As vendas pelo Whatsapp ganham destaque a cada dia que passa. Pequenas, médias e grandes empresas agora utilizam esse aplicativo não apenas como meio de comunicação com os contatos (leads) e clientes, mas também como uma plataforma para vender produtos online.
Para você ter uma ideia, de acordo com o Ranking CIELO-SBVC 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro, 98 das 300 maiores varejistas do país conseguiram comercializar produtos por meio do Whatsapp em 2023. Portanto, mais de 32% dos líderes de mercado contam com este canal de vendas.
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Vale mencionar, entre as empresas do ranking SBVC estão o Carrefour, Magazine Luiza, Atacadão, Casas Bahia, Raia Drogasil e Grupo Boticário, por exemplo. Além disso, marcas que constam no catálogo de clientes da Agência e-Plus, tais como Zaffari, Sonda, Rede Torra e Drogarias Globo também estão no ranking. Saiba mais em seguida!
EVOLUÇÃO DAS VENDAS PELO WHATSAPP
Até 2021, o Whatsapp era apenas mais um entre vários canais de comunicação pessoal. Naquele ano, porém, os diretores da Meta, que é a dona do app, deram um grande passo em direção ao conversational commerce ao introduzir no “Zap” pagamentos entre pessoas físicas. O sistema funcionava mediante o cadastro de cartões de débito.
Posteriormente, em 2023, a Meta lançou nova ferramenta, desta vez para permitir o recebimento de pagamentos via Whatsapp Business. Dessa maneira, bastava aos consumidores acessar um menu de pagamentos para cadastrar dados bancários e poder comprar e fazer pagamentos para empresas varejistas diretamente no aplicativo mensageiro.
Desde então, o Whatsapp passou a funcionar como um canal de vendas online paralelo às lojas virtuais, marketplaces e outros sites de e-commerce. Presente em 99% dos celulares brasileiros, o “Zap” tem tudo para evoluir como canal de vendas. Continue lendo para saber mais!
VENDAS PELO WHATSAPP EM NÚMEROS
Conforme o estudo Ranking CIELO-SBVC 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro que já mencionamos no início deste post, 32,67% dos maiores varejistas em funcionamento do Brasil já realizam vendas via Whatsapp.
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Entre as Drogarias e Perfumarias, o percentual é ainda maior. Neste setor, 68,18% dos varejistas usam o “Zap” como canal de vendas. Isso mostra que o app pode funcionar como um excelente recurso para as farmácias.
Enquanto isso, no segmento de Eletromóveis, 64% dos varejistas entrevistados no estudo da SBVC também estão mantendo o Whatsapp como um canal de vendas. E no setor denominado Outras Empresas, 92,31% estão vendendo no app mensageiro.
Enfim, após mais ou menos um ano da liberação de pagamentos entre pessoas físicas e empresas no “Zap”, o app teve um bom crescimento como canal de vendas. Mesmo porque implementá-lo é relativamente simples, uma vez que as melhores plataformas de e-commerce como a VTEX e de Automação de Marketing como a RD Station contam com integração plug-and-play. Saiba mais sobre implementação no próximo tópico!
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