Venda de roupas online: números e tendências

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Saiba como criar o seu e-commerce de moda!

Venda de roupas online: mercado de moda crescerá de US $1,5 trilhão (em 2021) para US $2 trilhões até 2026. Imagem: @pch.vector
Venda de roupas online: mercado de moda crescerá de US $1,5 trilhão (em 2021) para US $2 trilhões até 2026. Imagem: @pch.vector

Venda de roupas online é uma atividade conectada ao e-commerce de moda, na qual um(a) varejista como você pode comercializar calças, camisas, vestidos, shorts, lingeries, roupas íntimas e outros tipos de vestuário via internet, sobretudo por meio de lojas virtuais e marketplaces.

O setor de vestuário, vale informar, tende a um grande crescimento nos próximos três anos. Para você ter uma ideia, a receita deste mercado foi de US $1,5 trilhão em 2021, de acordo com dados do Statista, e deve aumentar para aproximadamente US $2 trilhões em 2026.

Desse modo, ainda há muito espaço para o surgimento de novas lojas virtuais no ramo de moda, especialmente no setor de venda de roupas online. E para você entrar neste mercado com o pé direito, apresento logo em seguida alguns números e tendências importantes a saber. Continue lendo e fique por dentro!

VENDA DE ROUPAS ONLINE: DESKTOP VS MOBILE

Qual você acha que é o melhor canal para a venda de roupas online? O desktop ou o mobile? Bem, a julgar pelo estudo “2022 Fashion Ecommerce Stats & Trends Report”, da Sale Cycle, o mobile é a melhor alternativa.

O estudo da Sale Cycle abrangeu as vendas online realizadas em 2021 por 150 das maiores e mais prestigiadas marcas de moda do mundo. Ao todo, foram computadas 71 milhões de conversões no período. Destas, 69% foram feitas via dispositivos móveis e apenas 30% nos PCs.

No entanto, quando o assunto é o mercado de moda de luxo, o percentual de vendas online é um pouquinho melhor no PC (em relação ao PC na moda de consumo), mas ainda fica muito aquém do mobile. Conforme o estudo da Sale Cycle, 63,64% dos consumidores compraram itens de moda de luxo via mobiles em 2021 contra 36,33% que o fizeram via PCs.

Isso nos revela duas coisas. A primeira delas é que as novas gerações preferem fazer compras online via mobile. A segunda é que apesar da tendência favorável ao mobile, ainda não é possível abandonar os PCs. Por isso, se você pretende entrar para o mercado de venda de roupas online, será preciso criar um e-commerce muito bom em ambos os canais.

MELHORES DIAS E HORÁRIOS PARA VENDA DE ROUPAS ONLINE

De acordo com os dados da Sale Cycle, o melhor dia para a venda de roupas online é a quinta-feira. O relatório aponta que os consumidores querem comprar artigos de moda com tempo de sobra para a entrega ou para uso próprio em eventos de confraternização, que geralmente ocorrem nos finais de semana. Essa ideia é fortalecida pelo fato de que o sábado é o dia menos popular para esse tipo de compras online.

A Sale Cycle também descobriu, com base no acompanhamento de 150 das maiores marcas de moda do mercado em 2021, que a melhor hora do dia para a venda de roupas online é às 20h. Este horário representa o pico de vendas das lojas. As vendas caem após as 21h e voltam a crescer logo depois das 4h da madrugada.

E-MAILS DE ABANDONO DE CARRINHO NAS VENDAS DE ROUPAS ONLINE

Hoje em dia, plataformas de automação de Marketing como a E-goi e a RD Station, por exemplo, permitem enviar e-mails de forma automatizada para consumidores que abandonaram carrinhos nas lojas virtuais. A Sale Cycle computou a taxa de abertura desse tipo de e-mails e descobriu que ela representa 28,70% no mercado de moda de consumo e 43,01% no de luxo.

Ademais, o número de cliques em e-mails de abandono de carrinhos no setor de moda de luxo é de 25,80% versus 21,78% no de moda de consumo. Mas quando o assunto é conversão, o ramo de moda de consumo se sai melhor com 27,11% contra 21,89%. Isso demonstra que os(as) consumidores(as) de moda de consumo têm maior propensão a concluir a Jornada de Compras.

COMO MONTAR UM E-COMMERCE DE MODA?

Hoje em dia, montar um e-commerce de moda profissional, seja uma loja virtual ou um marketplace, requer conhecimentos médios ou avançados em softwares, além de em um bocado de tempo e paciência para realizar configurações de tecnologias. Mas se você não tem nem um nem outro, não se preocupe. Neste caso, é possível contratar os serviços de uma agência de e-commerce.

A Agência e-Plus, por exemplo, é uma agência de e-commerce especializada em VTEX, que por sua vez é uma das plataformas de e-commerce mais bem sucedidas no setor de moda e venda de roupas online no mundo. Marcas como a Levi’s, C&A, Adidas, Vila Romana e Gregory, entre outras, possuem lojas virtuais com tecnologias VTEX.

Vídeo: conheça a plataforma VTEX!

Aproveito para mencionar que a Agência e-Plus já produziu cerca de 400 lojas virtuais, a maioria com plataforma e tecnologias VTEX, para  clientes no Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Costa Rica, Colômbia e outros países da América e Europa.

Além disso, a Agência e-Plus é reconhecida no mundo inteiro pelo Quadrante VTEX como uma agência com alta capacidade de execução de projetos de e-commerce e conhecimentos avançados na área técnica.

Portanto, se você quiser desenvolver uma loja virtual de moda de respeito para a venda de roupas online, contrate a Agência e-Plus. Clique no botão em seguida e inicie uma conversa com a nossa equipe via app mensageiro agora mesmo: