Será que vale a pena montar uma loja virtual? Agora mesmo – como o Tim Maia – você deve estar pensando, “me dê motivos!”. Pois é o que farei neste artigo. Lhe darei, de fato, 10 motivos para começar a criar o seu site e-commerce agora!
- Assim que puder leia também: “Jet e-Business lança checklist de implantação de e-commerce“
10 motivos pelos quais vale a pena montar uma loja virtual
Junte-se ao grupo de mais de 500 mil brasileiros que já sabem que vale a pena montar uma loja virtual. Certamente, esses brasileiros descobriram que no comércio eletrônico, as possibilidades são grandes. Dentre as vantagens desse mercado, cito:
1 – Setor em expansão:
No e-commerce Brasil 2019, o faturamento poderá subir pelo quarto ano consecutivo. A ABComm estima que ele crescerá 16% neste ano. Já o número de consumidores foi de 47 milhões em 2016, 55 milhões em 2017 e estimado em 60 milhões em 2018 (WebShoppers).
2 – Rapidez de implantação:
Uma implantação de e-commerce top de linha é mais rápida do que se imagina. Por exemplo, a agência e-commerce e-Plus leva em média apenas 90 dias para concluir um projeto utilizando-se da plataforma VTEX. Ou seja, em 3 meses você já estará vendendo online!
3 – Menor investimento:
Na maioria das vezes, uma loja virtual requer investimento menor do que que uma loja física. Além disso, seu funcionamento pode ser automatizado, o que diminui custos com funcionários. Enfim, acesse e leia “Quanto custa uma loja virtual” para saber mais sobre preços.
4 – Atemporalidade:
Enquanto uma loja física atua durante 8 a 12 horas diárias, uma loja virtual permanece aberta 24 horas por dia, todos os dias do ano. Isto é, com um e-commerce as suas chances de fazer vendas aumentam.
5 – Automatização de processos:
Uma vez montada a sua loja virtual é possível automatizar a correção de preços, o atendimento aos clientes, o controle do estoque e as ações de Marketing e Marketing Digital, por exemplo. Desse modo, sua loja abre 24h, mas você trabalha menos do que 8h.
- Assim que puder leia também: “Como fotografar produtos: resenha do Guia Jet E-commerce“
6 – Amplitude de mercado:
Outro motivo pelo qual vale a pena montar uma loja virtual é a amplitude de mercado. Se uma loja física abrange apenas uma rua, um bairro ou um distrito, uma loja virtual pode realizar vendas em qualquer região do Brasil que possua internet.
7 – Facilidade de divulgação:
Existem tantas opções de divulgação de loja virtual que é impossível mencionar todas elas neste post. As mais usadas, contudo, tem sido a do E-mail Marketing e-commerce, links patrocinados e o Marketing de Conteúdo.
8 – Monitoramento e otimização:
Os acessos dos consumidores online geram dados que possibilitam prever como eles vão se comportar dentro da sua loja virtual. Sendo assim, você poderá otimizar o Design, a usabilidade e outros aspectos do seu e-commerce com o intuito de fazer cada vez mais vendas.
- Assim que puder leia também: “Evento VTEX reunirá mais de 30 palestrantes na Expo Transamérica“
9 – Omnicanalidade:
O fato de você criar uma loja virtual não significa que que terá que se desfazer da sua loja física. Ao contrário, com um bom sistema ERP conectado à sua plataforma e-commerce é possível administrar as vendas de todos os seus canais.
10 – Maior poder de competitividade:
Vale a pena montar uma loja virtual porque com ela você aumenta a sua competitividade no mercado. Por exemplo, você pode usar a sua marca e-commerce em um ou mais marketplaces e vender produtos aí lado a lado com grandes players.
- Assim que puder leia também: “Conversão e-commerce na Black Friday 2018 é 23% maior que em 2017“
Vale a pena montar uma loja virtual?
Se você tiver um mindset de crescimento e tiver disposição para aprender cada vez mais sobre o mundo e-commerce, então vale a pena montar uma loja virtual. Com uma mentalidade assim, creio que fará muito sucesso neste ramo.