Esse post é uma caixinha de surpresas. No título, eu disse que ele se trata de 7 dicas para você fazer sucesso com sua loja virtual, mas na verdade, ele possui dicas dentro das dicas, o que o torna muito mais poderoso do que eu imaginava quando comecei a escrevê-lo. Confira:
1. Planejamento
Estar no e-commerce é como estar em um barco pesqueiro, no qual saber onde está e onde quer chegar não é o bastante. Você precisa conhecer a fundo o peixe que tem nas mãos (o produto), para quem irá vendê-lo (público-alvo), como (canais de vendas e distribuição), quando (curto, médio e/ou longo prazo) e por que (sua missão de vida e/ou missão da empresa). Sem essa orientação, você corre o risco de ficar à deriva.
Ferramentas para o planejamento existem aos montes. Confira esses posts, nos quais abordei algumas delas:
• Três tipos de Plano de Negócios para e-commerce
• Plano de Marketing para e-commerce: como fazer?
• Como fazer um Plano de Marketing Digital para loja virtual
• Otimize o modelo de negócio do seu e-commerce
• 5 passos para o planejamento de Marketing Digital
2. Cliente
Todo consumidor quer, basicamente, amenizar suas dores e/ou conseguir aumentar seu desempenho em alguma atividade ou situação da vida. Cabe a você conhecer o máximo que puder sobre essas dores e desejos de desempenho dos clientes para, assim, conseguir lhes oferecer os produtos mais adequados na sua loja virtual.
Leia mais sobre isso em:
• Aprenda encaixar descrições de e-produtos aos e-consumidores
• 4 passos para lidar com reclamações de e-consumidores
• 5 dicas para lidar com clientes insatisfeitos no e-commerce
3. Tecnologias
No mundo moderno, um uma loja virtual não pode ser mais como o primeiro site e-commerce do mundo publicado na web em 1994 e replicado em 2004 pela Pizza Hut, o qual era uma página estática com campos para o e-cliente colocar o nome, endereço, telefone e botão continuar.
Hoje, os e-commerces precisam contar com tecnologias móveis, possuir escalabilidade e responsividade. Leia os artigos a seguir para se aprofundar nesse tema:
• Como fazer uma implantação de e-commerce escalável?
• Brastemp lança mobile first via plataforma Vtex
• Mobiles batem recorde no comércio eletrônico
• Consultoria e-commerce para layout de loja virtual
4. Logística
Quando o seu negócio digital é pequeno, você pode usar o seu escritório ou a garagem para armazenar seus produtos. Mas quando o porte aumenta para médio ou grande, você terá que prover outras soluções como a terceirização do armazém e dos serviços de entrega, por exemplo.
Reflita mais sobre essa questão importantíssima para o sucesso do seu e-commerce por meio desses artigos que selecionei para você:
• Logística e-commerce: empresas testam entrega via bicicleta
• Dicas eficazes para implantar logística no e-commerce
• Frete e-commerce: entregas demoram até 46 dias no Brasil
• Amazon quer criar fábricas móveis e produzir durante a entrega
5. Credibilidade
Nenhum cliente quer dar um tiro no próprio pé. Todos querem comprar de quem é confiável. Por isso, a credibilidade é importante no comércio eletrônico. Sites que não passam credibilidade vendem pouco e/ou não vendem nada.
Entenda como é possível aumentar a credibilidade da sua loja virtual e, assim, vender mais:
• Avaliação e-commerce Sebrae expõe abandono de carrinho
• Empresa lança selo de “compra segura” para lojas virtuais
• Estratégias e-commerce para a terceira idade
• Segurança e-commerce: o que preocupa os latino-americanos?
• Segurança para loja virtual
6. Usabilidade
Você pode usar as melhores tecnologias para produzir e publicar uma loja virtual, mas se ela não tiver usabilidade, nenhum sucesso ela alcançará. A usabilidade é o que faz com que o acesso a um determinado site e-commerce e ao uso de suas ferramentas e recursos seja extremamente simples, intuitivo e fácil.
Saiba mais sobre esse tema nos artigos:
• Quando um botão faz toda a diferença no Design e-commerce
• Como usar a Teoria do Design no e-commerce
• Como vender mais com as estratégias da Amazon
7. Divulgação
A cereja do bolo do sucesso da sua loja virtual é a publicidade, a qual deve ser nutrida nos períodos de baixa e de alta a fim de manter a sua marca na mente e no coração dos consumidores e, assim, fazer com que estes se lembrem mais da sua loja virtual ao longo dos dias, das semanas, dos meses, dos anos.
Eis alguns posts que você vai adorar sobre publicidade para lojas virtuais:
• 51 boas ideias para divulgar sua loja virtual
• Por que um e-commerce deve anunciar em períodos de crise?
• Como fazer merchandising na web?
Espero que você tenha gostado de ler e refletir sobre este artigo tanto quanto eu gostei de escrevê-lo. Não se esqueça de curti-lo e compartilhá-lo nas redes sociais com os seus amigos e colegas de trabalho!