As vendas no e-commerce brasileiro continuam em crescimento, mesmo após sucessivas crises econômicas, polarização política, períodos de emergência na Saúde pública, catástrofes climáticas, guerras que impactam o mundo todo e outros acontecimentos com potencial para provocar grandes estragos em um país. Apesar de tudo isso, o pulso ainda pulsa, e o e-commerce passa bem.
De acordo com a pesquisa E-Shopper Barometer realizada pelo Grupo Geopost com mais de 24 mil consumidores online de 22 países, e veiculada pelo site Novo Varejo, o número de pessoas que fazem compras no e-commerce brasileiro aumentou em 3% entre 2022 e 2023.
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Neste artigo, você conhecerá mais alguns dados acerca deste estudo. Desse modo, você ficará mais consciente sobre a realidade do comércio eletrônico nacional, o que lhe ajudará a tomar decisões melhores. Pois continue lendo e fique por dentro!
PANORAMA GERAL DAS VENDAS NO E-COMMERCE BRASILEIRO
Conforme o estudo E-Shopper Barometer:
- 68% dos cidadãos do Brasil já realizam compras no e-commerce;
- 10% de market share é a participação do e-commerce em todo o varejo nacional.
Como se pode observar, as vendas no e-commerce estão cada vez maiores quando comparamos com os anos anteriores. Em 2011, por exemplo, segundo reportagem do site EXAME, a participação do e-commerce no varejo era de apenas 4,5%.
Já entre 2022 e 2023, de acordo com o estudo E-Shopper Barometer, os consumidores brasileiros receberam em média 3.8 encomendas por mês. Eles compraram principalmente mais calçados, roupas, produtos de beleza e saúde. E especificamente em 2023, as vendas no e-commerce de itens automotivos cresceram 3%.
CATEGORIAS MAIS COMPRADAS NO E-COMMERCE BRASILEIRO
Ainda conforme a pesquisa E-Shopper Barometer, 48% dos consumidores brasileiros compraram produtos da categoria Moda no e-commerce nos dois últimos anos. Outros 43% compraram produtos de Beleza e de Saúde.
Estes são dados importantes para empreendedores como você, que já têm ou que pretendem lançar uma loja virtual em breve. A categoria Moda é uma das mais importantes no e-commerce brasileiro hoje. Portanto, se você quer realizar muitas vendas no e-commerce, investir em uma loja online de Moda pode ser uma boa ideia. Aproveite que cada vez mais brasileiros estão aderindo ao e-commerce! Continue lendo para saber mais!
POR QUE AS PESSOAS ESTÃO ADERINDO AO E-COMMERCE?
O estudo do Grupo Geopost demonstrou que, em comparação com as compras em lojas físicas:
- 79% dos consumidores compram no e-commerce para economizar tempo;
- 65% para reduzir o estresse;
- 53% porque acham mais conveniente.
E mais, para:
- 77% dos consumidores o valor do produto é o principal ponto de decisão de compra;
- 72% dizem economizar dinheiro comprando online;
- 48% revelam que o principal critério para comprar online são as entregas grátis;
- 26% dizem que é a descrição detalhada do produto feita online que faz a diferença para melhor;
- 20% informam que a devolução grátis é um fator importante para eles fazerem compras online.
Enfim, o comércio eletrônico proporciona muitas vantagens tanto para os varejistas como você, quanto para os compradores. Enquanto você, comerciante, pode vender seus produtos para praticamente todo o Brasil, os consumidores ganham com economia de tempo, de dinheiro e de esforço. Por essas e outras razões, vale a pena implementar uma loja virtual e realizar vendas no e-commerce brasileiro.
COMO IMPLEMENTAR UMA LOJA VIRTUAL E REALIZAR VENDAS NO E-COMMERCE?
Para implantar e/ou evoluir uma loja virtual que já está pronta, recorra ao suporte da Agência e-Plus! A Agência e-Plus possui certificação nas melhores plataformas de e-commerce e CMS headless do mercado, são elas a VTEX, deco.cx, Wake Commerce, Shopify Plus, Nuvemshop e uappi, além de certificações em plataformas de Marketing como Google Ads, Meta Ads, RD Station e E-goi, entre outras.
Dessa maneira, a Agência e-Plus está habilitada para desenvolver um projeto de loja virtual, criar o design, migrar, integrar, testar, configurar, fazer o redesign quando necessário, realizar o upgrade de plano, otimizar, evoluir, escalar, monitorar, performar, divulgar e gerenciar e-commerces com essas tecnologias. Além disso, a Agência e-Plus fornece serviços de treinamento, consultoria e assessoria para você, comerciante, e para os seus funcionários.
Com mais de 10 anos de história, a Agência e-Plus já realizou mais de 400 projetos de e-commerce e Marketing Digital para empresas como a Embelleze (Europa), Wahl Clipper (Latam), Pirelli, Xerox, Sonda, Zorba, Polo Play, Gregory, Pierre Cardin, Speedo, Le Coq Sportif, Openbox2, Empório Quatro Estrelas e Rede Torra, por exemplo, na Colômbia, Argentina, Equador, Costa Rica, Espanha, Portugal e Brasil, entre outros países. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe via aplicativo mensageiro agora mesmo: