Vivo lança marketplace de serviços é a notícia da vez nos principais portais de tecnologia do Brasil. O Vivo Plataforma Digital, como está sendo chamado, vende sistemas do tipo SaaS e IaaS para empresas que pretendem iniciar ou evoluir no quesito “transformação digital”.
Para quem não se lembra, a Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, um dos principais conglomerados de comunicação do país. Trata-se de uma concessionária de telefonia fixa, telefonia móvel, internet banda larga e TV por assinatura para empresas e usuários finais.
Descubra, em seguida, como funciona o mencionado marketplace. Fique por dentro do mix de serviços que está sendo comercializado nesta plataforma. Conheça suas principais características e objetivos. Obtenha dicas para montar seu próprio marketplace.
Assim que puder clique em “Talkdesk lança marketplace” para ler um post semelhante.
Acesse e leia também “O que é marketplace“.
VIVO LANÇA MARKETPLACE: CONHEÇA O MIX DE PRODUTOS!
O mix de produtos do Vivo Plataforma Digital é na verdade um mix de serviços em nuvem para empresas. Em geral, são serviços ideais para empresas que pretendem transformar-se digitalmente para assim aumentar a relevância no mercado. Eles estão disponíveis sobretudo nas seguintes categorias:
- Produtividade
- Gerenciamento
- Segurança
- Compartilhamento
- Computação
- Armazenamento
- Comunicação
- Mobilidade
Como já dito, eles abrangem Softwares as a Service (SaaS) e sistemas Infrastructure as a Service (IaaS) tais como:
- Cloud AWS
- Cloud Huawei
- Microsoft Dynamics 365
- Microsoft Intune
- Microsoft Enterprise Mobility + Security
- Microsoft Azure Advanced Threat Protection, Information Protection e Active Directory
- Microsoft Kaizala Pro, Power Apps, Project Online, Visio Online, Power Bi e Windows 10
- SharePoint
Em breve, a empresa incluirá em seu catálogo os serviços Google Cloud. Desse modo, ela pretende disponibilizar para venda as melhores tecnologias em nuvem do mercado em seu recentemente lançado marketplace.
OBJETIVOS DO VIVO PLATAFORMA DIGITAL
Primeiramente, o marketplace da Vivo visa comercializar múltiplos serviços em nuvem de variados fornecedores em uma mesma plataforma. A ideia é, dessa maneira, proporcionar mais praticidade para visualização, comparação e compra de cada um deles.
Além disso, ao oferecer acesso a relatórios de consumo, relatórios personalizados, análises de custos, tráfego de saída da rede, monitoramento via dashboards, entre outros recursos, a Vivo tem como meta possibilitar que as empresas clientes tenham mais facilidade de gestão.
Em outras palavras, a Vivo quer oferecer melhor usabilidade e melhor experiência de uso dos referidos serviços.
FAÇA COMO A VIVO: MONTE SEU PRÓPRIO MARKETPLACE!
Praticamente todos os meses há lançamentos de marketplaces no mercado. Empresas de vários lugares do mundo desenvolvem e colocam para funcionar plataformas em áreas que vão desde o artesanato a até as mais modernas tecnologias digitais, passando pelos setores da agroindústria, alimentos e bebidas, educação, autopeças, apartamentos e moda, entre outros.
No artigo “Novos marketplaces” que publiquei aqui no blog da e-Plus em abril de 2020 eu listei 10 empreendimentos do tipo lançados nos sete meses anteriores. Vale a pena acessar e dar uma lida, pois isso certamente lhe ajudará a se inspirar na hora de criar o seu próprio shopping online.
Passo a passo
O primeiro passo para desenvolver um marketplace é planejar, o que pode ser feito a partir de ferramentas de empreendedorismo como o Plano de Negócios, Business Model Canvas e método Startup E-commerce, entre outras. Logo depois é importante abrir uma empresa (caso ainda não tenha uma) ou adequar o seu CNAE e-commerce para o tipo de negócio no qual pretende entrar.
Uma vez resolvida esta parte burocrática, o passo seguinte é contratar uma agência e-commerce. Nesta etapa, você poderá conhecer e selecionar a melhor plataforma e-commerce para as demandas do seu projeto. Adiante, a agência desenvolverá o layout/Design e colocará o marketplace na internet.
Importante mencionar, uma vez em funcionamento um marketplace requer investimento em Marketing em dois sentidos. O primeiro deles é para conquistar o público de consumidores visitantes. O segundo é para conquistar cada vez mais sellers (vendedores) para o seu shopping online. Você, no final das contas, poderá ganhar uma comissão sobre cada venda de cada vendedor realizada dentro da plataforma.
Para ficar ainda mais por dentro deste assunto, clique em “Como criar um marketplace”. Obtenha, desse modo, algumas dicas básicas para montar o seu shopping virtual!