A rede Walmart Brasil anunciou na primeira quinzena de maio de 2019 a paralisação das operações de seu marketplace. A loja virtual já havia sido fechada no final de 2017, segundo O Globo. Com a medida, a empresa encerrou de vez as suas operações online no país.
Todavia, ao mesmo tempo, o Walmart revelou que está preparando um modelo de negócios verdadeiramente omnichannel para o futuro. Isso certamente envolverá o retorno da rede ao mundo online.
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ESTRUTURA DO WALMART BRASIL
Como todos(as) sabem, o Walmart é uma rede de mercados.
Essa rede é controlada por uma private equity com foco em aquisição de empresas, a Advent International.
Hoje, no Brasil, o Walmart conta com 400 lojas físicas, dentre elas:
- 130 são hipermercados, dos quais 50 serão redefinidos em breve
- 270 são supermercados, que também receberão investimentos
De fato, dentre as lojas de hipermercados, 20 serão repaginadas em formato de atacarejo.
Atacarejo, para quem não está por dentro, é um modelo de comércio que engloba atributos do atacado e do varejo no mesmo lugar.
Enfim, importante lembrar, dez lojas do grupo de hipermercados serão convertidas em Maxxi Atacado (que atende pequenas e médias empresas).
E outras dez serão transformadas em Sam’s Club (clube de compras da rede).
Ademais, apesar de ter fechado a loja virtual e o marketplace, o Walmart mantém uma página chamada Tabloide Walmart.
No Tabloide Walmart são expostas as ofertas das lojas físicas da rede.
Desse modo, os consumidores podem entrar lá, inserir o CEP, escolher a loja física mais próxima e baixar um documento PDF com as ofertas da mesma.
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REFORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA DIGITAL
De acordo com nota informativa da assessoria de imprensa do Walmart, a rede tem planos para retomar o e-commerce.
Entretanto, desta vez, a empresa pretende embarcar em um modelo de negócios verdadeiramente omnichannel.
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Ou seja, a rede busca a integração completa de suas lojas físicas com um talvez futuro site e-commerce e também com outros canais de vendas.
Enquanto isso, outra grande rede de mercados, o Carrefour, viu no episódio uma oportunidade para captar a atenção de novos e-consumidores. A empresa pretende trazer para si, na web, os(as) clientes viúvos(as) do Walmart.