VTEX IO é uma plataforma low-code, isto é, que possibilita desenvolver aplicações por meios declarativos ou por meio de métodos como “apontar e clicar, arrastar e soltar”. Desse modo, ela permite unir componentes pré-programados, além de estilos de design pré-definidos, até transformá-los em uma funcionalidade, um app ou em uma loja virtual, por exemplo.
Com efeito, com a VTEX IO você pode desenvolver, personalizar e evoluir componentes, funcionalidades, apps e lojas virtuais inteiras com mais liberdade, versatilidade, agilidade e segurança em relação às plataformas monolíticas e/ou tradicionais.
Além disso, essa plataforma low-code possui sistema de desenvolvimento baseado em serverless computing. Isso significa que a programação não é feita no servidor, mas em nuvem, o que elimina preocupações com estruturas de TI. Isso sem dúvida gera economias de manutenção para a sua empresa.
Com recursos assim, a VTEX IO confere à equipe de programadores back-end e front-end da sua empesa ou de uma agência e-commerce contratada o poder de criar aplicações e integrações com mais rapidez e eficiência não apenas para a sua loja virtual, mas para o seu negócio omnichannel como um todo.
Índice do Artigo:
- 1 – PRINCIPAIS RECURSOS DA VTEX IO
- VTEX IO Store Framework
- VTEX STORE
- WISIMYG
- PWA
- Serverless computing
- SPA
- APIs GraphQL
- CLI
- Fast Store VTEX
- 2 – WORKSPACES DA VTEX IO
- 3 – O QUE É POSSÍVEL FAZER COM VTEX IO?
- 4 – VANTAGENS DA VTEX IO PARA O SEU NEGÓCIO
- 5 – PERFORMANCE DA PLATAFORMA
- 6 – COMO USAR A PLATAFORMA VTEX IO?
1 – PRINCIPAIS RECURSOS DA VTEX IO
A VTEX IO é uma plataforma low-code completa, com um leque abrangente de ferramentas. Entre os seus principais recursos posso citar, por exemplo:
VTEX IO Store Framework
Loja de componentes prontos voltados para a construção de vitrines, isto é, de storefronts. Ela fornece componentes de e-commerce nativos escritos em JSON. Por meio desta loja você pode criar a frente de loja e gerar experiências de compras abrangentes, entre outras ações.
VTEX STORE
VTEX App Store é a loja de aplicativos do ecossistema VTEX. Essa loja contém apps nativos e desenvolvidos pelos parceiros da VTEX, os quais você pode implantar na sua loja virtual VTEX IO com agilidade. Desse modo, é possível escalar o seu negócio com um tempo de desenvolvimento menor.
WISIMYG
WISIMYG é a sigla para o termo em Inglês “What You See Is What You Get”, que significa “O que você vê é o formato final”. Trata-se de um editor que possibilita visualizar em tempo real as alterações do seu projeto, o que proporciona mais agilidade e praticidade no desenvolvimento.
PWA
PWA é a sigla para “Progressive Web App“, o que em Português significa “Aplicativo de Web Progressivo”. Com este recurso é possível fazer da sua loja virtual um app nativo com funções offline, melhorando assim a experiência dos consumidores.
Serverless computing
Modelo de desenvolvimento nativo em nuvem, o serverless computing permite criar e executar aplicações sem o gerenciamento dos servidores. Em outras palavras, ele possibilita a programação em nuvem, o que reduz custos de TI.
SPA
Sigla para “Single Page Applications“, que significa “Aplicações de Página Única”, uma SPA guarda os dados de HTML, CSS e JavaScript estruturais de uma página e muda apenas o conteúdo requisitado pelo usuário. Assim, uma SPA diminui as requisições ao servidor e gera mais fluidez na navegação.
APIs GraphQL
GraphQL é uma linguagem de consulta e um ambiente de execução do lado do servidor para Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicativos), isto é, para APIs. As APIs GraphQL da VTEX IO reduzem o tráfego na rede e aumentam a performance das aplicações.
CLI
Command Line Interface (CLI) ou Interface de Linha de Comando é um programa que possibilita aos desenvolvedores digitarem linhas de comando em texto para dar instruções de desenvolvimento. Com o CLI da VTEX IO você pode executar diversas ações com praticidade.
Fast Store VTEX
A VTEX IO lhe confere acesso ao Fast Store VTEX, um kit de ferramentas fullstack, que permite aos desenvolvedores trabalhar com tecnologias back-end e front-end com o objetivo de criar lojas virtuais de alta performance. O Fast Store tem bibliotecas de funções, APIs e componentes pré construídos.
Além disso, a plataforma low-code VTEX IO conta com workspaces, que são espaços de trabalho com os quais pode-se fazer mudanças no código sem atrapalhar a experiência dos usuários na loja. Dessa maneira, você pode trabalhar na criação de várias versões de um elemento, testá-las em off e depois fazer uma transição perfeita para o online. Saiba mais sobre isso em seguida!
2 – WORKSPACES DA VTEX IO
Como dito, os workspaces são espaços virtuais de trabalho. Cada workspace funciona de forma independente. Desse modo, uma mudança feita em um deles não interfere no outro. Assim, é possível trabalhar em várias versões de códigos e avaliá-las em separado antes de publicá-las.
A VTEX IO possui três tipos de workspaces. De acordo com o e-book “Conceito de workspaces” produzido pelo front-end da Agência e-Plus, Evailson Barbosa, para a edição 2022 do Quadrante VTEX, tais workspaces funcionam da seguinte forma:
- Master: é o workspace que está no ar. Desse modo, todas as mudanças feitas dentro dele refletirão na loja virtual ou componente em desenvolvimento. Com efeito, este workspace exerce influência direta no conteúdo online, ficando as intervenções feitas nele visíveis aos usuários finais;
- Development: esse tipo de workspace é o único que permite linkar apps e temas. Quando um app ou tema está linkado neste workspace, todas as mudanças no código se refletem de forma instantânea. Isso torna o processo de desenvolvimento mais ágil;
- Production: imita o ambiente que está no ar. Sendo assim, todas as limitações que existem neste ambiente estão presentes também no workspace master. Os workspaces production, enfim, dão suporte ao tráfego de produção e podem ser usados para realização de testes AB.
Os workspaces, como se pode observar, proporcionam maior praticidade e dinâmica ao desenvolvimento de e-commerces. Eles permitem criar lojas virtuais mais complexas e com melhor usabilidade de um jeito muito mais fácil. E além disso eles permitem fazer uma transição perfeita de atualizações na sua loja.
3 – O QUE É POSSÍVEL FAZER COM VTEX IO?
A VTEX IO possibilita que os seus desenvolvedores possam:
- Programar códigos back-end e front-end;
- Construir lojas virtuais, mobile lojas, marketplaces e outros sites de e-commerce;
- Criar templates personalizados para lojas virtuais;
- Desenvolver apps diversos e integrá-los à sua loja virtual;
- Criar vitrines personalizadas de alta usabilidade para o seu e-commerce;
- Integrar apps já existentes à sua loja virtual;
- Produzir ou reutilizar elementos de layout e design customizáveis;
- Testar mudanças em tempo real (em nuvem);
- Produzir componentes configuráveis;
- Evitar duplicações de códigos;
- Reusar componentes em contextos diferentes.
Em outras palavras, com a VTEX IO os programadores são livres para desenvolver, versionar e personalizar aplicações. Além disso, eles podem focar no desenvolvimento de soluções para os diversos canais de vendas da sua empresa, sem se preocupar com a infraestrutura, isto é, com o gerenciamento dos servidores.
Enfim, a VTEX IO possibilita criar o verdadeiro headless commerce (comércio sem cabeça), no qual o desenvolvimento front-end é separado do back-end. Assim é possível obter maior independência e liberdade na criação e na evolução do seu e-commerce.
4 – VANTAGENS DA VTEX IO PARA O SEU NEGÓCIO
Se você é o tipo de empresário que possui um empreendimento que reúne, por exemplo, sites institucionais, lojas físicas e lojas virtuais, entre outros canais de vendas, e pretende unificar tudo (criar um negócio omnichannel), então a VTEX IO é uma ótima solução.
Decerto, com a plataforma low-code VTEX IO você poderá criar aplicações inéditas com relativa facilidade. Por meio dela é possível fazer integrações com mais praticidade. Ela permite realizar customizações livremente e com muita agilidade.
Sendo assim, a VTEX IO auxilia na criação de uma loja virtual única, totalmente personalizada. Além disso, ela facilita a unificação dos mais diferentes canais de vendas, o que permite transformar o seu negócio em um negócio omnichannel.
Com isso, isto é, com recursos integrados e canais unificados você poderá, por exemplo:
- Melhorar a comunicação entre consumidores, clientes, gestores, etc.;
- Sincronizar os canais de vendas e gerar múltiplos fluxos de compras para os seus consumidores;
- Integrar plataformas ERPs e painéis de comando diversos;
- Integrar diferentes sistemas de pagamento;
- Melhorar a logística (estoque e sistemas de entrega e devolução de produtos);
- Integrar apps de chat, de logística e de perguntas e respostas como o e-Ask, entre outros;
- Integrar apps de vitrine, Marketing, suporte, finanças, segurança, privacidade, avaliações, etc,;
- Agrupar informações e facilitar o Marketing Digital para e-commerce.
Todas essas oportunidades proporcionadas pela VTEX IO, a plataformal low-code da VTEX, melhoram a organização do seu empreendimento omnichannel. Dessa maneira, o resultado final é o aumento das vendas e do lucro da sua empresa.
5 – PERFORMANCE DA PLATAFORMA
No blog da VTEX o que não faltam são relatos sobre grandes performances das marcas que usam a plataforma low-code VTEX IO. A NV, por exemplo, 8ª marca do grupo Soma, obteve 62% de crescimento nas vendas após a migração para a VTEX IO em 2021.
Ainda em 2021, uma das maiores varejistas de brinquedos do Brasil, a Ri Happy fez a migração para a VTEX IO obtendo crescimento de 32% na taxa de conversão. A Pague Menos, por sua vez, migrou em 2020 e registrou R $101,8 milhões em vendas no último trimestre daquele ano, contra apenas R $39,3 milhões no mesmo período de 2019.
Já a marca de moda argentina NAIF registrou um aumento de cerca de 20% em seu ticket médio nas compras B2B. Isso ocorreu logo depois do lançamento da funcionalidade “Compra com grade” criada com a VTEX IO, a qual permite ao consumidor adicionar ao carrinho múltiplos produtos de diferentes quantidades de uma só vez.
Outra marca que passou a usar a VTEX IO recentemente é o Carrefour. O projeto de migração que começou em 2019 melhorou a experiência de checkout e as experiências omnichannel da rede de hipermercados. Além disso, proporcionou mais autonomia às evoluções de front-end. E a taxa de conversão subiu 30%.
Como se pode observar, a VTEX IO é uma plataforma poderosa, que confere às marcas o poder de evoluir seus e-commerces e outros canais de vendas. Portanto, se você ainda não usa, vale a pena experimentar.
- Assim que puder leia também o artigo: O que é VTEX?
6 – COMO USAR A PLATAFORMA VTEX IO?
Para criar projetos com a VTEX IO você pode recorrer aos parceiros certificados como a Agência e-Plus. A Agência e-Plus, vale dizer, é uma agência de e-commerce e performance digital certificada em VTEX desde 2015 e com titulação “Engineer” no Quadrante VTEX. Ela já produziu mais de 400 projetos com tecnologias VTEX para clientes no Brasil, Argentina, Portugual, Colômbia e outros países.
Por meio da plataforma VTEX IO, a Agência e-Plus pode criar projetos sob medida, de acordo com a necessidade de e-commerces como o seu. A equipe desta agência pode criar, integrar e/ou evoluir componentes, funcionalidades, apps e lojas online, como você desejar.
Para entrar em contato com a Agência e-Plus é muito fácil. Basta clicar no botão a seguir e iniciar uma conversa via app mensageiro: