O presidente da Ricam Consultoria, debatedor do programa Manhattan Connection da Globo News e economista Ricardo Amorim palestrou no evento Rakuten Expo 2018 realizado no Espaço das Américas, em São Paulo, no dia 4 de outubro. Ele refletiu sobre a vantagem do e-commerce no novo panorama econômico do Brasil em sua conferência intitulada “Por que a economia deve surpreender positivamente nos próximos anos e como aproveitar as oportunidades da recuperação?”.
De acordo com Amorim, a crise econômica que vinha se desenrolando há mais de cinco anos acabou. Ele disse que o Brasil retomou o crescimento e que portanto daqui para frente teremos mais oportunidades.
Vantagem do e-commerce: “a oportunidade está aqui”
“Nunca se gerou tanta riqueza na história”, disse Amorim, “e até a virada do milênio, a cada 3 dólares em média de crescimento econômico, 2 dólares eram gerados nos EUA, Europa e Japão. De lá para cá inverteu. Agora, de cada 4 dólares, 3 dólares são gerados nos países emergentes e só 1 dólar nos EUA, Europa e Japão”, explicou.
Então, segundo Amorim, fazem 20 anos que países emergentes como o Brasil têm crescido economicamente 3 vezes mais do que os países ricos. “A oportunidade está aqui”, afirmou. Para ele, nós brasileiros estamos na hora certa, no lugar certo. “E vocês que estão ligados ao setor digital, estão também no setor certo”, completou.
A vantagem do e-commerce é brutal
Conforme Amorim, muitas coisas vão gerar mais oportunidades para o setor digital nacional:
• O fim da crise econômica;
• A retomada do crescimento;
• O crescimento natural dos países emergentes;
• O agronegócio.
“O agronegócio está puxando o crescimento no Brasil”, disse. “Ele movimenta a economia interior (dos estados e do Brasil). Ele está gerando mais riqueza. Isso é ótimo para o e-commerce. Quando você tem um monte de gente concentrada em São Paulo, é muito mais fácil você ter uma loja física e fazer a distribuição ali. Mas quando você tem pessoas comprando em cada canto do país, daí o e-commerce tem uma vantagem brutal”, emendou.
A vantagem do e-commerce na Rakuten Expo 2018
De fato, muitos empreendedores digitais já estão aproveitando a vantagem do e-commerce. E a multinacional japonesa aproveitou a Rakuten Expo 2018 para premiar alguns deles.
No decorrer do evento, a empresa laureou as lojas virtuais que usam as tecnologias Rakuten com o prêmio Rakuten Merchant Awards 2018. A Sestini, por exemplo, foi condecorada como Melhor Loja do Ano.
A Rakuten Expo 2018 reuniu mais de 50 palestrantes e mais de 3 mil participantes. A Agência e-Plus patrocinou o evento ao lado da ComSchool, ABComm, Clearsale e outras grandes empresas e instituições.
Atualização importante: as instalações de e-commerce da Rakuten no Brasil foram adquiridas pelo Ten Oaks Group no final de 2019. Por isso, as tecnologias da empresa japonesa agora estão sendo chamadas de Gencomm em território nacional. Clique em “Gencomm” para conhecer a nova marca!