Entrar no Facebook vale a pena? Criar uma fanpage para a sua loja virtual pode de fato acrescentar valor ao seu comércio eletrônico?
Pois bem, antes de mais nada vamos conhecer um pouco mais sobre esta mídia social.
O QUE É O FACEBOOK?
Fundada em 2004 por Mark Zuckerberg, Facebook é uma empresa e rede social de mesmo nome, a qual possui hoje mais de 2 bilhões de usuários.
É sem dúvida uma das maiores do mundo.
Ela conta com múltiplos recursos, sendo os seguintes os mais importantes:
• Possibilidade para criação e publicação de posts textuais e audiovisuais
• Fotos e álbuns de fotos
• Fanpages
• Grupos
• Vídeos
• Transmissões ao vivo
• Eventos
• Aplicativos integrados
• Messenger
• Analytics
• Ads
• Botão compartilhar
• Botão de reações
• Marketplace
Como se pode observar, muitos destes recursos são de enorme serventia para o e-commerce. A plataforma Ads, por exemplo, que permite criar e publicar anúncios pagos no Facebook e também no Instagram é um deles.
Todavia, como estudaremos adiante, além de bons recursos, o Facebook possui alguns problemas. Bem, digamos que ninguém é perfeito.
DESVANTAGENS DE ENTRAR NO FACEBOOK
Na atualidade, as principais desvantagens de entrar no Facebook são com certeza:
• A facilidade com que esta rede social permite a veiculação de notícias falsas;
• A captação de dados dos usuários. Dados estes cujos fins não são bem definidos;
• Violações de segurança que possibilitam repasse indiscriminado de dados dos usuários para terceiros como no episódio da Cambridge Analytica;
• Episódios de bullying, assédio, violência e proliferação do ódio são constantes nesta e em outras redes sociais.
Felizmente, o Facebook tem também vantagens, muitas das quais para lojistas virtuais como você.
VANTAGENS DE ENTRAR NO FACEBOOK
São vantagens de usar o Facebook:
• Se você considerar que cada usuário desta rede social é um consumidor, então você tem no Facebook um mercado com mais de 2 bilhões de consumidores (30% da população mundial);
• Nesta rede social é possível criar conteúdo orgânico viral, que poderá ser compartilhado pelos usuários da sua cidade, estado, país, continente e além, o que com certeza aumentará sua base de fãs;
• O Gerenciador de Anúncios do Facebook permite criar anúncios segmentados para grupos de pessoas com o mesmo perfil. Sendo assim, você poderá apresentar seus produtos e fazer suas promoções apenas para o público que realmente interessa;
• As pessoas consomem conteúdo de maneira diferenciada. Algumas curtem textos e fotos, outras vídeos, outras ainda preferem ilustrações ou infográficos. Por fim, há as que curtem conteúdo ao vivo. Tudo isso é possível fazer e publicar no Facebook, e além disso pode ser aproveitado para divulgar seu comércio eletrônico.
Como se pode notar, assim como em qualquer outra rede social, há coisas boas e ruins no Facebook.
Enfim, neste cenário, você só precisa saber se o Facebook vale a pena para a sua empresa especificamente.
CONCLUSÃO: ENTRAR NO FACEBOOK COMPENSA?
A resposta para esta questão é que pode compensar para algumas empresas e para outras não.
Desse modo, só há um jeito de saber se ela será boa ou não para você: experimentando-a.
Comece criando uma fanpage no Facebook. Depois, publique posts orgânicos regularmente e teste a plataforma de anúncios. Continue experimentando novas ferramentas.
Lembre-se, você pode contratar uma agência de Marketing Digital para criar campanhas sob medida para a sua empresa e-commerce no Facebook e em outras plataformas.
Com isso, você terceiriza o Marketing e cuida apenas da atividade-chave da sua loja virtual.
Se, por um acaso, a sua experiência não der certo, então não tenha medo de “sair pela direita” como no desenho do Leão da Montanha ou como a Folha de São Paulo, a Lush e suas submarcas, a Whetherspoons, Tesla, SpaceX e Playboy, por exemplo, que nos últimos anos abandonaram esta rede social.
ALÉM DO FACEBOOK
Além de experimentar o Facebook, você pode tentar um lugar em outras redes sociais interessantes, tais como o Pinterest, o Twitter, o LinkedIn e o Instagram, entre outras.
Encontre o seu lugar nas redes sociais, conquiste as pessoas, encaminhe-as para a sua loja virtual e faça mais vendas!