Duas grandes empresas brasileiras de e-commerce já oferecem o modo de compra online com auxílio emergencial. Magazine Luiza (Magalu) e Via Varejo lançaram na última semana tecnologia que conecta-se diretamente ao sistema da Caixa Econômica Federal. Desse modo, beneficiados agora podem adquirir produtos nas varejistas de forma simples via débito.
Caso não esteja por dentro, eu explico. Auxílio emergencial é um benefício federal que pode chegar ao valor de R$ 600,00 a R$ 1.200,00 por família. É uma proteção financeira destinada aos desempregados, autônomos, trabalhadores informais e microempreendedores individuais (MEIs) durante o período de enfrentamento à crise provocada pela pandemia de Covid-19.
Descubra, em seguida, como funciona a tecnologia do Magalu e Via Varejo, que facilita as compras com o benefício. Além disso, aprenda você também como comercializar produtos para consumidores que estão recebendo auxílio emergencial. Entenda, sobretudo, o que isso tem a ver com investimento em Marketing.
Acesse e leia também o nosso artigo “Estratégias de Marketing Digital para períodos de quarentena”. Desse modo, fique sabendo como divulgar seu negócio em tempos críticos como o da Covid-19.
COMO É A COMPRA ONLINE COM AUXÍLIO EMERGENCIAL NA VIA VAREJO E MAGALU?
Como dito, as tecnologias do Magalu e Via Varejo integram-se diretamente ao sistema da Caixa Econômica Federal. Dessa maneira, os beneficiários do auxílio emergencial e os correntistas comuns do banco poderão comprar nas varejistas sem necessidade de cartão de crédito. Isto é, as compras podem ser feitas via cartão de débito virtual. Olha que sensacional!
Com efeito, este recurso está disponível tanto aos 54 milhões a 75 milhões de brasileiros (números estimados) que virão a receber o auxílio emergencial, bem como aos mais de 100 milhões de correntistas do referido banco. Eles podem adquirir produtos dos sites Casas Bahia e Extra.com, além do site e app do Magalu usando o benefício e pagando com débito.
COMO COMERCIALIZAR PRODUTOS PARA BENEFICIÁRIOS DO AUXÍLIO EMERGENCIAL
Tal qual Magalu e Via Varejo, pequenos e médios varejistas como você também precisam vender aos beneficiários do auxílio emergencial. Uma das formas de se fazer isso é por meio da criação de uma loja virtual.
É que de acordo com o Governo Federal, o cartão de débito virtual da Caixa pode ser utilizado em sites de e-commerce que aceitam a função débito. Ou seja, se você já tiver uma loja online assim, então é só fazer a divulgação para atrair os consumidores que estão recebendo o benefício.
Ademais, vale lembrar, uma loja virtual possibilita que você anuncie seus produtos não apenas localmente, mas para todos os lugares do Brasil com acesso à internet. Este tipo de empreendimento fica online 24 horas diárias, podendo realizar vendas a qualquer hora todos os dias do ano.
Isso sem falar que durante o desenvolvimento de e-commerce ou após é possível integrar sua loja virtual com dezenas de marketplaces, incluindo os da Via Varejo e Magalu. Assim, você aproveita a tecnologia deles para vender aos consumidores que estão recebendo auxílio emergencial.
Seja como for, caso você já tenha ou não uma loja virtual, o importante é anunciar. Só por meio do anúncio é que será possível atrair visitantes e consumidores para o seu varejo online e/ou físico. Saiba mais sobre a importância de divulgar logo adiante!
Acesse e leia também o nosso artigo “Construção de site e-commerce”. Conheça, dessa forma, a agência e-Plus, que já produziu mais de 300 lojas virtuais para clientes nacionais e internacionais.
POR QUE VOCÊ NÃO DEVE PARAR DE ANUNCIAR AGORA
Quando se instala uma crise seja ela econômica ou que possa vir a influenciar negativamente a economia, a primeira coisa que os empresários pensam é em cortar custos. Todos estão certos, porém o problema é quando o Marketing é visto como custo.
Marketing não é custo, mas investimento. Você divulga para receber em troca a visita de potenciais compradores na sua loja física ou online. Sendo assim, agora que estamos no meio da crise de Covid-19, não é a hora de parar de anunciar.
Ao contrário, agora é que é preciso anunciar mais. É necessário informar aos consumidores quais as medidas que seu e-commerce está tomando para facilitar as vendas, para proteger funcionários e consumidores.
Informe, por exemplo, como os consumidores poderão gastar o auxílio emergencial na sua loja. Quais as vantagens deles fazerem isso na sua loja virtual e não na do concorrente? Veicule campanhas de anúncios nas redes sociais. Use o Google Ads para anunciar.
“Em tempos de vacas gordas, todos querem anunciar. Em tempos de vacas magras, todos têm que anunciar”, recomendava o executivo de propaganda nova-iorquino, Bruce Fairchild Barton (1886-1967). Ele continua com a razão.
A lógica é simples. Quem para de anunciar reduz investimentos em curto prazo, mas sua marca deixa de ser lembrada e assim passa a gerar menos lucros em longo prazo. Já quem continua anunciando mantém uma estrutura de investimentos alta em curto prazo, mas sua marca continua sendo lembrada e propícia a gerar mais lucro em longo prazo. Pense em médio e longo prazo para sobreviver!
Acesse e leia também o post “Por que um e-commerce deve anunciar em períodos de crise”. Desse modo, compreenda como manter o investimento em divulgação pode lhe ajudar a ganhar mais mercado no futuro.