Os workspaces do VTEX IO são ambientes de programação que comportam diferentes versões de um mesmo elemento. Desse modo, um desenvolvedor pode alterar o código deste elemento em um workspace sem interferir no trabalho feito por outro desenvolvedor em outro workspace e sem interferir na versão online.
Antes de continuar o tema deste post, vale informar para quem não sabe, que VTEX IO é um sistema low-code que possibilita desenvolver, personalizar e evoluir componentes, aplicativos e lojas virtuais inteiras por meios declarativos e métodos do tipo “apontar e clicar, arrastar e soltar”.
Neste contexto, os workspaces do VTEX IO permitem criar várias versões de um elemento sem que uma interfira na outra. Assim é possível avaliar cada versão separadamente antes de publicá-las. Isto é, é possível testar as versões em off e depois fazer uma transição perfeita para o online.
Dessa maneira, os workspaces do VTEX IO proporcionam maior praticidade para desenvolver elementos complexos, que demandam o trabalho de vários desenvolvedores. Além disso, eles proporcionam maior agilidade ao processo de desenvolvimento, entre outras vantagens.
TIPOS DE WORKSPACES DO VTEX IO
Existem três tipos de workspaces do VTEX IO. De acordo com o e-book “Conceito de workspaces” produzido pelo front-end da Agência e-Plus, Evailson Barbosa, para a edição 2022 do Quadrante VTEX, estes workspaces funcionam da seguinte forma:
- Master: é o workspace que está no ar. Desse modo, todas as mudanças feitas dentro dele refletirão na loja virtual ou componente em desenvolvimento. Com efeito, este workspace exerce influência direta no conteúdo online, ficando visível aos usuários finais;
- Development: esse tipo de workspace é o único que permite linkar apps e temas. Quando um app ou tema está linkado neste workspace, todas as mudanças no código se refletem de forma instantânea. Isso torna o processo de desenvolvimento mais ágil;
- Production: imita o ambiente que está no ar. Sendo assim, todas as limitações que existem neste ambiente estão presentes também no workspace master. Os workspaces production, enfim, dão suporte ao tráfego de produção e podem ser usados para realização de testes AB.
VANTAGENS
As principais vantagens dos workspaces do VTEX IO é que eles permitem alterar as versões dos elementos sem que uma versão interfira na outra e sem que as alterações interfiram na versão que está no ar. Assim é possível testar tudo offline antes de prosseguir para a publicação online.
Além disso, os workspaces do VTEX IO possibilitam que vários desenvolvedores trabalhem em um mesmo elemento, o que permite agilizar o serviço. Por essas e outras, a plataforma VTEX IO tem sido cada vez mais utilizada na produção de lojas virtuais e apps de e-commerce.
Assim que puder clique em “Migrar para VTEX IO” e descubra se vale a pena fazer isso!