Web3, também chamada de Web 3.0, é uma versão da rede mundial de computadores, a qual se baseia no conceito de descentralização. Ou seja, ela tende a reduzir o poder de grandes organizações e conferir mais poder aos usuários.
Para atingir tal propósito, a Web 3.0 requererá a combinação de uma rede peer-to-peer, sistema semântico, acesso de alta velocidade, blockchain, inteligência artificial e outras tecnologias. Para que a Web3 possa existir de fato, esses recursos devem atingir a maturidade ao mesmo tempo.
DIFERENÇAS ENTRE WEB1, WEB2 E WEB3
Para entender melhor o que é a Web3 é necessário saber também o que é a Web1 e a Web2. Pois confira a seguir um breve resumo dessas versões da web:
Web1:
Na Web1, os websites contavam com conteúdo estático. A produção de conteúdo era centralizada, ou seja, era uma tarefa feita apenas por empresas. Os internautas, por suas vezes, não tinham como interagir com o conteúdo. Eles não podiam, por exemplo, curtir ou comentar o que quer que fosse. Enfim, eles só podiam ler o conteúdo de forma passiva.
Web2:
Já na Web2, os internautas passaram a ser produtores e publicadores de conteúdo em blogs, sites e redes sociais diversas ao invés de serem apenas consumidores passivos dos conteúdos das empresas. Desse modo, os internautas ganham um alto poder de interação, podendo confrontar as empresas de forma pública e aberta.
Web3:
Na Web 3.0, as máquinas se unirão aos internautas e às empresas na produção de conteúdo. Além disso, o conteúdo será organizado de forma semântica, o que proporcionará maior capacidade de personalização e maior significado para cada usuário. Enfim, ela oferecerá maior autonomia e controle aos usuários.
Como se pode observar, a Web3 tende a oferecer mais poder a cada usuário. Isso pode trazer inúmeras implicações como uma maior dificuldade para punir infratores de todos os tipos, por exemplo. Mas por outro lado, ela tende auxiliar na evolução do e-commerce, o que pode ser ótimo para lojistas como você.
COMO A WEB 3.0 IMPACTA O E-COMMERCE?
Para o e-commerce, a Web3 pode significar uma grande evolução. Ela pode permitir, por exemplo, o uso de criptomoedas no pagamento de produtos. Além disso, por meio de tecnologias como a blockchain, ela pode reduzir as fraudes e proporcionar maior segurança nas transações online.
Mais inteligente, a Web3 tende a possibilitar que as lojas virtuais possam entender melhor cada consumidor. Assim, será possível diminuir as frustrações, as taxas de devoluções e os abandonos de carrinho. Com isso, lojistas como você poderão acertar em cheio o que cada usuário deseja e assim fazer muito mais vendas.
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