Vendas pelo Whatsapp: 32,67% das maiores lojas varejistas realizam esta ação no Brasil

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Descubra como o app mensageiro evoluiu como canal de vendas e saiba implantar no seu e-commerce!

Foto: homem com camiseta estampada com o símbolo do "Zap" realiza uma ligação telefônica. A imagem remete ao tema "venda pela Whatsapp".
Venda pelo Whatsapp: novo canal começa a se popularizar entre varejistas. Foto meramente ilustrativa: @freepik

As vendas pelo Whatsapp ganham destaque a cada dia que passa. Pequenas, médias e grandes empresas agora utilizam esse aplicativo não apenas como meio de comunicação com os contatos (leads) e clientes, mas também como uma plataforma para vender produtos online.

Para você ter uma ideia, de acordo com o Ranking CIELO-SBVC 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro, 98 das 300 maiores varejistas do país conseguiram comercializar produtos por meio do Whatsapp em 2023. Portanto, mais de 32% dos líderes de mercado contam com este canal de vendas.

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Vale mencionar, entre as empresas do ranking SBVC estão o Carrefour, Magazine Luiza, Atacadão, Casas Bahia, Raia Drogasil e Grupo Boticário, por exemplo. Além disso, marcas que constam no catálogo de clientes da Agência e-Plus, tais como Zaffari, Sonda, Rede Torra e Drogarias Globo também estão no ranking. Saiba mais em seguida!

EVOLUÇÃO DAS VENDAS PELO WHATSAPP

Até 2021, o Whatsapp era apenas mais um entre vários canais de comunicação pessoal. Naquele ano, porém, os diretores da Meta, que é a dona do app, deram um grande passo em direção ao conversational commerce ao introduzir no “Zap” pagamentos entre pessoas físicas. O sistema funcionava mediante o cadastro de cartões de débito.

Posteriormente, em 2023, a Meta lançou nova ferramenta, desta vez para permitir o recebimento de pagamentos via Whatsapp Business. Dessa maneira, bastava aos consumidores acessar um menu de pagamentos para cadastrar dados bancários e poder comprar e fazer pagamentos para empresas varejistas diretamente no aplicativo mensageiro.

Vídeo: saiba mais sobre Whatsapp Business (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Desde então, o Whatsapp passou a funcionar como um canal de vendas online paralelo às lojas virtuais, marketplaces e outros sites de e-commerce. Presente em 99% dos celulares brasileiros, o “Zap” tem tudo para evoluir como canal de vendas. Continue lendo para saber mais!

VENDAS PELO WHATSAPP EM NÚMEROS

Conforme o estudo Ranking CIELO-SBVC 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro que já mencionamos no início deste post, 32,67% dos maiores varejistas em funcionamento do Brasil já realizam vendas via Whatsapp. 

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Entre as Drogarias e Perfumarias, o percentual é ainda maior. Neste setor, 68,18% dos varejistas usam o “Zap” como canal de vendas. Isso mostra que o app pode funcionar como um excelente recurso para as farmácias.

Enquanto isso, no segmento de Eletromóveis, 64% dos varejistas entrevistados no estudo da SBVC também estão mantendo o Whatsapp como um canal de vendas. E no setor denominado Outras Empresas, 92,31% estão vendendo no app mensageiro.

Enfim, após mais ou menos um ano da liberação de pagamentos entre pessoas físicas e empresas no “Zap”, o app teve um bom crescimento como canal de vendas. Mesmo porque implementá-lo é relativamente simples, uma vez que as melhores plataformas de e-commerce como a VTEX e de Automação de Marketing como a RD Station contam com integração plug-and-play. Saiba mais sobre implementação no próximo tópico!

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Para implementar e realizar vendas pelo Whatsapp, recorra ao suporte da Agência e-Plus! A Agência e-Plus possui certificação nas melhores plataformas de e-commerce e Marketing do mercado que integram-se com o Whatsapp e, sendo assim, tem habilitação para criar, integrar, migrar, implementar, testar, configurar, evoluir, escalar, otimizar e gerenciar projetos com estas tecnologias. Além disso, ela fornece serviços de treinamento, consultoria e assessoria para você, comerciante, e para os seus funcionários. 

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