Gift card ou vale presente é um cartão virtual ou físico que pode ser carregado com um determinado valor monetário, ou que já possui um valor fixo embutido, e que serve para que um consumidor possa presentear outro em datas e situações especiais. Desse modo, o consumidor presenteado pode usar o valor do cartão para comprar os produtos que desejar em lojas virtuais como a sua.
Conheça no próximo tópico alguns tipos de vale presente. Obtenha dicas básicas para trabalhar com isso no seu site de comércio eletrônico. Fique sabendo das vantagens dessa abordagem para o seu e-commerce.
Acesse e leia também o post “Minha loja virtual não vende”. Desse modo, tome consciência de 16 dicas para aumentar a conversão no seu site e-commerce.
TIPOS DE VALE PRESENTE
A princípio é possível classificar os gift cards em dois tipos, são eles:
Vale presente físico:
Trata-se de um cartão físico com um determinado valor agregado que um consumidor poderá enviar para outro via correio ou entregar pessoalmente. Dessa maneira, o consumidor presenteado poderá usar o cartão para fazer compras na sua loja virtual e/ou nas suas lojas físicas.
Vale presente digital:
O gift card eletrônico funciona quase da mesma maneira que o físico. Neste caso, porém, o consumidor presenteado recebe o cartão via e-mail ou via outro sistema de mensagens eletrônicas. Dessa maneira, ele pode usar o código promocional embutido no cartão digital para descontar o valor e fazer compras nas suas lojas.
Classificação por tipo de compra
Outra classificação possível é a realizada pelo epay. De acordo com post veiculado no site desta empresa, você lojista virtual pode empregar vários tipos de vale presente em seu e-commerce, tais como os que servem para:
- Compras de apenas uma marca;
- Compras em apenas uma loja;
- Compras em múltiplas lojas;
- Compras online e/ou em lojas físicas.
Como se pode observar, há uma ampla gama de possibilidades para uso deste recurso no e-commerce. Que tal experimentar?
COMO TRABALHAR COM VALE PRESENTE NO E-COMMERCE
Para trabalhar com vale presente no comércio eletrônico é necessário verificar como a sua plataforma e-commerce lida com este recurso. Aqui na agência e-commerce e-Plus, por exemplo, nós trabalhamos com a plataforma VTEX, que permite criar gift cards com facilidade.
Por meio do menu Admin da plataforma VTEX é possível não apenas criar vale presentes, mas também gerenciá-los. Isto é, pode-se adicionar ou remover créditos, verificar qual conta usou o código, cancelar gift cards, etc. O sistema também permite configurar as afiliações de gateway. Clique agora em “cartões-presente da VTEX” para ler um tutorial sobre isso.
Dependendo do sistema de e-commerce você poderá editar/personalizar gift cards com imagens, fotos, ilustrações, frases, etc., ou até deixar campos vazios para que o consumidor que vai presentear alguém possa preencher com alguma mensagem.
Ademais, em termos de Marketing, é muito fácil divulgar vale presentes. Você pode usar, por exemplo, vários recursos de Marketing Digital como os links patrocinados, o E-mail Marketing e principalmente as redes sociais.
As vantagens de usar vale presentes assim é que os consumidores que já são clientes da sua loja online podem presentear consumidores que ainda não são e, dessa forma, torna-los clientes também. Saiba mais sobre esta e outras vantagens dos gift cards para o e-commerce em seguida.
VANTAGENS PARA O SEU E-COMMERCE
Ao empregar vale presentes na sua loja virtual você obtém vantagens como:
- Mais facilidade para trazer novos consumidores e assim fazer novos clientes em sua loja virtual;
- Maior possibilidade de aumentar o Ticket Médio e o faturamento do seu e-commerce;
- Mais praticidade para estimular compras nas principais datas e-commerce e comemorativas como Black Friday, Dia dos Namorados, Dia das Mães, dos Pais e Natal, entre outras.
Isso sem falar que os gift cards proporcionam mais conveniência para quem vai presentear, já que muitas vezes não é possível reconhecer o gosto da pessoa que vai receber o presente. Aí, então, o próprio presenteado poderá comprar aquilo que mais lhe agrada e se lembrar para sempre da sua loja virtual por lhe proporcionar esta experiência.
Acesse e leia também o artigo “Como vender mais no Natal”. Desse modo, comece a preparar seu e-commerce para uma das maiores datas comerciais do ano.