Werner Otto: uma biografia

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça o fundador do Grupo Otto!

Werner Otto, o fundador do Otto Group. Imagem: @ottogroup
Werner Otto, o fundador do Otto Group. Imagem: @ottogroup

Werner Otto (1909-2011) foi o fundador do que hoje é conhecido como Otto Group, um conglomerado alemão que reúne empresas de vendas por correspondências, lojas físicas, logística de entregas e até um banco, além de uma das maiores redes de lojas de e-commerce do mundo.

Após viver a infância em Seelow, nos anos 1900, Werner viajou para a cidade de Schwedt, cerca de 75 quilômetros ao norte da Alemanha, onde realizou os estudos primários. Posteriormente, passou a morar 43 quilômetros ainda mais ao norte, em Prenzlau, onde cursou a escola secundária.

A mãe de Werner Otto, Frieda, morreu em 1910 após dar à luz uma filha quando ele tinha apenas um ano de idade. Já o pai, Wilhelm, era um varejista e foi provavelmente dele que Werner herdou o gosto pelo empreendedorismo.

Logo depois dos estudos secundários, Werner Otto realizou um aprendizado comercial. Em seguida, iniciou seu próprio negócio de varejo na cidade de Szczecin, na Polônia. Em 1934, acredite, a polícia o prendeu por dois anos por divulgar panfletos.

Após a Segunda Guerra Mundial, em 1948, Werner estabeleceu-se em  Hamburgo, que estava sob o controle dos ingleses, e fundou nesta cidade uma fábrica de calçados. Um ano adiante, em 1949, a fábrica faliu e foi então que ele fundou a empresa de venda por correspondência Otto Versand, que mais tarde passaria a se chamar Otto Group.

WERNER OTTO E SUA TRAJETÓRIA NO GRUPO OTTO

Para divulgar os produtos da Otto Versand, Werner criou um catálogo de 14 páginas encadernado à mão, o qual incluía apenas sapatos. Nos anos seguintes, ele aprimorou e expandiu esse modelo de negócios, passando a oferecer produtos via telefone.

Posteriormente, em 1969, o empresário fundou a ECE, empresa de construção e administração de shoppings centers, e de finanças pessoais. Além disso, criou a Fundação Werner Otto, que apoia pesquisas médicas.

Na década seguinte, Otto deu origem ao Grupo Paramount para investir em imóveis nos EUA. E já em 1995, no início da internet comercial, ele lançou o primeiro site de e-commerce da companhia. Hoje o Otto Group conta com dezenas de empresas subsidiárias como a About You, a Bonprix, a FHG, a Hermes e a Systain, entre outras.

Vídeo: a estratégia de e-commerce do Otto Group (ative a legenda em Alemão e a tradução para o Português nos controles do player no Youtube)

O PODER DO OTTO GROUP HOJE

Atualmente, o Otto Group é uma das maiores empresas da Alemanha e uma das maiores redes de e-commerce do mundo. Na temporada 2021 / 2022 realizou até o momento 16,1 bilhões de euros em vendas, dentre as quais 12,1 bilhões de euros foram vendas no e-commerce (dados do Otto Group em agosto de 2022).

Desde 1981, o grupo é administrado pelo filho mais velho de Werner, o executivo Michael Otto, que com uma fortuna de US $8,3 bilhões, de acordo com dados da Forbes, é um dos homens mais ricos do planeta.

Werner Otto casou-se três vezes e teve cinco filhos. Morreu, enfim, em 2011, aos 102 anos de idade. Ele tinha como lema de sua vida a frase “panta rhei”, que significa “tudo flui”, um conceito do filósofo pré-socrático e “paí da dialética”, Heráclito.

Assim que puder clique em “Pierre Omidyar” e leia a biografia do fundador do eBay!