Acaba de ser publicada a edição 2020 do Quadrante Mágico da Gartner para Digital Commerce. Nesta versão do ranking, a multinacional brasileira de soluções cloud commerce e omnichannel VTEX superou velhas concorrentes e subiu de posição.
Para quem não se lembra, o Quadrante Mágico da Gartner é o principal relatório de tecnologias do mundo. Ele classifica as empresas e mostra tendências do mercado. Em 2017, a VTEX já havia sido citada no ranking como “Player de nicho”. Foi a primeira empresa latina a conquistar o feito na área de comércio digital.
Agora, porém, a VTEX foi promovida para a ala das “Visionárias”. Desse modo, a cloud commerce se aproxima ainda mais das líderes de mercado Adobe, Oracle, Salesforce, SAP e Commercetools. Conheça o quadrante em seguida e fique ainda mais por dentro desta notícia!
Assim que puder clique também em “O que é VTEX” e leia um post complementar!
VTEX AVANÇA NO QUADRANTE MÁGICO DA GARTNER: ‘VISIONÁRIA”
O Quadrante Mágico da Gartner é composto por quatro alas. Da menos para a mais importante, são elas:
4 – Players de nicho:
Empresas que têm nome forte em um nicho, no caso o do e-commerce;
3 – Visionaries:
Empresas mais capazes de criar e executar grandes metas de longo prazo;
2 – Challengers:
Desafiantes, isto é, que almejam alcançar as líderes de mercado;
1 – Leaders:
Empresas que lideram o segmento, ou seja, que têm o maior market share.
Essas alas, por suas vezes, são dispostas em duas dimensões:
- A habilidade de execução;
- A concretização da Visão.
Como dito, em 2017 a VTEX foi inclusa no quadrante como “Player de nicho”. Já em 2020 ela subiu na dimensão “Concretização da Visão” e assim passou a ser intitulada como “Visionária”.
Para chegar ao novo posto, a multinacional investiu em várias melhorias, tais como:
- O fornecimento de uma solução mais completa para e-commerce e omnichannel;
- Um sistema OMS para o comércio unificado;
- Um melhor desempenho no setor de marketplace;
- Gerenciamento de ponta a ponta com negócio baseado em comércio digital;
- Arquitetura MACH baseada em microsserviços, API first, modular, nativa cloud e headless.
Assim, a atual plataforma VTEX permite a criação de soluções de e-commerce e omnichannel únicas. Em outras palavras, soluções cada vez mais personalizadas, de acordo com as demandas de cada empresa. Enfim, muito melhor do que os velhos recursos padronizados all-in-one.
O PODER DA VTEX
A VTEX possui hoje em 28 países 2,5 mil clientes, dentre os quais a Nestlé, a Coca-Cola, a Motorola e a Sony. Vale dizer, não são só as grandes multinacionais, mas também as médias e pequenas empresas são atendidas pelas suas soluções.
No Brasil, por exemplo, a agência de performance com foco 100% em e-commerce e-Plus, que é parceira VTEX, já criou centenas de lojas virtuais com a referida plataforma. As lojas Empório Quatro Estrelas, Utilplast, Miess e Olove são algumas delas.
E agora, na medida em que a VTEX avança no Quadrante Mágico da Gartner, ela ganha ainda mais reconhecimento dentro e fora do Brasil. Isso sem dúvida ajudará a empresa a aumentar sua cartela de clientes e seu market share, rumo à liderança.
Acesse e leia também o post “VTEX EUA”. Dessa forma, fique sabendo como a cloud commerce brasileira pretende aumentar sua presença na América do Norte.