Simples e direto, Merchandising é a palavra que nomeia o conjunto de técnicas de Marketing voltadas ao lançamento ou promoção de uma marca de produto ou de empresa para que esta se torne mais visível, mais conhecida e mais desejada pelas pessoas que compõem o mercado.
Para nós brasileiros, o termo “Merchandising” ficou bastante popular depois que o comunicador Milton Neves passou a promover produtos de diferentes marcas durante os programas esportivos vespertinos que apresentava na Rede Bandeirantes e Rede Record nas décadas de 1990 e 2000. Sua habilidade com o tema era tamanha que ele passou a ser parodiado com o personagem Merchan Neves (criado pelo humorista Carlinhos Silva).
Da TV para a web, algumas empresas como a Chevrolet, a Azul e a Castelo Alimentos, por exemplo, têm descoberto o potencial das lojas virtuais para a comercialização de produtos de merchandising como canecas, canetas, camisetas, bonés, chaveiros, maquetes e mascotes, o que lhes ajuda na divulgação das suas linhas de produtos e serviços.
Além da comercialização de produtos de Merchandising, a maioria das empresas que possui loja virtual criada em uma plataforma e-commerce dessas mais modernas utiliza recursos de promoção como:
• Envio de publicidade via e-mail com produtos relacionados às últimas compras feitas pelo cliente no site e-commerce da empresa
• Criação de banners com produtos específicos e preços mais em conta do que nos sites dos concorrentes
• Oferecimento de produtos extras por meio da apresentação do botão “comprar junto” depois que um consumidor seleciona um item no carrinho
• Trabalho estratégico com cores, imagens, fotografias, desenhos, áudios e tudo o mais que causar impacto na mente e no coração do e-consumidor
• Oferecimento de cupons com descontos, brindes, descontos progressivos, vale compras, vale presentes e muito mais!
Em resumo, ao fazer Merchandising na web, sua empresa aumenta a exposição e a visibilidade em relação aos produtos similares dos concorrentes, transforma o ato da compra em um evento gerador de felicidade, amplia a fidelidade do consumidor em relação às suas marcas e, consequentemente, aumenta as vendas e os lucros. Simples assim!