No e-commerce, o termo em Inglês “user first”, que significa “usuário em primeiro lugar”, se refere a uma abordagem na qual o objetivo é priorizar os desejos do consumidor, que é o usuário da loja online. Em outras palavras, nesta abordagem não é o dono do negócio quem dita as regras, mas sim o consumidor. A experiência do usuário é fator preponderante neste contexto.
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COMO IMPLANTAR UMA ESTRATÉGIA USER FIRST NO SEU E-COMMERCE?
O primeiro passo para implantar uma estratégia user first no seu e-commerce é conhecer o seu público. Você pode iniciar esse processo de conhecimento por meio de recursos já bastante conhecidos como o “público-alvo” e as “personas”.
Logo depois de adquirir um conhecimento prévio do seu público, você deve lançar um e-commerce usando de preferência uma plataforma headless como a VTEX. Esse tipo de plataforma permitirá modificar, incrementar e evoluir sua loja online com muito mais facilidade, o que é um fator muito importante dentro de uma abordagem user first. Se você já tem uma loja virtual, mas ela não está ancorada em uma plataforma headless, então recomendo fazer uma migração.
Medir, analisar e otimizar
Assim que a loja virtual estiver pronta e operante, passe para a próxima fase da abordagem user first, que é medir e analisar o comportamento dos usuários. Para tanto, use ferramentas como a Hotjar, Google Optimize e Microsoft Clarity, entre outras, que contam com recursos como mapas de calor e testes AB que permitem coletar dados de acessos dos usuários e identificar comportamentos.
Os dados, enfim, são a base da abordagem user first. Com base nos dados, os quais expressam as preferências dos usuários, modifique o layout e o design da sua loja. Implemente, elimine ou modifique elementos como links, botões, imagens, planos de fundo e menus, por exemplo. Integre apps de chat e pagamento, entre outros, se necessário.
Para além do design da loja virtual, a abordagem user first deve se estender para o Marketing. Isto é, estratégias de divulgação como as de tráfego pago, tráfego orgânico e Inbound Marketing, por exemplo, também podem e devem ter uma abordagem user first. Seja como for, quanto mais sua loja estiver centrada nos usuários, melhor.
- Assim que puder clique em “Experiência de compra” e saiba por que é importante otimizá-la sempre!