Watch Party é um recurso que viabiliza a reprodução de vídeos pré-gravados e/ou ao vivo para os participantes e fãs dos grupos e fanpages do Facebook, os quais podem interagir entre si e comentar o que estão assistindo em tempo real como se estivessem todos em uma sala.
Basicamente, em uma transmissão Watch Party é possível que:
- Você crie e transmita uma playlist de vídeos em tempo real
- Fãs / consumidores de várias regiões assistam sua playlist de vídeos ao mesmo tempo
- Qualquer usuário assista, comente e interaja com o vídeo, com você e com outros usuários
Como se pode observar, este recurso permite que você crie uma poderosa experiência de visualização compartilhada e integrada com o público da sua marca no Facebook.
Desse modo, você pode aumentar o engajamento deste público com a sua marca, entre outras vantagens.
Acesse e leia também o artigo “Facebook Watch“. Saiba, assim, como usar esta ferramenta para divulgar seus produtos na maior rede social do mundo.
VANTAGENS DE USAR O WATCH PARTY NO E-COMMERCE
Ao transmitir vídeos em tempo real via Watch Party no Facebook, você poderá, por exemplo:
- Conferir um senso de comunidade ao seu público de fãs na referida rede social
- Reativar fãs que haviam parado de interagir com a sua fanpage ou grupo da sua loja virtual
- Enviar fãs para páginas de produtos específicas da sua loja virtual
- Obter informações importantes de consumidores de diferentes regiões do Brasil
- Aumentar a interação dos fãs com a sua loja virtual e com a sua marca e-commerce
- Conhecer melhor os gostos dos consumidores que participam das suas páginas na rede social
- Perguntar e saber o que os consumidores gostariam de ver nas próximas transmissões
- Conhecer as opiniões dos espectadores sobre a sua marca, produtos e serviços
- Mostrar que a sua empresa e-commerce se dedica a ouvir seus fãs, consumidores e clientes
- Discutir um treinamento específico com o público de um grupo ou fanpage
- Explicar como usar os seus produtos e serviços
- Educar os seus fãs até que eles comprem seus produtos e serviços
- Comentar uma promoção ou evento que a sua empresa está realizando
Com efeito, você poderá interagir com consumidores de vários lugares do Brasil ao mesmo tempo ao usar esta ferramenta de vídeos.
Isso sem dúvida lhe ajudará a aumentar o seu conhecimento sobre as dificuldades da sua marca chegar até eles, o que lhe permitirá criar e colocar em prática estratégias para melhorias.
Acesse e leia também o artigo “Entrar no Facebook ainda compensa?“.
COMO CRIAR UMA WATCH PARTY NO FACEBOOK
É muito fácil criar uma Watch Party no Facebook:
- Primeiramente, acesse o grupo ou fanpage da sua loja virtual e clique em iniciar nova postagem
- Em seguida, clique nos três pontos para abrir as opções de publicação
- Posteriormente, escolha “Watch Party”
- Na sequência, procure vídeos por palavras-chave ou via menu
- Logo depois selecione os vídeos que pretende exibir e clique em “Concluir”
- Por fim, pressione o botão “Publicar” e aguarde o início da transmissão Watch Party
Ao final da sua playlist de vídeos, você poderá clicar nos três pontos e selecionar “Encerrar Watch Party”.
ANUNCIE SUA WATCH PARTY COM ANTECEDÊNCIA
Sempre que for realizar uma Watch Party anuncie com antecedência.
Crie banners com informações sobre o tema, data e horário em que irá começar a transmissão.
Você pode realizar, por exemplo, o lançamento de um novo produto que acabou de chegar aos estoques da sua loja.
Durante a Watch Party, então, você poderá comentar as funcionalidades e vantagens do produto.
Enquanto o vídeo é transmitido responda às dúvidas publicadas pelos fãs nos comentários.
Acesse e leia também o post “E-commerce no Facebook“. Desse modo, compreenda como o aprendizado de máquina influencia a visualização de posts nesta rede social.
DADOS DOS PARTICIPANTES
Importante dizer que uma vez que a Watch Party é finalizada, os comentários desaparecem.
Por isso, incentive que os participantes entrem em contato com você via Messenger caso eles queiram obter respostas mais detalhadas para dúvidas diversas.
Uma vez no Messenger, cadastre o participante na sua base de dados assim como faria com um consumidor que liga para o seu serviço de telemarketing receptivo.
Em outras palavras, peça no mínimo o nome e o e-mail do consumidor.
Pergunte se você pode inseri-lo na sua lista de E-mail Marketing.
Em caso positivo, “Bingo!”.
Tente finalizar um pedido, mas se não conseguir ao menos já tem o e-mail do consumidor e assim você poderá educá-lo com mensagens de E-mail Marketing até que ele faça uma compra.