E-commerce Magazine Luiza distribui cupons de R$ 1 mil devido a erro no sistema

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Mas será que foi um erro mesmo ou foi uma estratégia de Marketing?

Suposto erro no sistema do e-commerce Magazine Luiza beneficia consumidores com cupons de R$ 1 mil
Suposto erro no sistema do e-commerce Magazine Luiza beneficia consumidores com cupons de R$ 1 mil

Imagine acessar o aplicativo de uma grande loja virtual brasileira e se deparar com um descontão de R$ 1 mil. Pois foi exatamente isso o que aconteceu no e-commerce Magazine Luiza.

Mas, enfim, será que isso foi um erro ou uma estratégia de Marketing?

Saiba mais sobre o desdobramento desta história em seguida.

Acesse e leia também o post “Raia Drogasil compra Onofre”. Confira, desse modo, como essa aquisição vai movimentar o varejo farmacêutico online e offline.


ERRO NO SISTEMA VIRA PROMOÇÃO NO E-COMMERCE MAGAZINE LUIZA

Eram por volta das 4h do dia 11 de julho de 2019, quinta-feira, quando alguns internautas que navegavam no aplicativo do Magazine Luiza se depararam com um super desconto.

O app estava concedendo um cupom de R$ 1 mil para compras acima de R$ 1 mil, ou seja, uma promoção irresistível.

Sem demora, esses internautas adquiriram televisores, notebooks e smartphones caros pagando apenas R$ 50,00 a R$ 400,00.

Nas redes sociais, algumas pessoas publicaram posts sobre os produtos que conseguiram comprar. Outras, porém, sobre a frustração de não terem visto do cupom.

Todavia, não se sabe quantas pessoas conseguiram realizar uma compra.

Posteriormente, a varejista informou que a promoção só ocorreu por conta de um erro no sistema. Apesar disso, a empresa afirmou vai entregar os produtos comprados.

Acesse e leia também o artigo “Promoção compre e ganhe“. Aprenda, então, a realizar sorteios no e-commerce sem violar a lei.


ERRO OU ESTRATÉGIA DE MARKETING?

E aí, hein? O e-commerce Magazine Luiza errou ou realizou uma ação de Marketing?

O fato é que na manhã da mesma quinta-feira, o assunto já estava no trend topics do Twitter.

Depois, no decorrer do dia, o perfil do Twitter “Lu do Magalu” publicou um post no qual mencionava o seguinte texto:

“Galera, vocês viram que essa madrugada eu buguei, né? Quem nunca!”

Na sequência, o perfil solicita que os internautas baixem o app da empresa.

No fim, de acordo com o UOL Economia, o  presidente do magazine, Frederico Trajano, teria decidido transformar o episódio em ação de Marketing só depois do “erro”.

Seja como for, para engajar mais internautas no app, a varejista já avisou que a ação poderá se repetir no futuro.

Acesse e leia também o post “Marketing Digital para pequenas empresas“.


USANDO O MARKETING PARA CAUSAR IMPACTO

O Marketing conta com várias estratégias que possibilitam divulgar um comércio eletrônico como o seu de um jeito convencional, isto é, que todo mundo faz.

Entretanto, se você quiser causar um impacto extra, daí é preciso ir além do convencional.

A título de exemplo, no período em que foi CEO da Pepsi, o empresário britânico Kevin Roberts metralhou (com balas de borracha) uma vending machine da Coca-Cola durante uma convenção de vendas que tratava sobre a concorrência entre as duas empresas, no Canadá.

Imagine um cara com uma metralhadora metendo balas em uma máquina de refrigerantes. Antes que você me pergunte, tudo isso foi feito com o consentimento da Royal Canadian Mountain Police.

Machine vending da Coca-Cola. Foto meramente ilustrativa.
Machine vending da Coca-Cola. Foto meramente ilustrativa.

Na sequência, a equipe de Roberts explodiu a máquina para dar um efeito especial à encenação.

Nas três semanas seguintes, segundo o próprio Roberts, a mídia abordou o episódio em toda a parte, sempre com o slogan: “Aqui está a Pepsi. Vai passar pela Coca-Cola”.

Obviamente, você não precisa ir tão longe.

Basta fazer como o Magazine Luiza, cuja promoção de R$ 1 mil  totalmente fora do convencional atraiu a atenção de muita gente. Não dá para saber exatamente se foi um erro ou se foi uma ação de Marketing proposital, mas o que importa?

O que importa é que deu certo! =)