As empresas Vtex (desenvolvedora da plataforma e-commerce Vtex) e GhFly (especializada em Marketing) criaram um recurso gratuito que serve para prever os custos dos links patrocinados para e-commerce.
A ferramenta leva em conta os dados de mercado do Google Adwords e é muito fácil de utilizar. Para ter acesso ao sistema, basta entrar no site “Calculadora de palavras-chave”, marcar a opção “Já tenho loja virtual” ou “Não tenho loja virtual”, inserir um e-mail e clicar no botão “Avançar”.
Na página que se abre, em seguida, é necessário selecionar a “Categoria da loja”, a qual poderá ser “Casa e decoração”, “Eletrodomésticos”, “Livros”, “Saúde”, “Telefone e celulares”, “Informática”, “Eletrônicos”, “Esporte e lazer” ou “Brinquedos”.
Na sequência, deve-se escolher uma etapa do funil de vendas que poderá se “Topo” (visa captar os consumidores que ainda não tem um objetivo claro), “Meio” (para captar consumidores que já tem um objetivo e estão refinando as buscas) ou “Fundo” (para captar os consumidores que já se decidiram em relação a um produto e estão muito próximos de fazer uma compra).
Após a escolha da etapa do funil de vendas é preciso inserir o número de visitas desejadas (ou o valor do investimento desejado) para a sua loja virtual e, para finalizar, deve-se clicar sobre o botão “Gerar funil”. Como resultado, a calculadora expõe uma estimativa de quanto você irá gastar para obter as visitas desejadas em sua loja virtual (ou de quantos visitantes obterá com um determinado investimento).
Caso você aprove, o site da ferramenta envia um manual que contém dicas para utilização da calculadora e otimização das campanhas de links patrocinados para e-commerce, entre outras coisas.
Os desenvolvedores, Vtex e GhFly, prometem atualização constante para a calculadora e têm planos para transformá-la em um importante indicador do mercado e-commerce no futuro.