Chegou a hora de você criar um site e-commerce e começar a fazer vendas B2B (de empresa para empresas) online.
De fato, se você tem um comércio do tipo atacado, uma indústria ou uma empresa de serviços, entre outras, e já realiza vendas do jeito tradicional para outras empresas, o e-commerce pode lhe ajudar a vender mais.
Por exemplo, se hoje você atua só localmente, uma loja virtual B2B aumentará a sua abrangência para o território nacional e talvez até internacional.
Além disso, com uma loja online será possível atuar 24 horas por dia e 365 dias por ano.
Veja, então, que isso é muito mais do que o jeito tradicional com apenas 8 horas diárias em dias úteis.
Todavia, um e-commerce B2B possui algumas características peculiares que você precisa ficar atento.
Elas são diferentes daquelas do B2C (vendas de empresas para o consumidor final). Saiba mais sobre isso adiante.
Acesse e leia também o post “Grupo Pão de Açúcar lança e-commerce B2B”.
CARACTERÍSTICAS DAS VENDAS B2B
As principais características das vendas B2B são as seguintes:
- Os aspectos técnicos dos produtos e serviços têm maior peso nas negociações
- Além de mais técnica, a negociação envolve vários tomadores de decisões
- Os vendedores e-commerce devem conhecer profundamente o ramo, os produtos e serviços
- Os vendedores devem saber ouvir e compreender as demandas da empresa cliente
- Os vendedores precisam lidar com muitos tomadores de decisões e opiniões diferentes
- As negociações podem levar um tempo consideravelmente alto
- O Ticket Médio é geralmente mais alto em relação ao B2C
- Uma vez feita uma venda, a relação comercial pode durar anos a fio se bem cuidada
Como se pode observar, nas vendas B2B a palavra forte é “negociação”.
Decerto, não há como fazer boas negociações online neste setor sem contar com uma loja virtual com um bom sistema de chat e-commerce.
Acesse e leia também o artigo “E-commerce B2B: 5 práticas recomendadas”.
IMPORTÂNCIA DO CHAT EM UM SITE E-COMMERCE B2B
Durante as negociações com outras empresas, os tomadores de decisões poderão querer saber informações sobre, por exemplo:
- Condições de entrega dos produtos ou serviços
- Condições de pagamento
- Politicas de devoluções
- Características complexas dos produtos ou serviços
- Características complexas de implantação de serviços
Todas essas dúvidas, e outras mais, podem ser tiradas durante um bate-papo via chat.
Além disso, por meio de um chat e-commerce é possível:
- Visualizar quando um tomador de decisão entrou na sua loja virtual B2B
- Visualizar em quais páginas de produtos ou serviços ele passou
- Saber qual a região em que ele está localizado
Essas e outras informações podem ser utilizadas pelos seus vendedores para oferecer um atendimento melhor do que o atendimento prestado pelos seus concorrentes.
Acesse e leia também o post “E-commerce chat“. Desse modo, saiba como conquistar aqueles tomadores de decisões que gostam de atendimento humanizado.
BENEFÍCIOS DE USAR CHAT PARA FAZER VENDAS B2B
Dentre as vantagens de usar um chat online estão:
- Melhor atendimento e consequente aumento das conversões de vendas
- Identificação de pontos que precisam ser melhorados no site e-commerce
- Cadastro de dados do tomador de decisão e inclusão dele no seu sistema de E-mail Marketing
Enfim, ao inserir o tomador de decisão na sua lista de e-mails você poderá lhe enviar mensagens periódicas sobre os seus serviços e produtos e educá-lo para as compras.
Acesse e leia também o artigo “Pesquisa revela mau uso do chat pelas lojas virtuais“.
COMO IMPLANTAR UM SITE E-COMMERCE B2B COM CHAT
Para fazer uma implantação de e-commerce B2B com chat é necessário escolher uma plataforma e-commerce robusta e escalável.
A VTEX, por exemplo, é ótima.
Em seguida, é importante contratar uma agência especialista em e-commerce como a e-Plus para produzir o Design original e desenvolver a programação front-end e back-end do site.
A e-Plus leva em média 90 dias para concluir um projeto do tipo.
Para entrar em contato com a equipe e-Plus via WhatsApp e saber mais sobre isso agora mesmo clique no botão em seguida: