Aumentar o tráfego para site e-commerce é certamente uma tarefa de extrema urgência para gestores como você. No Brasil, a cada 100 visitantes únicos, apenas 1 compra. Então, é importante aumentar o número de visitantes para, assim, vender mais.
Pois bem, você lembra do garoto propaganda das Casas Bahia que perguntava “Quer pagar quanto?”. Assim como ele, agora eu é que te pergunto: “Quer vender quanto?”. Decerto, a sua resposta para esta questão é que vai definir o quanto você terá que investir em divulgação.
- Assim que puder acesse e leia também o artigo “Metas de vendas no e-commerce” para saber como criar as suas metas adequadamente.
Todavia, seja lá quanto for o seu investimento, comece agora!
TRÁFEGO PARA SITE: TRÊS FORMAS DE DIVULGAR E OBTER MAIS VISITAS AGORA
Existem basicamente três formas de obter tráfego para site:
- Marketing Digital
- Marketing tradicional
- Assessoria de comunicação
Simples assim, se bem que cada uma dessas formas se desdobra em múltiplas outras, como estudaremos adiante.
COMO OBTER TRÁFEGO COM MARKETING DIGITAL
O Marketing Digital abrange uma porção de ferramentas que possibilitam divulgar produtos, serviços, marcas e atividades de uma empresa como a sua no ambiente digital.
Por exemplo, são ferramentas de Marketing Digital que podem ser utilizadas para obter mais tráfego para site e-commerce:
- SEO para e-commerce
- Links patrocinados para e-commerce
- E-mail Marketing para e-commerce
- Comparadores de preço
- Blog e-commerce
- Vídeo para e-commerce
- Mídias Sociais Ads
- Infográficos
- E-books
Vale lembrar, estas são apenas as ferramentas mais usadas.
A lista é grande e as possibilidades do Marketing Digital são, de fato, imensas.
Contudo, há ainda outro tipo de Marketing que você pode realizar para gerar mais tráfego para site.
COMO OBTER MAIS TRÁFEGO PARA SITE COM MARKETING TRADICIONAL
O Marketing tradicional abarca um conjunto de ferramentas que permitem divulgar produtos, serviços, marcas e ações de uma empresa ou instituição no ambiente offline.
São, por exemplo, ferramentas de Marketing tradicional:
- Publicidade impressa em jornais, revistas e outros periódicos
- Publicidade impressa em panfletos e folhetos em geral
- Marketing impresso em chaveiros, agendas, ímãs e outros brindes
- Publicidade em outdoor, carro de som, grafites e outros meios nas ruas
- Publicidade em rádios e TVs
Se você usar um pouco de criatividade, poderá integrar formatos de Marketing tradicional com o Marketing Digital.
É o caso sobretudo do uso de QR Codes.
Os QR Codes possibilitam que os consumidores usem aplicativos para escanear o código de um meio impresso, o que os conduz para um meio online como o seu site e-commerce ou uma página de venda de produto dentro deste.
É isso!
Ademais, além de usar o Marketing Digital e tradicional para obter mais tráfego para sua loja virtual, você também poderá usar a Assessoria de Comunicação.
COMO OBTER MAIS TRÁFEGO PARA SITE COM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Assessoria de Comunicação compreende um grupo de ferramentas e serviços que visam ampliar a boa reputação e influência de uma empresa frente aos colaboradores, consumidores, fornecedores e investidores no mercado.
São ferramentas de Assessoria de Comunicação:
- Comunicação Integrada
- Comunicação Corporativa
- Assessoria de Imprensa
- Comunicação Interna
- Gestão de reputação
- Social Listening
- Media Training
- Propagadores de notícias (Maxpress, PR Newswire, Dino, etc.)
Como se pode observar, se tiver uma boa Assessoria de Comunicação você poderá aumentar a influência do seu e-commerce e gerar mais visitas diretas.
O Google “ama” visitas diretas, aquelas nas quais os consumidores digitam a URL do seu site no navegador sem passar por nenhum outro meio.
As visitas diretas revelam aos buscadores como o Google que a sua marca é estimada no mundo offline.
A estima que as pessoas têm por uma marca é fator de ranqueamento.
COMO CRIAR CAMPANHAS DE MARKETING DIGITAL, TRADICIONAL E ASSESSORIA?
Para contar com boas campanhas de Marketing Digital, as quais irão aumentar o tráfego no seu site e-commerce, o ideal é contratar uma agência de Marketing Digital.
Esse tipo de agência reúne múltiplos profissionais, cada qual com uma especialidade, o que torna possível criar campanhas em variados canais e solucionar problemas com mais qualidade e mais rapidamente.
Isso sem falar que, se contratar uma agência, você não precisará registrar funcionários e arcar com os encargos que isso gera, comprar equipamentos e softwares, e nem realizar treinamentos ou fazer a manutenção de um departamento de Marketing, o que custa bem caro.
Além de custar caro, um departamento de Marketing vai consumir boa parte do seu tempo e tirá-lo do comando da principal atividade da sua empresa.
Creio que não seja isso o que você quer, certo?
Enfim, essa dica serve também para o caso de você pretender trabalhar com Marketing tradicional e com Assessoria de Comunicação.
Isto é, contrate uma agência especializada nestes setores se achar necessário.
Dessa maneira, além de obter mais tráfego para o seu site e-commerce, você terá mais tempo e mais dinheiro para pensar e investir na expansão do seu comércio eletrônico.