Micro conversões são conversões pelas quais passam os internautas quando entram em contato com o seu site e-commerce, às quais não são consideradas especificamente “vendas e-commerce”.
As micro conversões dizem respeito à transformação dos visitantes, leads, suspects e prospects do seu comércio eletrônico em:
• Assinantes de E-mail Marketing;
• Solicitadores de orçamentos;
• Realizadores de cadastro em sua loja virtual;
• Solicitadores de informações;
• Leitores de conteúdo;
• Compartilhadores de conteúdo;
• Comentadores de conteúdo;
• Avaliadores de produtos;
• Participantes de pesquisas;
• Expectadores de vídeos;
• Criadores de listas de desejos;
• Realizadores de downloads de conteúdo;
• Outros.
A cada vez que um usuário realiza uma dessas micro conversões em seu site e-commerce e/ou em páginas integradas, ele fica mais próximo de fechar uma compra. Para que isso aconteça mais rápido, você pode dar um empurrãozinho como veremos a seguir.
Como aproveitar as micro conversões para realizar mais vendas e-commerce?
Quando realizam micro conversões, os visitantes do seu site e-commerce demonstram interesse nos serviços e produtos que você vende, porém, ainda não estão preparados para a realização de uma compra.
Para preparar a compra, você pode criar condições e situações especiais, por exemplo:
• Responda às solicitações de contato com agilidade;
• Ofereça cupons de desconto de presente;
• Mostre vídeo curto, relevante para o usuário, com link para página de produto;
• Exiba recomendações de produtos (cross-selling e upselling);
• Mostre comparações de produtos relevantes para o usuários;
• Use o Remarketing;
• Chame o visitante no chat e-commerce para lhe tirar dúvidas e encaminhá-lo para uma página de produto.
Crie as suas próprias formas de aumentar a confiança do consumidor para que, enfim, ele feche uma compra na sua loja virtual.
Monitore as micro conversões
Tenha em mente que só é possível vender para quem confia em você. E quando uma micro conversão acontece, significa que a confiança do usuário em relação ao seu comércio eletrônico aumentou. Use isso a seu favor.
Monitore, por meio das múltiplas ferramentas de estatísticas disponíveis, as micro conversões ocorridas em seu site e-commerce. Use recursos que lhe permitam automatizar respostas a elas. Antecipe-se aos processos e venda mais!