VTEX Intelligent Search é um mecanismo de pesquisa voltado para lojas virtuais, o qual conta com recursos de Inteligência Artificial (IA) que possibilitam ao sistema entender a intenção do consumidor ao realizar uma busca e, desse modo, lhe retornar resultados mais relevantes.
- Leia também: “IA no Marketing” e saiba como os profissionais estão usando esta tecnologia!
BUSCA INTERNA E VTEX INTELLIGENT SEARCH
De acordo com dados de diversas fontes citados no blog CXL, até 30% dos visitantes de comércio eletrônico usam a pesquisa interna do site. Eles são conhecidos por converter de 5 a 6 vezes mais que o visitante que pesquisa fora da loja virtual. Além disso, os consumidores que pesquisam direto na loja respondem por até 14% de toda a receita.
Contudo, os gestores de e-commerce nem sempre levam isso a sério e, por isso, desconhecem boas ferramentas como a VTEX Intelligent Search. Para você ter uma ideia, conforme o blog Baymard, 61% dos principais sites de e-commerce não retornam todos os resultados relevantes quando os consumidores pesquisam um sinônimo do produto.
Ainda segundo a Baymard, 51% das lojas ainda não contam com pesquisas facetadas com vários tipos de filtros. Além disso, 46% dos e-commerces não suportam pesquisas temáticas, 32% não suportam símbolos e abreviaturas e 27% não produzirão resultados úteis se o consumidor digitar um único caractere incorreto no nome do produto.
Por essas e outras é que recursos como a Intelligent Search VTEX são tão necessários. Como você poderá observar em seguida, esse tipo de ferramenta permite solucionar a maior parte, senão todos os problemas dos consumidores no que diz respeito à pesquisa de produtos em uma loja virtual como a sua. Continue lendo e fique por dentro!
RECURSOS DA VTEX INTELLIGENT SEARCH
A VTEX Intelligent Search conta com uma porção de recursos com IA que melhoram o sistema de pesquisa da sua loja virtual. Com efeito, ela permite que mais consumidores possam encontrar o que precisam no seu e-commerce e tomar uma decisão de compra. Confira em seguida alguns desses recursos:
Busca guiada:
O algoritmo da Intelligent Search VTEX fornece preenchimento automático, o que melhora a experiência de pesquisa dos consumidores. Além disso, ele possui verificação ortográfica, suporte para sinônimos e sugestão instantânea de termos e produtos quando o comprador interage com a barra de pesquisa.
Organização de atributos:
Com a VTEX Intelligent Search você pode nomear, renomear e organizar diferentes atributos, tais como a cor, a marca e o preço dos produtos. Desse modo, você possibilita aos consumidores fazerem buscas aprofundadas e encontrar os produtos que desejam com mais facilidade.
Ajuste de regras:
A ferramenta permite definir as regras de aplicação do algoritmo de IA. É possível atribuir pesos para atributos como produtos com desconto, produtos mais vendidos, promoções, popularidade, etc. Assim, o algoritmo aprenderá e aplicará a estratégia ao sistema de pesquisa da loja.
Merchandising baseado no contexto:
Outro ótimo recurso da VTEX Intelligent Search, o merchandising com base no contexto possibilita organizar e destacar produtos para impulsionar as vendas na loja virtual. Por exemplo, é possível definir que se um consumidor pesquisar “tênis de corrida”, o sistema promoverá uma determinada marca.
Insights por meio de relatórios:
A ferramenta tem um modo de relatórios, com o qual é possível extrair vários tipos de dados e obter insights para melhorias da sua loja online. Obtenha por meio desse recurso relatórios como os de termos pesquisados pelos consumidores, taxas de cliques, taxas de conversão, números de pedidos feitos a partir dos resultados de buscas e muito mais.
CASES DE SUCESSO COM VTEX INTELLIGENT SEARCH
Empresas que usam VTEX Intelligent Search costumam relatar melhorias em diversos aspectos do comércio eletrônico. Pois a seguir, eu apresento algumas dessas histórias de sucesso que podem ser muito úteis para você leitor(a) compreender o potencial dessa ferramenta. Acompanhe!
Grupo Êxito usa VTEX Intelligent Search e aumenta em 10% a participação nas sessões com pesquisa em sua loja virtual
O Grupo Êxito é uma das maiores empresas de varejo da América do Sul. Fundado em 1949, na Colômbia, ele atua sobretudo no comércio de produtos alimentícios e não alimentícios em mercados e supermercados no Uruguai, Argentina e Colômbia. Nestes países, ele atua sob diferentes marcas, tais como Êxito, Carulla, Super Inter, Surtimax, Viva, Libertad, Paseo Libertad, Devoto, Disco e Surtimayorista, por exemplo.
Em 2019, o Grupo Êxito passou a utilizar a ferramenta VTEX Intelligent Search em seu e-commerce. O projeto consistiu em empregar a IA para aprimorar o caminho dos consumidores até a realização da compra, isto é, até se tornarem clientes. A ideia, desse modo, era aumentar as vendas da companhia no meio online.
Como resultados, a participação nas sessões com pesquisa da loja virtual da empresa cresceu 10% entre dezembro de 2019 e abril de 2020. Além disso, no primeiro trimestre de 2020, a receita por sessão do e-commerce do grupo aumentou em 385% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando a ferramenta ainda não fazia parte das soluções do Grupo Êxito.
Pague Menos implanta várias soluções da VTEX, entre elas a ferramenta VTEX Intelligent Search
Outro case importante da ferramenta VTEX Intelligent Search é o da rede de farmácias Pague Menos. Esta empresa surgiu na história em 1981, em Fortaleza, Ceará, de onde se expandiu para cidades em vários estados do Brasil. Hoje, ela contabiliza mais de 1.100 lojas físicas no país, além de um site de comércio eletrônico.
Em 2021, a Pague Menos investiu na implementação da plataforma VTEX IO com o objetivo de otimizar o desempenho da loja virtual. Por meio desse recurso, a rede conseguiu potencializar a omnicanalidade e melhorar os serviços de entrega. Além disso, a empresa implantou a VTEX Intelligent Search, que roda na plataforma VTEX IO.
Com as inovações no comércio eletrônico, entre as quais a VTEX Intelligent Search, a Pague Menos fez com que seus canais digitais alcançassem a participação de 5,2% do total de R$339,9 milhões em vendas obtidos em 2020.
VTEX INTELLIGENT SEARCH NA BLACK FRIDAY
Com acontecimento tradicionalmente na última sexta-feira de novembro de cada ano, a Black Friday é um dos maiores, ou talvez o maior evento do varejo multicanal e do comércio eletrônico no Brasil. Nesta época, os consumidores estão com os bolsos cheios com o dinheiro do 13º salário, abonos e participações nos lucros e, portanto, com muito cacife para gastar.
Neste contexto, quanto mais recursos uma loja virtual puder oferecer para otimizar a experiência de compras dos consumidores, melhor. A VTEX Intelligent Search, por exemplo, é uma ferramenta que proporciona maior facilidade para os consumidores encontrarem os produtos que precisam em uma vitrine digital.
Por meio da VTEX Intelligent Search você comerciante pode configurar as buscas do seu e-commerce com base em sinônimos, redirecionamentos, regras de merchandising, sugestões de itens similares e filtros de buscas laterais, entre outros fatores. Assim, os visitantes da sua loja poderão encontrar o que precisam com mais agilidade e praticidade. Isso certamente poderá aumentar as suas vendas online.
VANTAGENS DE USAR A VTEX INTELLIGENT SEARCH
Os donos de e-commerce que usam a Intelligent Search obtêm algumas boas vantagens. De acordo com dados da VTEX, a VTEX Intelligent Search proporciona em média ganhos como:
- 30% mais receita originada por pesquisa;
- 25% mais sessões de resultados de pesquisa;
- 2,2% de crescimento em taxas de conversão na loja virtual.
Portanto, use você também a VTEX Intelligent Search na sua loja virtual. Para implementá-la, recorra ao suporte da Agência e-Plus, que é certificada em VTEX desde 2015. Para falar com a equipe da Agência e-Plus sobre essa ferramenta de pesquisas basta clicar no botão a seguir e iniciar uma conversa via app mensageiro: