Voice shopping, também chamado de voice commerce, é o nome dado ao tipo de comércio eletrônico no qual os consumidores usam a voz para fazer compras por meio de apps de assistência pessoal como o Google Assistant, Amazon Alexa, Apple Siri e Samsung Bixby, por exemplo, instalados em smart speakers e smart displays como o Echo Show, Echo Dot e Nest Mini; em tablets e smartphones; em dispositivos vestíveis e em outros aparelhos.
O voice shopping está em franco crescimento sobretudo por causa do aumento das vendas de smart speakers (alto-falantes inteligentes, em Português). Para você ter uma ideia, de acordo com dados da Global Market Insights citados pela Ready Cloud, o comércio de smart speakers deve ultrapassar US $30 bilhões até 2024.
Além disso, a adesão cada vez maior a dispositivos vestíveis pode intensificar ainda mais o voice commerce. Ainda conforme dados citados pela Ready Cloud, 71% dos proprietários desse tipo de aparelho prevêem que farão mais pesquisas por voz no futuro. Podemos somar a eles os usuários de smartphones e tablets.
A Ready Cloud informa, enfim, que 52% dos proprietários de smart speakers têm interesse em obter informações sobre promoções, vendas e ofertas de marcas. Ou seja, eles estão abertos para criar relacionamentos via voz com as marcas, o que aumenta a influêndia do voice shopping.
IMPACTO DO VOICE SHOPPING
Hoje, 62% dos proprietários de alto-falantes habilitados para voz compraram itens por meio de comércio de voz, de acordo com infográfico da Invesp. Isso sem falar nos usuários de smartphones e tablets, entre outros dispositivos.
A Invesp também revela que 12% dos proprietários de smart speakers já pediram aos seus assistentes de voz para adicionarem produtos em um carrinho de loja virtual. Isso demonstra uma intenção clara de finalizar uma compra por meio do voice commerce.
Ainda conforme a Invesp, 85% dos consumidores dizem que, de vez em quando, seguem a recomendação de produto feita pelo seu assistente virtual. Ou seja, o app de assistência pessoal não só viabiliza o voice commerce como também recomenda a compra de produtos.
Outro fator importante, é que os recursos que permitem a compra por voz potencializam o comércio local. De acordo com o First Site Guide, 58% dos consumidores encontram empresas locais usando a pesquisa por voz .
Como se pode observar, os consumidores usam os recursos de voz para receber recomendações de produtos, pesquisar produtos e fazer compras. A tendência é que isso se intensifique no futuro próximo. Por isso, lojistas como você precisam preparar suas lojas virtuais para essa tendência.
COMO PREPARAR SEU E-COMMERCE?
Uma das formas de preparar o seu e-commerce para o voice shopping é criar conteúdo voltado para o público de usuários de assistentes pessoais e pesquisas por voz. Aqui você deve observar que as pessoas que usam o recurso geralmente empregam palavras interrogativas como “qual”, “como”, “onde”, “quando”, etc. Suas pesquisas também podem incluir palavras-chave como “tipos”, “melhores”, “lista”, etc.
Sendo assim, você deve se certificar de incluir esse tipo de palavra-chave em algumas das páginas de vendas da sua loja virtual e nos posts do seu blog de e-commerce. Se você tem um e-commerce de tênis, produza artigos como “qual o melhor tênis para caminhada” ou “onde encontrar tênis de corrida”. Ou, ainda, “lista de tênis casuais” ou “tipos de tênis de basquete”, etc.
Outra forma de preparar seu e-commerce para o voice shopping é incluir a pesquisa de voz dentro da sua loja virtual. A loja virtual da Editora Gente, por exemplo, a qual foi desenvolvida pela Agência e-Plus usando a plataforma VTEX, conta com esse recurso. Isso sem dúvida proporciona melhor experiência de compras para os consumidores, pois facilita a busca de produtos.
Adeque, enfim, o seu e-commerce ao voice shopping e aproveite o público cada vez maior de pessoas que fazem compras via dispositivos equipados com assistentes pessoais e outros sistemas de buscas por voz. Aumente, desse modo, as suas chances de fazer mais vendas! E se precisar de ajuda para implantar o voice shopping no seu e-commerce, lembre-se, você sempre poderá contar com a Agência e-Plus para isso. Clique no botão a seguir e entre em contato conosco para saber mais: