Varejo global: e-commerce gera mais de 20% das vendas no mundo

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça algumas estatísticas sobre o crescimento do comércio eletrônico no planeta!

Foto: quatro pessoas seguram um globo. A imagem remete ao tema "varejo global".
E-commerce amplia sua participação no varejo global. Foto meramente ilustrativa: @rawpixel.com

Devido ao crescimento exponencial do e-commerce, o varejo global passa por um período de transformação nunca antes visto. Por causa da conveniência de fazer compras online e da facilidade para comparar preços, e além disso, por conta da grande variedade de produtos, entre outras vantagens, cada vez mais consumidores aderem ao comércio eletrônico, obrigando as empresas a investirem no digital. O resultado disso é que as vendas online já representam 20% de todas as vendas no mundo. Saiba mais em seguida!

VAREJO GLOBAL INVESTE NO DIGITAL

A passos largos, o varejo global vem buscando uma adaptação à nova realidade do comércio. De fato, empresas de todos os tamanhos agora apostam boa parte de suas fichas em recursos como plataformas de e-commerce, Marketing Digital, sistemas de gestão de pedidos omnichannel, softwares de gerenciamento de conteúdo, ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e por aí vai.

Essa mudança de paradigma vem impulsionando o crescimento do e-commerce em praticamente todas as regiões do mundo. No entanto, há de se destacar o crescimento do comércio eletrônico na Ásia, América do Norte e Europa, e também o Brasil que, atualmente, possui cerca de 811.000 lojas virtuais ativas, conforme dados compilados do Built With pelo Practical Ecommerce, ficando atrás apenas do Reino Unido que tem 1.272.000 lojas e dos EUA que possui mais de 13.300.000. Continue lendo!

DADOS DA PENETRAÇÃO DO E-COMMERCE NO VAREJO GLOBAL

Ainda de acordo com estatísticas do Practical Ecommerce, o comércio eletrônico teve uma participação de 18,8% nas vendas do varejo global em 2021. Esse número caiu para 18,7% no ano seguinte, mas recuperou-se em 2023, quando chegou a 19,4%. 

Já em 2024, a participação subiu para 20,1%. Em 2025, a expectativa é que ela suba ainda mais, mas dessa vez para 21%. Enquanto isso, em 2026 a previsão é de 21,8% e para 2027 espera-se que o e-commerce obtenha um desempenho de 22,6% nas vendas do varejo global.

Neste cenário, as empresas de comércio eletrônico têm inúmeros desafios a superar. Em contrapartida, há também excelentes oportunidades para aproveitar. É exatamente este o assunto do próximo tópico. Prossiga a leitura e confira!

DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO E-COMMERCE NOS PRÓXIMOS ANOS

Não se pode negar, os desafios para os comerciantes online como você são enormes. Entre esses desafios, só para ficar no básico podemos citar, por exemplo:

  • A questão da logística para entrega de produtos nacional e internacionalmente;
  • Personalização de experiências conforme as culturas e preferências dos consumidores;
  • Ambiente altamente competitivo, o que requer grandes esforços para poder se destacar;
  • Cada cidade, estado e país têm suas próprias legislações, às quais seu e-commerce precisa se adaptar;
  • As fraudes e ataques cibernéticos que assolam os e-commerces comprometendo suas reputações;
  • Sustentabilidade no e-commerce.
Vídeo: saiba mais sobre sustentabilidade no e-commerce (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Por outro lado, os comerciantes online também têm, neste cenário, excelentes oportunidades, tais como:

  • Capacidade para expandir a atuação de um negócio que seria apenas local para outras cidades e países;
  • Acesso a múltiplos modelos de negócios como, marketplaces, social commerce, live commerce, etc.;
  • Facilidade para receber pagamentos por meio de ferramentas de pagamentos digitais;
  • Possibilidade de expansão do comércio para mercados emergentes;
  • Integração com canais de vendas físicos.

Como se pode observar, apesar dos desafios, as oportunidades são ótimas. E é por isso que o e-commerce avança com passos firmes no varejo global. Neste contexto, você comerciante deve encontrar o seu lugar ideal nesse mercado e crescer conforme as tendências. Invista no e-commerce, mobile commerce, social commerce, IA, plataforma de e-commerce, personalização, logística e inovação. Faça acontecer!