio eletrônico brasileiro.

Empresa foi adquirida pela Nielsen em 2018
Empresa foi adquirida pela Nielsen em 2018

Com isso, a certificação Ebit passou a vigorar também na Argentina, Chile, Colômbia e México, onde a Buscapé possuía escritórios, além do Brasil.

No ano de 2013, a empresa já havia obtido 16 milhões de respostas de consumidores às suas pesquisas de avaliação de lojas online.

Enfim, em 2018, com 30 milhões de respostas acumuladas e mais de 25 mil lojas conveniadas, a Ebit foi adquirida pelo Instituto Nielsen, que é uma empresa global de mensuração e análise de pesquisas e dados.

Acesse e leia também o post “Como fazer com que seu e-commerce tenha uma boa reputação“. Obtenha, desse modo, nove dicas para aumentar a autoridade da sua loja virtual.


COMO É O SISTEMA DE REPUTAÇÃO DA EBIT

A empresa conta com um sistema de reputação por medalhas, no qual cada tipo de medalha expõe o status de uma loja virtual para os internautas / consumidores online que estão navegando na internet.

Atualmente, a empresa trabalha com cinco tipos de medalhas, são elas:

Medalha de Avaliação

Esta medalha leva o logotipo Ebit na cor vermelha.

Medalha Ebit para lojas com poucos feedbacks de consumidores
Medalha Ebit para lojas com poucos feedbacks de consumidores

Ela demonstra que a loja virtual está em avaliação há menos de 90 dias e, por isso, ainda não tem dados suficientes.

Medalha de Bronze

Esta medalha leva o logotipo da empresa com fita na cor verde e indica status “Boa”.

Medalha para lojas com boa reputação
Medalha para lojas com boa reputação

Ela demonstra que a loja virtual fez no mínimo 70% de entregas no prazo e obteve ao menos 70% de aprovação dos consumidores.

Medalha de Prata

Esta medalha leva o logotipo Ebit cercado pela cor cinza e indica status “Muito boa”.

Medalha Ebit para lojas online com reputação muito boa
Medalha Ebit para lojas online com reputação muito boa

Ela demonstra que a loja virtual fez no mínimo 75% de entregas no prazo e obteve ao menos 75% de aprovação dos consumidores.

Medalha de Ouro

Esta medalha leva o logotipo da empresa com fita na cor laranja e indica status “Ótima”.

Medalha para sites de e-commerce com ótima reputação
Medalha para sites de e-commerce com ótima reputação

Ela demonstra que a loja virtual fez no mínimo 80% de entregas no prazo e obteve ao menos 80% de aprovação dos consumidores.

Medalha de Diamante

Esta medalha é um diamante azul que indica status “Excelente”.

Medalha para lojas online com reputação excelente
Medalha para lojas online com reputação excelente

Ela demonstra que a loja virtual fez no mínimo 85% de entregas no prazo e obteve ao menos 85% de aprovação dos consumidores.

Acesse e leia também o artigo “O que é branding“. Dessa maneira, fique sabendo como melhorar a forma como os consumidores percebem a sua marca e-commerce.


COMO A EBIT COLETA AS AVALIAÇÕES DE CONSUMIDORES

Para avaliar as lojas virtuais e lhes conferir medalhas, a Ebit coleta respostas de satisfação dos consumidores / usuários das mesmas.

O processo funciona da seguinte forma:

1 – Você cadastra sua loja virtual na Ebit e torna-se uma empresa conveniada;

2 – Se o consumidor fizer uma compra na sua loja, a Ebit lhe convida a responder três pesquisas;

4 – Na primeira, o consumidor avalia o quanto gostou de comprar na sua loja online;

5 – Na segunda, ele avalia o pós-venda;

6 – Na terceira, ele avalia a entrega do produto e satisfação geral.

Enfim, o resultado percentual dessas pesquisas gera o status da sua loja online em formato de medalha.

Acesse e leia também o artigo “Brandformance“. Aprenda, assim, a usar o Marketing de resultados para construir uma marca com ótima reputação.


COMO OBTER A CERTIFICAÇÃO EBIT PARA SUA LOJA VIRTUAL

Para obter a certificação Ebit, siga o passo a passo em seguida:

1 – Acesse o site da Ebit;

2 – Na sequência, cadastre a sua loja virtual na página de adesão;

3 – Logo depois de ser aprovado, implemente a medalha de certificação na sua loja virtual;

4 – A seguir, insira o banner de pesquisas de satisfação na página de fechamento de compra;

5 – No fim, contate a Ebit para validar a integração.

Vá para a página de adesão da Ebit e inicie seu cadastro
Vá para a página de adesão da Ebit e inicie seu cadastro

Com efeito, depois disso o seu site e-commerce passará a ser avaliado pelos seus clientes.

Acesse e leia também o artigo “Reclame Aqui“. Descubra, dessa forma, o que fazer se a sua loja virtual receber uma queixa.


VANTAGENS DE OBTER A CERTIFICAÇÃO EBIT

Ao obter e integrar a certificação e a medalha Ebit em sua loja online, você obtém benefícios como:

Mais credibilidade:

Ao visualizarem a medalha Ebit (seja ela qual for) no seu site e-commerce, os consumidores logo fazem a seguinte conexão mental: “se ela está cadastrada na Ebit, então é confiável”. Isso sem dúvida os deixa mais tranquilos para fazerem compras online.

Mais feedback dos consumidores:

Hoje, a avaliação de clientes é a informação mais relevante no e-commerce. Sendo assim, mais do que nunca a medalha Ebit é fundamental para influenciar os consumidores a comprarem na sua loja online.

Acesse e leia também o post “Como aumentar as vendas da minha loja virtual“. Assim, tenha acesso a 10 formas de ampliar a conversão no seu site e-commerce.


COMO CONQUISTAR UMA ÓTIMA REPUTAÇÃO VIA EBIT

Para conquistar uma ótima reputação para o seu site e-commerce via Ebit aposte na melhoria contínua.

As pessoas precisam acreditar na sua marca para que você possa vender mais
As pessoas precisam acreditar na sua marca para que você possa vender mais

Otimize, por exemplo:

  • A usabilidade da sua loja online;
  • O sistema de logística e entregas;
  • Os sistemas de pagamentos;
  • O atendimento;
  • O pós-vendas;
  • O mobile commerce;
  • A integração omnichannel dos seus canais de vendas com o site.

E, por fim, esteja atento às novidades do mercado (como a da entrega com drones, por exemplo). Antecipe-se a elas, isto é, chegue na frente dos seus concorrentes.

Acesse e leia também o artigo “Usabilidade e-commerce“. Dessa maneira, conheça 10 boas práticas de acessibilidade para sua loja virtual.