O ramo de moda online vende mais produtos via computadores desktop do que por meio de dispositivos móveis, segundo a pesquisa “Comportamento de Consumo Online no 1º Semestre de 2019”.
O estudo que acaba de ser lançado pela empresa de People Marketing, Social Miner, analisou sobretudo os seguintes tópicos:
- Vendas
- Visitas
- Consumo por dispositivo
- Preço e Ticket
Para tanto, foram utilizados os dados de 15% de cadastros correspondentes aos sites de e-commerce de moda da base de 36 milhões da Social Miner.
Saiba mais sobre essa pesquisa em seguida.
Acesse e leia também o artigo “Lojas online”. Descubra desse modo os motivos pelos quais a abertura de sites de e-commerce aumentou 40% nos últimos 12 meses
DESTAQUES DA MODA ONLINE SEGUNDO PESQUISA DA SOCIAL MINER
O relatório conta com 21 páginas e pode ser baixado em arquivo PDF diretamente do site da Social Miner.
Com efeito, dentre os destaques do estudo observa-se que no primeiro semestre de 2019 do mercado de moda online:
- 28% é a representatividade de vendas de São Paulo, estado melhor classificado no período
- 67% é a representatividade de vendas do Sudeste, região do Brasil com melhor desempenho
- 19% é a representatividade de vendas em junho, mês com melhor performance na área Moda
- 48% é a representatividade dos desktops no quesito “visitas por dispositivo”
- 52% é a representatividade das tecnologias móveis no quesito “visitas por dispositivo”
- 68% é a representatividade de vendas nos desktops
- 32% é a representatividade de vendas nas tecnologias móveis
Enfim, a pesquisa demonstrou que o Ticket Médio do ramo (com base no banco de dados da Social Miner) no último semestre foi de R$ 293,83.
Acesse e leia também o post “Como montar um e-commerce de moda”.
SETOR DE MODA: COMO VENDER MAIS NO DESKTOP E NO MOBILE
Como se pode observar no relatório da Social Miner, o setor de moda online comercializa mais produtos por meio dos computadores de mesa do que via smartphones.
O que fazer, então, para melhorar as vendas nos dois tipos de dispositivos?
Pois bem, o primeiro passo é contar com uma loja virtual responsiva.
Isto é, é preciso ter um site que se molda e se adapta aos diferentes tamanhos e formatos de telas.
Assim é possível proporcionar uma boa experiência de compras em múltiplos suportes.
Além disso, nos smartphones, é fundamental ficar atento à disposição dos botões “Comprar”.
Estes precisam estar ao alcance da chamada “Zona do Polegar”.
Ademais, é importante lembrar que a maioria das lojas online brasileiras recebem de 100 a até 10.000 visitantes únicos mensais.
Destes, só 1% compra.
Sendo assim, lojas como estas realizam entre 1 e 100 vendas por mês.
Se levarmos em conta o Ticket Médio mencionado anteriormente veremos que uma loja desta pode faturar aproximadamente entre R$ 293,00 (1 venda) a até R$ 29.300,00 (100 vendas) a cada 30 dias.
Isso representa um faturamento anual de R$ 3.500,00 a até R$ 351.600,00.
Seja como for, está claro que quanto mais visitantes únicos uma loja tiver, mais vendas acontecem.
E só há um jeito de obter visitantes únicos, que é por meio do Marketing e principalmente via Marketing Digital.
E para finalizar, se você já é ou pretende entrar no setor de moda, invista em uma plataforma e-commerce top de linha como a VTEX.
Isso sem dúvida lhe permitirá criar uma loja virtual responsiva, escalável e de alto desempenho.