Walmart Brasil: depois de encerrar marketplace, rede anuncia omnichannel

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Empresa pretende voltar ao comércio eletrônico no futuro

Walmart Brasil dá um tempo no e-commerce, mas ainda pensa em conquistá-lo
Walmart Brasil dá um tempo no e-commerce, mas ainda pensa em conquistá-lo

A rede Walmart Brasil anunciou na primeira quinzena de maio de 2019 a paralisação das operações de seu marketplace. A loja virtual já havia sido fechada no final de 2017, segundo O Globo. Com a medida, a empresa encerrou de vez as suas operações online no país.

Todavia, ao mesmo tempo, o Walmart revelou que está preparando um modelo de negócios verdadeiramente omnichannel para o futuro. Isso certamente envolverá o retorno da rede ao mundo online.

Acesse e leia o artigo “Linx sistemas” e conheça ferramentas omnichannel para lojas físicas e virtuais


ESTRUTURA DO WALMART BRASIL

Como todos(as) sabem, o Walmart é uma rede de mercados.

Essa rede é controlada por uma private equity com foco em aquisição de empresas, a Advent International.

Hoje, no Brasil, o Walmart conta com 400 lojas físicas, dentre elas:

  • 130 são hipermercados, dos quais 50 serão redefinidos em breve

  • 270 são supermercados, que também receberão investimentos

De fato, dentre as lojas de hipermercados, 20 serão repaginadas em formato de atacarejo.

Atacarejo, para quem não está por dentro, é um modelo de comércio que engloba atributos do atacado e do varejo no mesmo lugar.

Enfim, importante lembrar, dez lojas do grupo de hipermercados serão convertidas em Maxxi Atacado (que atende pequenas e médias empresas).

E outras dez serão transformadas em Sam’s Club (clube de compras da rede).

Ademais, apesar de ter fechado a loja virtual e o marketplace, o Walmart mantém uma página chamada Tabloide Walmart.

No Tabloide Walmart são expostas as ofertas das lojas físicas da rede.

Interface do site Tabloide Walmart
Interface do site Tabloide Walmart

Desse modo, os consumidores podem entrar lá, inserir o CEP, escolher a loja física mais próxima e baixar um documento PDF com as ofertas da mesma.

Acesse e leia também o artigo “Casas Bahia inaugura loja omnichannel em Ouro Fino“.


REFORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA DIGITAL

De acordo com nota informativa da assessoria de imprensa do Walmart, a rede tem planos para retomar o e-commerce.

Entretanto, desta vez, a empresa pretende embarcar em um modelo de negócios verdadeiramente omnichannel.

Acesse e leia também o post “Consumidores omnichannel compram mais e são mais fiéis

Ou seja, a rede busca a integração completa de suas lojas físicas com um talvez futuro site e-commerce e também com outros canais de vendas.

Enquanto isso, outra grande rede de mercados, o Carrefour, viu no episódio uma oportunidade para captar a atenção de novos e-consumidores. A empresa pretende trazer para si, na web, os(as) clientes viúvos(as) do Walmart.