WhatsApp Payments ou simplesmente WhatsApp Pay é o sistema de transferência de valores do famoso aplicativo mensageiro de mesmo nome. Ele tem como um de seus recursos mais interessantes a permissão aos varejistas para receberem pagamentos diretamente no chat.
Entretanto, lançado no Brasil na segunda-feira, 15 de junho de 2020, o seu funcionamento foi suspenso pelo Banco Central e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) apenas oito dias depois. O motivo? Fique sabendo em seguida!
Assim que puder clique também em “WhatsApp Business” para conhecer essa ferramenta de negócios ideal para pequenos e médios e-commerces.
WHATSAPP PAY: LANÇAMENTO E FUNCIONAMENTO
Lançado em meados de junho, o WhatsApp Pay é um recurso de transferência de valores. Por meio dele, os usuários de contas pessoais e também comerciais podem receber e enviar dinheiro a partir do ambiente de chat do aplicativo.
Para o comércio eletrônico ele é uma mão na roda de várias formas. Por exemplo, varejistas que possuem conta no WhatsApp Business podem vender os produtos e serviços de seus catálogos usando o WhatsApp Pay como meio de pagamento.
Desse modo, os clientes finalizam as compras via tela de chat do WhatsApp. Isto é, sem precisarem acessar o banco ou outro app de pagamento. Vale lembrar que eles devem cadastrar um cartão de crédito ou débito antes na plataforma. Seja como for, o processo de pagamento fica bem mais prático.
Para usar o sistema, varejistas como você precisam antes configurar uma conta no Facebook Pay. É que o WhatsApp Pay usa a estrutura deste serviço do Facebook. Além disso, também é necessário criar uma conta na Cielo (única adquirente, por enquanto). E, enfim, deve-se fornecer os dados bancários para assim poder receber os pagamentos.
Estava tudo muito lindo até aqui. Só que o Banco Central e o Cade resolveram jogar um balde de água fria no negócio. Em outras palavras, essas duas instituições suspenderam o uso do sistema até segunda ordem. Saiba o motivo adiante!
SUSPENSÃO DO WHATSAPP PAYMENTS
Antes de chegar ao Brasil, o WhatsApp Pay estava em testes na Índia. Uma vez no país tupiniquim, ele seria implementado gradualmente, um pouquinho por semana, até atingir sua totalidade operacional.
Ocorre, porém, que as informações de usuários empregadas nas transações precisam ser repassadas às instituições financeiras e esse envio não pode ser protegido com criptografia ponta a ponta.
De acordo com o WhatsApp, os dados são armazenados em uma rede segura. Mas isso não foi suficiente para convencer o Banco Central, que também tem outras preocupações, “(…) o início ou continuidade das operações sem a prévia análise poderia gerar danos irreparáveis ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) em relação à competição, eficiência e privacidade de dados”, informou a instituição.
Já o Cade, segundo notícia do Infomoney, defende a livre concorrência, “a despeito do estágio inicial de apuração dessa operação, há potencialmente consideráveis riscos à concorrência que merecem ser mitigados ou evitados via intervenção deste Conselho, considerando que os efeitos podem derivar da operação em questão e causar danos irreparáveis ou de difícil reversibilidade nos mercados afetados”.
Enfim, a Circular 4.031 do Banco Central do Brasil institui que o tempo de suspensão pode ser de no máximo 30 dias.
Atualizações
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