Vendas no e-commerce representam 10% do varejo nacional 

5 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Millenials fazem 61% de todas as compras online no país

Vendas no e-commerce brasileiro são impulsionadas sobretudo pela geração dos Millennials (nascidos entre 1980 e 2003). Foto meramente ilustrativa: @zinkevych
Vendas no e-commerce brasileiro são impulsionadas sobretudo pela geração dos Millennials (nascidos entre 1980 e 2003). Foto meramente ilustrativa: @zinkevych

As vendas no e-commerce brasileiro continuam em crescimento, mesmo após sucessivas crises econômicas, polarização política, períodos de emergência na Saúde pública, catástrofes climáticas, guerras que impactam o mundo todo e outros acontecimentos com potencial para provocar grandes estragos em um país. Apesar de tudo isso, o pulso ainda pulsa, e o e-commerce passa bem.

De acordo com a pesquisa E-Shopper Barometer realizada pelo Grupo Geopost com mais de 24 mil consumidores online de 22 países, e veiculada pelo site Novo Varejo, o número de pessoas que fazem compras no e-commerce brasileiro aumentou em 3% entre 2022 e 2023. 

Clique agora em “Agência e-Plus no LinkedIn” e, em seguida, pressione o botão “+Follow” para se inscrever no nosso perfil e receber as nossas atualizações de conteúdo diretamente na sua linha do tempo na maior rede social de profissionais do mundo! Faça parte da nossa comunidade e, desse modo, conheça outros empreendedores que, iguais a você, querem desenvolver, escalar, testar, configurar, integrar, evoluir, unificar, atualizar, expandir, migrar, divulgar, performar ou gerenciar um e-commerce!

Neste artigo, você conhecerá mais alguns dados acerca deste estudo. Desse modo, você ficará mais consciente sobre a realidade do comércio eletrônico nacional, o que lhe ajudará a tomar decisões melhores. Pois continue lendo e fique por dentro!

PANORAMA GERAL DAS VENDAS NO E-COMMERCE BRASILEIRO

Conforme o estudo E-Shopper Barometer:

Como se pode observar, as vendas no e-commerce estão cada vez maiores quando comparamos com os anos anteriores. Em 2011, por exemplo, segundo reportagem do site EXAME, a participação do e-commerce no varejo era de apenas 4,5%.

https://youtu.be/QBOZnwYOuyc
Vídeo: tenha acesso a 5 estratégias de crescimento no e-commerce (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Já entre 2022 e 2023, de acordo com o estudo E-Shopper Barometer, os consumidores brasileiros receberam em média 3.8 encomendas por mês. Eles compraram principalmente mais calçados, roupas, produtos de beleza e saúde. E especificamente em 2023, as vendas no e-commerce de itens automotivos cresceram 3%.

CATEGORIAS MAIS COMPRADAS NO E-COMMERCE BRASILEIRO

Ainda conforme a pesquisa E-Shopper Barometer, 48% dos consumidores brasileiros compraram produtos da categoria Moda no e-commerce nos dois últimos anos. Outros 43% compraram produtos de Beleza e de Saúde.

Estes são dados importantes para empreendedores como você, que já têm ou que pretendem lançar uma loja virtual em breve. A categoria Moda é uma das mais importantes no e-commerce brasileiro hoje. Portanto, se você quer realizar muitas vendas no e-commerce, investir em uma loja online de Moda pode ser uma boa ideia. Aproveite que cada vez mais brasileiros estão aderindo ao e-commerce! Continue lendo para saber mais!

POR QUE AS PESSOAS ESTÃO ADERINDO AO E-COMMERCE?

O estudo do Grupo Geopost demonstrou que, em comparação com as compras em lojas físicas:

  • 79% dos consumidores compram no e-commerce para economizar tempo;
  • 65% para reduzir o estresse;
  • 53% porque acham mais conveniente.

E mais, para:

  • 77% dos consumidores o valor do produto é o principal ponto de decisão de compra;
  • 72% dizem economizar dinheiro comprando online;
  • 48% revelam que o principal critério para comprar online são as entregas grátis;
  • 26% dizem que é a descrição detalhada do produto feita online que faz a diferença para melhor;
  • 20% informam que a devolução grátis é um fator importante para eles fazerem compras online.

Enfim, o comércio eletrônico proporciona muitas vantagens tanto para os varejistas como você, quanto para os compradores. Enquanto você, comerciante, pode vender seus produtos para praticamente todo o Brasil, os consumidores ganham com economia de tempo, de dinheiro e de esforço. Por essas e outras razões, vale a pena implementar uma loja virtual e realizar vendas no e-commerce brasileiro.

COMO IMPLEMENTAR UMA LOJA VIRTUAL E REALIZAR VENDAS NO E-COMMERCE?

Para implantar e/ou evoluir uma loja virtual que já está pronta, recorra ao suporte da Agência e-Plus! A Agência e-Plus possui certificação nas melhores plataformas de e-commerce e CMS headless do mercado, são elas a VTEX, deco.cx, Wake Commerce, Shopify Plus, Nuvemshop e uappi, além de certificações em plataformas de Marketing como Google Ads, Meta Ads, RD Station e E-goi, entre outras.

Vídeo: conheça 5 plataformas de e-commerce para pequenas e médias empresas (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!
Vídeo: conheça 5 plataformas de e-commerce para o mid market (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Dessa maneira, a Agência e-Plus está habilitada para desenvolver um projeto de loja virtual, criar o design, migrar, integrar, testar, configurar, fazer o redesign quando necessário, realizar o upgrade de plano, otimizar, evoluir, escalar, monitorar, performar, divulgar e gerenciar e-commerces com essas tecnologias. Além disso, a Agência e-Plus fornece serviços de treinamento, consultoria e assessoria para você, comerciante, e para os seus funcionários.

Com mais de 10 anos de história, a Agência e-Plus já realizou mais de 400 projetos de e-commerce e Marketing Digital para empresas como a Embelleze (Europa), Wahl Clipper (Latam), Pirelli, Xerox, Sonda, Zorba, Polo Play, Gregory, Pierre Cardin, Speedo, Le Coq Sportif, Openbox2, Empório Quatro Estrelas e Rede Torra, por exemplo, na Colômbia, Argentina, Equador, Costa Rica, Espanha, Portugal e Brasil, entre outros países. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe via aplicativo mensageiro agora mesmo: