Whirlpool: um case de sucesso com tecnologias VTEX

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Multinacional do setor de eletrodomésticos melhorou o atendimento e as vendas em vários canais!

A indústria global fabricante de geladeiras e outros eletrodomésticos, Whirlpool, usa as tecnologias VTEX para potencializar seu e-commerce em diferentes regiões. Foto meramente ilustrativa: @fabrikasimf
A indústria global fabricante de geladeiras e outros eletrodomésticos, Whirlpool, usa as tecnologias VTEX para potencializar seu e-commerce em diferentes regiões. Foto meramente ilustrativa: @fabrikasimf

Olá, olá, amigos e amigas da Agência e-Plus, tudo bem? Neste artigo, nós vamos continuar apresentando a série sobre os grandes cases de sucesso da VTEX. Iniciamos esta série em janeiro de 2023 e, desde então, já mostramos aqui os cases do Carrefour, Aramis, Ri Happy, Decathlon, Under Armour, Samsung, Unilever, Electrolux, Sony, Motorola, Swift, Mondelēz, Colgate, L´Oréal, C&A, Panasonic, Oster e Coca-Cola. Hoje, contaremos a história da Whirlpool, que usa a VTEX há 10 anos. Acompanhe em seguida!

  • Assim que puder clique em “O que é VTEX” e saiba mais sobre essa plataforma de comércio eletrônico!

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HISTÓRIA DA WHIRLPOOL

Indústria centenária fundada em 1911 por Louis, Frederick e Emory Upton nos Estados Unidos, a Whirlpool é reconhecida atualmente como a maior fabricante de eletrodomésticos do mundo. Ela produz e vende geladeiras, fogões, máquinas de lavar e outros produtos.

Seu processo de internacionalização teve início em 1958, quando adquiriu a empresa brasileira Brasmotor. Já nos anos 1980, ela adquiriu outras fábricas no México, China, Índia e países da Europa, entre outros lugares. Em 2006 comprou também a concorrente Maytag por US$2,6 bilhões.

No Brasil, a Whirlpool é a dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid. Além disso, ela é a detentora do e-commerce Compra Certa, que comercializa online smartphones, eletroportáteis, produtos de utilidade doméstica e, é claro, eletrodomésticos.

Atualmente, a Whirlpool está presente na América do Norte, Europa, Oriente Médio, África e América Latina, entre outros mercados. Possui um batalhão de mais de 60.000 funcionários. Ela faturou cerca de US$20 bilhões em 2022.

Desde 2014, esta multinacional é parceira da empresa de tecnologias de e-commerce, omnichannel e comércio unificado, VTEX. Nestes 10 anos, ela realizou uma série de projetos com a VTEX, os quais culminaram em grande sucesso. Confira alguns desses projetos adiante!

O PROJETO DA WHIRLPOOL COM TECNOLOGIAS VTEX

Com o sucesso da parceria realizada em 2014 para os mercados da América Latina, os diretores da Whirlpool decidiram expandir o uso da VTEX globalmente a partir de 2021. Além disso, nos três últimos anos, a Whirlpool realizou outros projetos com a VTEX, entre os quais a captação e uso de dados para melhorar a experiência dos consumidores online; e a integração de tecnologias de pagamento inovadoras. Continue lendo e fique por dentro das soluções desses projetos!

SOLUÇÕES

Confira agora algumas soluções da VTEX utilizadas pela Whirlpool:

Spin Pay:

Em 2021, após contratar os serviços da VTEX para as suas operações de e-commerce em todo o mundo, a Whirlpool aderiu ao conceito de Open Payments. Ela integrou o app financeiro Spin Pay à plataforma e-commerce e, assim, ampliou a oferta de opções de pagamento aos seus clientes online. A empresa passou a fornecer, por exemplo, pagamento instantâneo com PIX e até em 60 vezes com débito automático sem que o cliente precisasse ter um cartão de crédito. Além disso, os pagamentos com PIX passaram a ter descontos;

Reconhecimento e automação de Jornada:

A Whirlpool também integrou ferramentas para o reconhecimento do comportamento do consumidor em cada uma das diferentes etapas da Jornada do Consumidor. E, além disso, passou a usar ferramentas de automação para segmentar e distribuir conteúdo. Com estas soluções, ela conseguiu monitorar com mais detalhes as interações de cada pessoa em seu e-commerce, personalizar o Marketing e reduzir as dificuldades de compra. Assim, com cada consumidor recebendo a comunicação adequada na hora certa, a experiência de compras melhorou, o que aumentou as vendas;

Estratégia multicanal imersiva:

Na etapa de Consideração da Jornada do Consumidor, a Whirlpool começou a usar imagens de produtos em alta definição, recursos 3D, Realidade Aumentada e vídeos. Enquanto isso, no PDV, a empresa iniciou o uso de Realidade Virtual. Isso melhorou a experiência do consumidor em vários pontos de contato;

Personal Shopper VTEX:

Na etapa de Compras da Jornada do Consumidor, a Whirlpool implementou a ferramenta Personal Shopper VTEX. Essa solução possibilita que os consumidores entrem em contato com um vendedor via vídeo ao vivo. Desse modo, ele pode visualizar o produto e tirar dúvidas. E, enfim, o vendedor tem o poder de colocar o produto no carrinho com um clique, restando ao cliente apenas pagar pela compra;

Chat online e Whatsapp:

Para otimizar a comunicação e melhorar o atendimento, a empresa integrou aplicativo de chat e Whatsapp. Isso certamente diminuiu o tempo de atendimento e aproximou ainda mais os consumidores dos vendedores;

e-Ask app

Responda os clientes da sua loja virtual de forma rápida e prática com o app e-Ask desenvolvido pela Agência e-Plus!

Clique no botão a seguir para conhecer e saber como integrar no seu e-commerce!

Conteúdo pós-compra:

Enfim, para os clientes que já compraram, a Whirlpool passou a distribuir conteúdo como tutoriais para uso de seus produtos, informações sobre garantia e dados sobre manutenção, entre outras coisas. A ideia é fidelizar os clientes para que eles comprem mais futuramente.

Vídeo: saiba mais sobre a plataforma VTEX (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Essas e outras soluções proporcionadas pela plataforma VTEX geraram ótimos resultados para a Whirlpool. Fique por dentro de alguns desses resultados logo em seguida!

RESULTADOS DO PROJETO DA WHIRLPOOL COM TECNOLOGIAS VTEX

Com a VTEX, a Whirlpool obteve:

  • 360% (3,6 vezes) de aumento no faturamento na Semana do Consumidor em 2021, nos sites brasileiros da Brastemp, Consul e Compra Certa, em relação à semana de maior sucesso da marca no ano;
  • 25% de taxa de participação nas vendas;
  • 8 (menos de) minutos de tempo de resposta, melhorando a performance nos 55 canais de atendimento com consultores online;
  • 50 (mais de) aplicativos automatizados.

Além disso, a multinacional aumentou a pontuação NPS e começou a alcançar sucesso com modelos de negócios em diferentes regiões. Como se pode ver, a Whirlpool usa VTEX por mais de 10 anos e não é por acaso. Na verdade, é por que a VTEX realmente entrega ótimos resultados. É ver para crer. Implemente e comprove!

COMO IMPLEMENTAR UM PROJETO COM TECNOLOGIAS VTEX?

Para implementar um projeto com as tecnologias VTEX, recorra ao suporte da Agência e-Plus! A Agência e-Plus possui certificado em VTEX desde 2015 e é reconhecida pelo Quadrante VTEX desde 2018, ou seja, por 7 anos consecutivos. Sendo assim, essa agência tem habilitação e credibilidade para criar o design de loja virtual, implantar, testar, configurar, personalizar, realizar o redesign quando necessário, fazer o upgrade de plano, evoluir, escalar, divulgar e gerenciar e-commerce usando essa tecnologia. 

Vídeo: conheça o escritório da Agência e-Plus!

A Agência e-Plus possui 11 anos de atuação no mercado. Nesse meio tempo ela já realizou mais de 400 projetos de e-commerce e Marketing Digital para empresas como a Embelleze (Europa), Wahl Clipper (Latam), Pierre Cardin, Speedo, Polo Play, Zorba, Sonda e Rede Torra, por exemplo, na Argentina, Colômbia, Equador, Costa rica, Espanha, Portugal e Brasil, entre outros países. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e envie uma mensagem para a nossa equipe via aplicativo mensageiro agora mesmo: