
Devido ao crescimento exponencial do e-commerce, o varejo global passa por um período de transformação nunca antes visto. Por causa da conveniência de fazer compras online e da facilidade para comparar preços, e além disso, por conta da grande variedade de produtos, entre outras vantagens, cada vez mais consumidores aderem ao comércio eletrônico, obrigando as empresas a investirem no digital. O resultado disso é que as vendas online já representam 20% de todas as vendas no mundo. Saiba mais em seguida!
VAREJO GLOBAL INVESTE NO DIGITAL
A passos largos, o varejo global vem buscando uma adaptação à nova realidade do comércio. De fato, empresas de todos os tamanhos agora apostam boa parte de suas fichas em recursos como plataformas de e-commerce, Marketing Digital, sistemas de gestão de pedidos omnichannel, softwares de gerenciamento de conteúdo, ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e por aí vai.
Essa mudança de paradigma vem impulsionando o crescimento do e-commerce em praticamente todas as regiões do mundo. No entanto, há de se destacar o crescimento do comércio eletrônico na Ásia, América do Norte e Europa, e também o Brasil que, atualmente, possui cerca de 811.000 lojas virtuais ativas, conforme dados compilados do Built With pelo Practical Ecommerce, ficando atrás apenas do Reino Unido que tem 1.272.000 lojas e dos EUA que possui mais de 13.300.000. Continue lendo!
DADOS DA PENETRAÇÃO DO E-COMMERCE NO VAREJO GLOBAL
Ainda de acordo com estatísticas do Practical Ecommerce, o comércio eletrônico teve uma participação de 18,8% nas vendas do varejo global em 2021. Esse número caiu para 18,7% no ano seguinte, mas recuperou-se em 2023, quando chegou a 19,4%.
Já em 2024, a participação subiu para 20,1%. Em 2025, a expectativa é que ela suba ainda mais, mas dessa vez para 21%. Enquanto isso, em 2026 a previsão é de 21,8% e para 2027 espera-se que o e-commerce obtenha um desempenho de 22,6% nas vendas do varejo global.
Neste cenário, as empresas de comércio eletrônico têm inúmeros desafios a superar. Em contrapartida, há também excelentes oportunidades para aproveitar. É exatamente este o assunto do próximo tópico. Prossiga a leitura e confira!
DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO E-COMMERCE NOS PRÓXIMOS ANOS
Não se pode negar, os desafios para os comerciantes online como você são enormes. Entre esses desafios, só para ficar no básico podemos citar, por exemplo:
- A questão da logística para entrega de produtos nacional e internacionalmente;
- Personalização de experiências conforme as culturas e preferências dos consumidores;
- Ambiente altamente competitivo, o que requer grandes esforços para poder se destacar;
- Cada cidade, estado e país têm suas próprias legislações, às quais seu e-commerce precisa se adaptar;
- As fraudes e ataques cibernéticos que assolam os e-commerces comprometendo suas reputações;
- Sustentabilidade no e-commerce.
Por outro lado, os comerciantes online também têm, neste cenário, excelentes oportunidades, tais como:
- Capacidade para expandir a atuação de um negócio que seria apenas local para outras cidades e países;
- Acesso a múltiplos modelos de negócios como, marketplaces, social commerce, live commerce, etc.;
- Facilidade para receber pagamentos por meio de ferramentas de pagamentos digitais;
- Possibilidade de expansão do comércio para mercados emergentes;
- Integração com canais de vendas físicos.
Como se pode observar, apesar dos desafios, as oportunidades são ótimas. E é por isso que o e-commerce avança com passos firmes no varejo global. Neste contexto, você comerciante deve encontrar o seu lugar ideal nesse mercado e crescer conforme as tendências. Invista no e-commerce, mobile commerce, social commerce, IA, plataforma de e-commerce, personalização, logística e inovação. Faça acontecer!