VTEX avança no Quadrante Mágico da Gartner

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Empresa brasileira de soluções de e-commerce e omnichannel se aproxima da Oracle e Adobe

VTEX avança no Quadrante Mágico da Gartner, que a reconhece como empresa Visionária. Imagem: @pch.vector
VTEX avança no Quadrante Mágico da Gartner, que a reconhece como empresa Visionária. Imagem: @pch.vector

Acaba de ser publicada a edição 2020 do Quadrante Mágico da Gartner para Digital Commerce. Nesta versão do ranking, a multinacional brasileira de soluções cloud commerce e omnichannel VTEX superou velhas concorrentes e subiu de posição.

Para quem não se lembra, o Quadrante Mágico da Gartner é o principal relatório de tecnologias do mundo. Ele classifica as empresas e mostra tendências do mercado. Em 2017, a VTEX já havia sido citada no ranking como “Player de nicho”. Foi a primeira empresa latina a conquistar o feito na área de comércio digital.

Agora, porém, a VTEX foi promovida para a ala das “Visionárias”. Desse modo, a cloud commerce se aproxima ainda mais das líderes de mercado Adobe, Oracle, Salesforce, SAP e Commercetools. Conheça o quadrante em seguida e fique ainda mais por dentro desta notícia!

Assim que puder clique também em “O que é VTEX” e leia um post complementar!


VTEX AVANÇA NO QUADRANTE MÁGICO DA GARTNER: ‘VISIONÁRIA”

O Quadrante Mágico da Gartner é composto por quatro alas. Da menos para a mais importante, são elas:

4 – Players de nicho:

Empresas que têm nome forte em um nicho, no caso o do e-commerce;

3 – Visionaries:

Empresas mais capazes de criar e executar grandes metas de longo prazo;

2 – Challengers:

Desafiantes, isto é, que almejam alcançar as líderes de mercado;

1 – Leaders:

Empresas que lideram o segmento, ou seja, que têm o maior market share.

Essas alas, por suas vezes, são dispostas em duas dimensões:

  1. A habilidade de execução;
  2. A concretização da Visão.
De 2017 a 2019, VTEX recebeu classificação "Player de nicho" no Quadrante Gartner
De 2017 a 2019, VTEX recebeu classificação “Player de nicho” no Quadrante Gartner

Como dito, em 2017 a VTEX foi inclusa no quadrante como “Player de nicho”. Já em 2020 ela subiu na dimensão “Concretização da Visão” e assim passou a ser intitulada como “Visionária”.

VTEX avança no Quadrante Mágico da Gartner e recebe classificação "Visionária" em 2020
VTEX avança no Quadrante Mágico da Gartner e recebe classificação “Visionária” em 2020

Para chegar ao novo posto, a multinacional investiu em várias melhorias, tais como:

  • O fornecimento de uma solução mais completa para e-commerce e omnichannel;
  • Gerenciamento de ponta a ponta com negócio baseado em comércio digital;
  • Arquitetura MACH baseada em microsserviços, API first, modular, nativa cloud e headless.

Assim, a atual plataforma VTEX permite a criação de soluções de e-commerce e omnichannel únicas. Em outras palavras, soluções cada vez mais personalizadas, de acordo com as demandas de cada empresa. Enfim, muito melhor do que os velhos recursos padronizados all-in-one.


O PODER DA VTEX

A VTEX possui hoje em 28 países 2,5 mil clientes, dentre os quais a Nestlé, a Coca-Cola, a Motorola e a Sony. Vale dizer, não são só as grandes multinacionais, mas também as médias e pequenas empresas são atendidas pelas suas soluções.

https://www.youtube.com/watch?v=wygFqZXMIco&list=PLiM-nlQNKu6XgANsupp1xj9fq4eECLc8A
Vídeo: conheça a VTEX (acompanhe a playlist completa no Youtube)

No Brasil, por exemplo, a agência de performance com foco 100% em e-commerce e-Plus, que é parceira VTEX, já criou centenas de lojas virtuais com a referida plataforma. As lojas Empório Quatro Estrelas, Utilplast, Miess e Olove são algumas delas.

E agora, na medida em que a VTEX avança no Quadrante Mágico da Gartner, ela ganha ainda mais reconhecimento dentro e fora do Brasil. Isso sem dúvida ajudará a empresa a aumentar sua cartela de clientes e seu market share, rumo à liderança.

Acesse e leia também o post “VTEX EUA”. Dessa forma, fique sabendo como a cloud commerce brasileira pretende aumentar sua presença na América do Norte.